sábado, 22 de agosto de 2009

Pesquisa Empírica em comunicação - Livro da compós 2010 Chamada de Artigos

O Conselho da Compós, reunido em Belo Horizonte no dia 5 de junho de 2009, deliberou que o tema do Livro Compós para 2010 reunirá artigos sobre o tema Pesquisa Empírica em Comunicação.

O objetivo dos Organizadores é que esse tema possa contemplar trabalhos sobre a variedade das metodologias que têm sentido e importância para a pesquisa empírica no campo da Comunicação, seja pelo uso disseminado, comprovado pela sua incorporação em experiências concretas de pesquisa, seja pela fundamentação necessária aos novos experimentos metodológicos.

Como sabemos, a base da formação e do ofício do pesquisador é a obtenção de um domínio metodológico tanto rigoroso quanto reflexivo. A Comunicação como campo de pesquisa é lugar da prática dos processos de investigação, da elaboração de seus objetos de conhecimento e da fundamentação empírica dos fatos comunicacionais com que lida. É o lugar efetivo de trabalho dos pesquisadores, dinâmico e reflexivo, através do qual é elaborada a prática científica do campo.

Dado esse balizamento do tema, os Organizadores do livro da Compós 2009 entendem que é importante estimular os debates das questões metodológicas no campo da Comunicação, cientes da insuficiência da circulação de textos metodológicos entre nós elaborados a partir de experiências concretas de pesquisa e de reflexões sobre as demandas metodológicas nas práticas de pesquisa.



PROPOSTAS TEMÁTICAS E ÂNGULOS DE ABORDAGEM PARA OS ARTIGOS
a) Reflexões sobre abordagens, métodos e estratégias de pesquisa especificamente voltadas para questões freqüentes na área (como recepção, análise de produtos mediáticos, processos de mediatização, crítica da mídia, interações sociais, infotainment, notícia e acontecimento, novas tecnologias, mediações, etc.). Alternativamente, os autores podem trabalhar reflexivamente sobre métodos transversalmente acionados nas diferentes Ciências Humanas e Sociais, quando voltados especificamente para questões de Comunicação – como etnografia na pesquisa em Comunicação, análise do discurso na Comunicação, estudos de caso, etc. Os elementos de especificidade explicitados serão considerados para a relevância do artigo.

b) Reflexões analítico-interpretativas sobre “casos de investigação empírica”. Não se trata de apresentar artigos que apresentem relatos de pesquisas empíricas, mas questões relativas ao “fazer pesquisa” é que serão acolhidas. Uma variante possível será, entretanto, a leitura ou a desconstrução de uma determinada pesquisa empírica, tomando-a como objeto de reflexão conceitual, metodológica ou epistemológica. Nesse caso, esse enfoque deve ser claramente expresso desde o início do artigo; e a parte correspondente às reflexões, de segundo grau, sobre os processos da pesquisa deve ser a mais importante no desenvolvimento.

c) Construção de temas, objetos e problemas na pesquisa empírica em Comunicação. Com uma tradição já expressiva de estudos na área, no país, podemos ter perspectivas sobre os diversos temas e objetos de investigação que têm sido privilegiados pela pesquisa empírica. Reflexões sobre tais tipos de questão podem ser relevantes para uma apreensão do que a pesquisa empírica oferece ou pode oferecer para a constituição do campo de estudos ou setores deste. Mormente se forem observadas, aí, as táticas e preferências na construção de problemas que levam à investigação, assim como seus procedimentos de observação da realidade.

d) Questões metodológicas e epistemológicas referidas ao “fazer pesquisa empírica em Comunicação”. O enfrentamento prático das pesquisas sobre os fenômenos comunicacionais solicita e desenvolve competência de mestria e expertise no trato com tais aspectos da realidade. Tais competências, por sua vez, não se desenvolvem em vazio reflexivo, sob risco de superficial empiricismo. Além do trabalho teórico evidentemente requerido sobre a base empírica da investigação um elemento reflexivo fundamental é o próprio pensamento organizado sobre as questões epistemológicas e metodológicas relativas ao trabalho do pesquisador ao longo do processo de investigação.

e) Outros ângulos de abordagem do tema geral “Pesquisa Empírica em Comunicação” serão igualmente considerados. Se o autor considerar que seu artigo não se enquadra nitidamente em uma das categorias acima, pode fazer seu encaminhamento explicitando a perspectiva pela qual o artigo se vincula ao tema geral.

ELEGIBILIDADE
Os textos serão classificados segundo a pertinência, a relevância e a contribuição para a matéria. Serão aceitos para seleção artigos de pesquisadores doutores e de doutorandos (vinculados ou não a PPGs em Comunicação) dentro dos prazos e segundo as especificações formais abaixo indicadas.

PRAZO PARA ENVIO DE ARTIGOS
30 de outubro de 2009

NORMAS DE FORMATAÇÃO
Será adotado o mesmo modelo de submissão de textos do encontro anual da Compós, com exceção do tamanho, ampliado para até 40 mil caracteres incluindo espaço, resumo, notas e referências bibliográficas* (clique aqui para baixar o modelo de formatação).
*Casos especiais submetidos ao crivo da Comissão Editorial.

ENVIO DOS TRABALHOS
Os trabalhos serão recebidos através do site da Compós. Será encaminhado em tempo hábil um passo-a-passo para o envio.


Comissão Editorial
José Luiz Braga,
Maria Immacolata Vassallo de Lopes
Luiz C. Martino

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