quinta-feira, 27 de agosto de 2009

V CECC - Entretenimento e as Novas Tecnologias de Comunicação - Derrick DeKerckhove

Caros,

Nesta segunda, dia 31, realizaremos o 5.o. encontro do CECC - Consórcio de Entrentenimento e Cultura Contemporânea. Todos são muito bem-vindos. Entrada Franca.

Até lá.

abs
Vinicius Andrade Pereira


V CECC - "Entretenimento e as Novas Tecnologias de Comunicação"

com Derrick DeKerckhove


As relações entre um meio de comunicação, o corpo e a mente são um tema caro à Escola de Toronto de Comunicação, na qual Marsahll McLuhan foi o expoente máximo. Derrick DeKerckhove, reconhecido no mundo inteiro como um dos mais importantes pensadores da cultura digital, atualiza o pensamento do seu mestre, McLuhan, refletindo sobre como a popularização do uso das novas tecnologias de comunicação, especialmente quando aplicadas ao consumo de bens de entretenimento, pode estar promovendo novos padrões cognitivos e sensoriais, afetando de modo definitivo a cultura contemporânea. Assim, o "Entretenimento e as Novas Tecnologias de Comunicação" será o tema do V Encontro do Consórcio de Entretenimento e Cultura Contemporânea(CECC), que traz como palestrante o Derrick deKerckhove(Univ. de Toronto) e os professores Massimo deFelice(ECA-USP) e Erick Felinto(FCS-UERJ) como debatedores. A proposta básica deste encontro é pensar a relação de mútua afetação entre a cultura do entretenimento e as práticas de comunicação contemporâneas. Ainda, o encontro irá explorar - a partir dos conceitos de psicotecnologia e de tecnopsicologia, propostos por DeKerckhove - os efeitos que o binômio entretenimento/comunicação pode estar gerando em nossos corpos, mentes e em diferentes setores da sociedade como educação, trabalho e relações sociais.

Derrick de Kerckhove, doutor em Língua e Literatura Francesas pela Universidade
de Toronto, Canadá, e "Doctorat du 3e cycle" em Sociologia da Arte na
Universidade de Tours, França. Dirigiu por mais de 20 anos o Programa McLuhan
em Cultura e Tecnologia da Universidade de Toronto. É professor da U. de
Toronto, U. de Nápoles (Federico II) e U. Aberta da Catalunha.

Massimo Di Felice, sociólogo pela Universita degli Studi La Sapienza,
especialista em Teoria e Analisi Qualitativa nella Ricerca Sociale pela
Universita degli Studi La Sapienza e doutor em Ciências da Comunicação pela
Universidade de São Paulo. Professor visitante da Universidade IULM de
Milão e Coordenador do Centro de Pesquisa ATOPOS/ECA/USP

Erick Felinto é mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, possui especialização (ABD) pela Universidade da California, Los Angeles em Línguas e Literaturas Românicas e é doutor em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro . É professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UERJ, pesquisador do CNPq e autor dos livros "A Religião das Máquinas: Ensaios sobre o Imaginário da Cibercultura" (Sulina, 2005), "Passeando no Labirinto: Textos sobre as Tecnologias e Materialidades da Comunicação" (EDIPUCRS, 2006), dentre outros.


DATA: Dia 31 de agosto de 2009.
HORÁRIO: 19h.
LOCAL: Teatro Oi Casa Grande: Avenida Afrânio de Melo Franco, 290, Leblon. Rio de Janeiro.
Entrada franca mediante inscrições no site www.espm.br/cecc Mais informações pelo telefone (21) 3523-2323

Obs.: A palestra será minstrada em inglês e teremos serviço de tradução simultânea.



O Consórcio de Entretenimento e Cultura Contemporânea (CECC) tem como objetivo promover a reflexão sobre o entretenimento, suas relações com diferentes áreas – arte, educação, política, religião, filosofia, indústrias criativas e publicidade - e ainda mostrar como o entretenimento hoje pode ser considerado uma linguagem. Os debates acontecem mensalmente (nas últimas segundas-feiras de cada mês) e são abertos ao público, sempre com entrada franca.


O CECC é uma realização do PAN MEDIA LAB da ESPM, com o patrocínio da ESPM-RJ, da Globo Universidade e do Oi Casa Grande e conta com o apoio cultural dos programas de pós graduação em comunicação da UERJ, da UFF, da UFRJ e da PUC-RJ.


Concepção e Coordenação: Vinicius Andrade Pereira (PPGC-UERJ e PAN MEDIA LAB da ESPM)

Nenhum comentário: