domingo, 23 de agosto de 2009

Estudos de Dominique Wolton podem trazer novos rumos ao campo da comunicação

Informação e comunicação estão entre os assuntos mais importantes do século XXI, da mesma maneira que a coexistência cultural é imperativa à construção da terceira onda da globalização. Este é o ponto de vista do francês Dominique Wolton, pesquisador que fará a conferência inaugural do IX Colóquio Brasil-França de Ciências da Comunicação durante o XXXII Congresso da Intercom, a ser realizado em setembro próximo, em Curitiba, na Universidade Positivo.

Durante vários anos, Dominique Wolton dirigiu estudos na área da comunicação em variados temas. Mídias, a comunicação política européia e, mais recentemente, a Internet se tornaram campos de estudo muito férteis para a pesquisa de Wolton, assim como as consequências políticas e culturais da globalização da informação.

A professora doutora da Universidade Federal do Paraná, Rosa Maria Dalla Costa, é uma das coordenadoras do IX Colóquio Brasil-França e acredita que os estudos de Wolton são importantes para o entendimento amplo da comunicação. Afinal, “o trabalho dele na França sempre foi em prol da consolidação deste campo de pesquisa. Outro aspecto interessante é que Wolton é um autor que, na minha opinião, vê de uma maneira otimista a presença dos meios de comunicação de massa na sociedade”, afirma a professora.

A participação de Dominique Wolton como conferencista de abertura do Congresso é de suma importância para que o tema escolhido este ano seja explicado em toda a sua plenitude. “Como sociólogo, Wolton deve fazer um panorama das principais questões que envolvem a comunicação na era das mídias digitais; também irá defender o que vemos em seus livros: ‘salvar a comunicação é admitir que ela é distinta da informação, pois diz respeito à relação sempre difícil com o outro’, projeta Dalla Costa.

Com a presença de tantos professores, alunos, conferencistas e autores renomados da comunicação juntos em um único evento, o que se espera é despertar novos estudos científicos na área da comunicação. “Temos ainda um longo caminho a percorrer na análise do fenômeno da comunicação na sociedade e a participação em um congresso como este, onde estarão presentes os principais pesquisadores da área do Brasil, da América Latina e de outros países, dá um novo ânimo para todos nós.”, explica a professora.

Nenhum comentário: