domingo, 23 de agosto de 2009

Revista Vivência lança edital sobre comunicação e modernidade na América Latina

A Revista Vivência, publicação do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), está lançando o edital da nova edição, cujo tema central é comunicação e modernidade na América Latina. O objetivo é debater a presença dos meios de comunicação em meio aos processos de independência colonial que começaram a surgir no continente a partir de 1810. A idéia é criar ainda um foro de reflexão sobre a participação da mídia ao longo desse período no formato das sociedades locais, desde sua atuação política ativa até seu viés de empresa capitalista.

Para compor o número da revista Vivência serão aceitos artigos acerca da relação dos meios com os diferentes momentos da história regional (por exemplo, Independência e imprensa no Peru; cinema e Revolução Mexicana; Estado Novo e radiodifusão; ditadura militar no Chile e corporações de mídia etc.), bem como ensaios que sinalizem uma teorização sobre o pensamento comunicacional latino-americano (por exemplo, aportes da Ciespal; Estudos Culturais e Comunicação; Humanidades e Comunicação etc.) e artigos com recorte específico sobre a formação ou o desempenho dos mass media na América Latina (por exemplo, enquadramento político do grupo Clarín e agendamento na classe média de Buenos Aires; esquemas narrativos das novelas venezuelanas; perfis da produção audiovisual centro-americana etc.).

Resenhas sobre bibliografia recente e comentários sobre aportes teóricos consagrados em estudos publicados há mais tempo também serão objeto de análise para possível publicação.

As normas para publicação estão disponíveis em www.cchla.ufrn.br/vivencia. Os artigos poderão ser enviados até 30 de dezembro de 2009 pelo e-mail: vivencia@cchla.ufrn.br. A publicação será lançada em maio/junho de 2010.

Nenhum comentário: