segunda-feira, 31 de agosto de 2009

XXXII Intercom aponta tendências no campo da comunicação

Destaque

XXXII Intercom aponta tendências no campo da comunicação

Por Flávio Freitas e Hendryo André

O Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, o Intercom, é o maior encontro de pesquisadores, professores e estudantes da América Latina na área. Ao reunir os maiores pesquisadores do país, além de renomados convidados estrangeiros, o evento tem potencial para apontar as tendências dos ramos da comunicação social.

Realizado pela primeira vez em Curitiba, a 32ª edição do congresso deve levar mais de 5 mil pessoas à capital paranaense para discutir o tema “Comunicação, Educação e Cultura na Era Digital”. Os trabalhos científicos, aliás, refletem a evolução tecnológica e as transformações geradas pelos meios digitais. Entre os trabalhos que serão apresentados na área de jornalismo, por exemplo, os temas que mais despertaram a atenção dos congressistas são a cultura digital, a convergência das mídias e a integração entre a comunicação e educação, denominada de educomunicação.

Já no campo audiovisual, destacam-se os trabalhos ligados ao cinema, ao telejornalismo e à ficção em formato de seriado. As discussões dentro da área de relações públicas estão mais próximas da comunicação empresarial, uma área que se tem destacado dentro das grandes e médias corporações nos últimos anos, enquanto a publicidade abordará a criação de campanhas em novos formatos, do mundo digital, da convergência e da cibercultura.

O Intercom acontece de 4 a 7 de setembro, no campus da Universidade Positivo, em Curitiba. Na programação (http://www.intercom.org.br/congresso/2009/programacao.shtml) estão previstas palestras, oficinas, mesas redondas, divisões temáticas, lançamentos de livros, entre outras atividades.

Nenhum comentário: