PROFESSORES

Profª. Drª. Adriana Amaral
Doutorado: Pontifícia Universidade Católica - Rio Grande do Sul
Doutora em Comunicação Social pela PUCRS com Estágio de Doutorado em Sociologia da Comunicação pelo Boston College, EUA (Bolsa CNPq). É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.  Faz parte do Conselho Científico da ABCiber e é membro da Aoir - Association of Internet Researchers, além de parecerista de diversos periódicos nacionais e internacionais sobre comunicação e cultura digital. Coordena o Grupo Interinstitucional de Pesquisa Cibercultura. É autora de Visões Perigosas. Uma arque-genealogia do cyberpunk (Ed. Sulina, 2006) e co-organizadora com Raquel Recuero e Sandra Montardo  da coletânea Blogs.com: estudos sobre blogs e comunicação (Momento Editorial, 2009), além de possuir mais de trinta artigos publicados em revistas científicas.

Interesses de pesquisa e orientação: comunicação e cibercultura, imaginário da ficção-científica, cultura cyberpunk, usos, consumos e reconfigurações das tecnologias pelas culturas juvenis, cenários e gêneros musicais na contemporaneidade.

Email: adriana.amaral@utp.br ou adriana.amaral@pq.cnpq.br
Blog: palavrasecoisas.blogspot.com - nesse blog discute seus temas de pesquisa entremeados com insights do cotidiano. Seus artigos também se encontram lá.

Prof. Dr. Álvaro Larangeira
Doutorado: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Pós-Doutorado: Universidade de Coimbra - Portugal

Desenvolve trabalhos em torno dos dispositivos enunciativos nos meios impresso, radiofônico, televisivo e on-line, em consonância com o aprimoramento tecnológico e as inerentes mudanças das práticas laborativas. Tem orientado temas sobre jornalismo e suas respectivas produções discursivas, rotinas, naturezas e identidades, além de estender-se às interações do jornalismo com campos correlatos. Coordena o Grupo Interinstitucional de Pesquisa JOR XXI, juntamente com a Profª. Drª. Claudia Quadros.

Currículo Lattes
Email: alvarolarangeira@hotmail.com
http://www.larangeiracomg.com.br

Profª. Drª. Claudia Irene de Quadros
Doutorado: Universidade La Laguna - Espanha
Pós-Doutorado: Universidad Autonoma de Barcelona - Espanha

Seus estudos estão concentrados na evolução do jornalismo digital. Tem orientado temas relacionados às reconfigurações dos meios de comunicação, à ética, aos novos formatos e às práticas dos jornais digitais, bem como às possibilidades proporcionadas pelo avanço tecnológico e os sistemas emergentes. Coordena o Grupo Interinstitucional de Pesquisa JOR XXI, juntamente com o Prof. Dr. Álvaro Larangeira. Coordenadora da Linha de Pesquisa: Estratégias Midiáticas e Praticas Comunicacionais.

Currículo Lattes
Email: claudia.quadros@utp.br
http://www.utp.br/claudiaquadros 

Prof. Dr. Francisco Eduardo Menezes Martins
Doutorado: Universidad Complutense de Madrid

Dedica-se aos estudos e à pesquisa no campo da comunicação com ênfase nas tecnologias digitais do imaginário e da informação. Analisa também questões do pensamento contemporâneo sobre os dispositivos comunicacionais e suas interfaces com as atuais formas de controles e/ou liberdades humanas. Interessa-se pelas redes sociais na cibercultura. É co-editor da revista eletrônica Interin. Integra o Grupo Interinstitucional de Pesquisa Comunicação, Imagem e Contemporaneidade.

Currículo Lattes
Email: franciscomenezes2004@yahoo.com.br

Profª. Drª. Kati Eliana Caetano
Pós-Doutorado na École de Hautes Études en Sciences Sociales de Paris e Université de Limoges.
Pós-Doutorado na Université de Paris VII/ École Normale Supérieure de Lyon.

É professora titular da Universidade Tuiuti do Paraná.Tem orientado temas relacionados a usos e interfaces da imagem fotográfica nas mídias. Interessa-se pelas estratégias de comunicação no uso de imagens, com ênfase na fotografia de jornalismo. Participante do Grupo de Pesquisa JORXX21.

Currículo Lattes
Email: kati.caetano@utp.br
http://www.utp.br/katicaetano/

Profª. Drª. Marialva Carlos Barbosa
Pós-Doutorado: LAIOS-CNRS, Paris - França

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense (1976), Mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1992). Doutorado em Comunicação pela UFF (1996). Foi professora titular da Universidade Federal Fluminense. Foi professora visitante da UFRJ em 2009, desenvolvendo pesquisa sobre a relação Comunicação e História. É Diretora Científica da INTERCOM e Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia - ALCAR. No momento, se dedica às pesquisas que fazem a interconexão entre história e comunicação.

Currículo Lattes