terça-feira, 25 de agosto de 2009

Inspirações cinematográficas


O Cinema como referência para a criação dos comerciais de tevê

Um livro que aborda as intersecções artísticas e comunicativas do cinema e da publicidade, e as inúmeras novas leituras e significados das suas relações intertextuais decorrentes. Cinema, publicidade, interfaces (Maxi Editora, 2009), de Rogério Covaleski, professor e publicitário paranaense, propõe-se a um diálogo teórico, devidamente corroborado pela opinião de quem atua no mercado profissional e no ambiente acadêmico. Confronta técnicas e métodos da criação publicitária e elenca embasamentos científicos e processos empíricos do labor criativo para apontar, dentre outras interfaces, como surgem os intertextos do cinema e da publicidade, sobretudo na criação e produção de comerciais de tevê.

A publicidade brasileira figura entre as mais criativas do mundo, tendo conquistado reconhecimento e prêmios internacionais; contudo, é pouco pesquisada e menos, ainda, teorizada. O livro procura colaborar na construção de referenciais teóricos acerca do tema, formando um conjunto de dados e informações que sirvam como base de pesquisa e estimular o aprofundamento em estudos interdisciplinares da Comunicação Social, em especial na área publicitária. Cinema, publicidade, interfaces pretende ser uma fonte de consulta recorrente para estudantes, professores e profissionais, dos segmentos publicitário, cinematográfico e linguístico.

O prefácio da obra é assinado pelo publicitário e escritor Lula Vieira, consagrado como um dos principais profissionais e oradores da publicidade brasileira, que afirma sobre o livro: “aborda temas afins como elementos do discurso cinematográfico, noções de estética e montagem, até chegar às relações intertextuais entre cinema e publicidade televisual. Mas, mesmo à guisa de introdução, como simples explanação sobre as bases que sustentam as suas conclusões, é um dos mais didáticos e ilustrativos textos sobre linguagem cinematográfica que já li”.

A obra referencia mais de uma centena de exemplos de intertextualidade, é ilustrada com 174 imagens e contém as fichas técnicas dos 272 filmes citados no texto. Enfim, um livro para quem estuda, ensina, trabalha ou se diverte com cinema e publicidade.

Livro:

Cinema, publicidade, interfaces | Rogério Covaleski

Maxi Editora | 216 páginas | R$45,00 | ISBN 978-85-62788-00-0

Público-alvo:

Estudantes, professores e profissionais das áreas de Publicidade, Cinema, Produção Audiovisual e Linguística.

Autor:

Rogério Covaleski é Professor e Publicitário, Doutorando em Comunicação e Semiótica pela PUCSP, Mestre em Comunicação e Linguagens (UTP), Especialista em Propaganda e Marketing (ISPG/SPEI) e Graduado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda (PUCPR). Possui mais de 20 anos de experiência no mercado profissional de comunicação, em agências, anunciantes, veículos e fornecedores. Há dez anos atua também no ambiente acadêmico, como Professor e Coordenador de cursos de graduação e pós-graduação na área de Comunicação Social.

Informações para a imprensa:

www.covaleski.com.br/blog

Contato com o autor:

Rogério Covaleski

rogerio@covaleski.com.br

(41) 9141-1969 / (41) 3092-8311

Contato com a editora:

Aníbal Mesquita

aníbal@maxieditora.com.br

(41) 3025-4400

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