terça-feira, 18 de agosto de 2009

Curso: A Ética Jornalística na Sociedade da Informação (Prof. Francisco Karam)

Temos a satisfação de informar que nos dias 25, 26 e 27 de agosto estará em visita ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, da Faculdade de Comunicação da UFBA, através do Programa CAPES/PROCAD, o Prof. Francisco José Castilhos Karam, da Universidade Federal de Santa Catarina.
Durante sua visita o professor ministrará um Curso de Extensão, aberto a estudantes de Graduação, Pós-Graduação e Profissionais de Comunicação e áreas afins, conforme programa reproduzido abaixo.
O curso será gratuito e as inscrições serão feitas no primeiro dia das aulas.
Solicito a todos divulgação da informação e conto com a presença dos colegas e dos estudantes de nossos cursos.
Saudações,
Marcos Palacios (Prof. Titular Facom/UFBA)
************ ********* ********* ********
Curso: A Ética Jornalística na Sociedade da Informação

Prof. Dr. Francisco José Castilhos Karam – fjkaram@terra. com.br (Universidade Federal de Sta. Catarina)

25, 26 e 27 de agosto de 2009 // 09 horas-aula
Horário : 15 às 18 h.
Local: Faculdade de Comunicação da UFBA (FACOM) Campus de Ondina

____________ _________ _________ _________ _________ _________ __

Ementa

Linguagem, Valor, Verdade e Discurso. Ética, Deontologia, Profissão e Jornalismo. Códigos ético-deontoló gicos no Jornalismo. Praxis jornalística: limites operacionais e possibilidades éticas. A ética jornalística aplicada às novas mídias e tecnologias. Jornalismo e ConvergênciaTecnoló gica.

Jornalismo, Ética e Sociedade da Informação.

Objetivos

a) Analisar os conceitos de Ética, Deontologia, Verdade, Verossimilhanç a e Valor, vinculando-os ao universo jornalístico.

b) Analisar o jornalismo à luz de sua ontologia específica, enfatizando a linguagem e a representação social e ética.

c) Analisar o problema da objetividade e da subjetividade no relato jornalístico.

d) Diferenciar ética e deontologia na praxis jornalística.

e) Analisar e debater os reflexos da globalização da economia e de megafusões empresariais da comunicação nos princípios éticos/deontoló gicos jornalísticos.

f) Analisar a perspectiva do exercício ético jornalístico à luz da Sociedade da Informação e da Convergência Tecnológica.

Estrutura programática

Unidade 1: Introdução ao tema Valor e Verdade e a relação com o tema Ética e Deontologia. A linguagem e o relato jornalísticos, o discurso e sua relação com a verdade, com a verossimilhanç a e com o sentido de valor humano.

Unidade 2: Jornalismo e Espaço Público. Os modernos direitos civis e o direito social à informação jornalística. A generalidade moral e a especificidade profissional. Objetividade e subjetividade jornalísticas. Aparência e essência no conhecimento jornalístico. A relação da ética jornalística com a deontologia profissional.

Unidade 3: Perspectivas do Jornalismo e da ética jornalística na chamada Sociedade da Informação e do Conhecimento. O jornalismo, o ciberjornalismo, a convergência tecnológica e os valores éticos na profissão jornalística.

Metodologia

Aulas expositivas e debates sobre textos e livros sugeridos.

Inscrições:
Na Faculdade de comunicação, no primeiro dia do curso.
Não será cobradas taxas.

Certificados:
Freqüência de 100% das aulas

Nenhum comentário: