quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Livro discute representações da mulher na imprensa feminina brasileira

No próximo dia 31 de agosto, será lançado em São Paulo o livro Mulher de papel - a representação da mulher na imprensa feminina brasileira, de Dulcilia Schroeder Buitoni. A obra analisa a representação da mulher na imprensa feminina brasileira desde o final do século XIX.

Baseando-se no contexto sociocultural de cada época, a autora mostra que a mulher ainda tem muito que fazer para deixar de ser representação e virar realidade. A reprodução de páginas e capas de periódicos - resultado de extensa pesquisa iconográfica - permite visualizar as transformações na construção dos modelos de mulher.

O livro compõe um grande mosaico da imprensa feminina, sendo fundamental para estudantes, pesquisadores e todos que se interessam pelas relações entre gênero e comunicação.

Autora

Dulcilia Helena Schroeder Buitoni é jornalista formada na ECA-USP. Fez mestrado e doutorado, ambos sobre a imprensa feminina, na FFLCH-USP, e iniciou a carreira docente nos cursos de Jornalismo e Editoração da ECA-USP em 1972. Livre-docente em 1986 e professora titular de Jornalismo da ECA-USP em 1991, foi professora visitante da Universidade Autônoma de Barcelona em 1993 e 2000. Atualmente, é professora do mestrado em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero e Coordenadora do GP de Fotografia da INTERCOM.

Para mais informações sobre o livro, acesse o endereço:
http://www.gruposummus.com.br/detalhes_livro.php?produto_id=1175

Serviço

- Título: Mulher de Papel - A representação da mulher pela imprensa feminina brasileira

- Autora: Dulcilia Schroeder Buitoni

- Lançamento: 31 de agosto (segunda-feira), das 18h30 às 21h30, na Livraria Cultura ( Av. Paulista, 2.073 - Conjunto Nacional - Piso Térreo - São Paulo - SP).

- Informações: Telefone (11) 3170-4033.

Nenhum comentário: