Por Carlos Alberto Moreira Tourinho
“Inovação no Telejornalismo: o que você vai ver a seguir” é o resultado de uma pesquisa sobre a relação da inovação na economia a partir dos conceitos da obsolescência programada e da destruição criativa. O livro analisa os processos históricos da evolução dos meios de comunicação, sobretudo da televisão e de seu gênero telejornal.
Com o advento de inovações tecnológicas — videoteipe, transmissão via satélite, cores e, mais recentemente, tecnologia digital —, a atividade se transformou e se transforma permanentemente. E junto com o desenvolvimento tecnológico da televisão, foram surgindo inovações na forma narrativa, no uso das imagens, no conteúdo da informação e em toda a estética do telejornal.
Várias perguntas podem ser colocadas: por que ocorrem inovações no telejornal (ou em qualquer outro meio de comunicação); quem define as mudanças; como elas são aplicadas? Por que as tecnologias já nascem com o carimbo de data de validade? Como a economia se renova e se impulsiona a partir da destruição do que já existe, na busca do novo? Pegando um exemplo do nosso dia-a-dia: o que seria da indústria da moda se as pessoas só comprassem roupas quando as atuais estragassem?
A pesquisa aponta as tendências para as futuras inovações e as estratégias que servirão para um novo modelo de orientação na hora de se programar o telejornal. A publicação apresenta ferramentas que ajudarão na tarefa de encontrar soluções criativas para os desafios atuais da atividade.
O livro será lançado no dia 26 de agosto na Livraria Cultura Pompéia, em São Paulo, a partir das 19h30. Em setembro será apresentado no Congresso Nacional da Intercom, em Curitiba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário