domingo, 27 de junho de 2010

Revista CoMtempo lança edição jun/nov 2010

Caros
Pesquisadores

A segunda edição da Revista Eletrônica CoMtempo consolida a proposta inicial de propiciar espaço para a divulgação científica de pesquisas realizadas por mestrandos e recém-mestres dos programas de Pós-graduação em Comunicação no Brasil. A publicação do 1.o semestre de 2010 possui número expressivo de artigos aprovados, o que mostra a qualidade da investigação realizada por pesquisadores nesse importante estágio da carreira científica.
A publicação pode ser acessada pelo endereço: http://www.revistas.univerciencia.org/index.php/comtempo/index

O processo de seleção contou com pareceristas que avaliaram os trabalhos por meio de parecer cego, garantindo a qualidade editorial determinada pelo atual patamar da pesquisa acadêmica. Diferente da edição anterior, que contou, no processo de avaliação, somente com avaliadores pertencentes à Faculdade Cásper Líbero, a revista CoMtempo ampliou o seu banco de pareceristas, contemplando portanto pesquisadores seniores das demais instituições acadêmicas.

Uma relevante característica a ser mencionada é que alguns textos que integram esta edição da revista já haviam sido avaliados para a edição passada e receberam pareceres que recomendavam alterações. Os autores alteraram os trabalhos e reenviaram para nova avaliação. Os textos foram analisados pelos mesmos avaliadores, que aprovaram alguns deles para publicação. Essa dinâmica se mostrou fundamental para o entendimento dos mestrandos sobre o funcionamento do processo de avaliação por pares em revistas acadêmicas.

Entre os temas publicados no segundo número da revista CoMtempo estão: Jornalismo, Redes Sociais, Internet e Esfera Pública, Comunicação Visual, Publicidade, TV Educativa, Cinema, Animação, Comunicação Organizacional, Marco Regulatório Tecnológico, Games, Audiovisual, Telenovela e Figurino no Cinema, além da resenha do livro de Fábia Angélica Dejavite, “INFOtenimento: Informação + entretenimento no jornalismo”.

Na edição desse semestre, Michel Raspaud, doutor em Sociologia e professor da Université Joseph Fourrier (Grenoble -França) é entrevistado pela professora do programa de Pós-graduação da Cásper Líbero, Ângela Marques, e pelo mestrando, também pertencente à instituição, Renato Vieira. A sua tese de doutorado, na área de Antropologia do Esporte, tem como tema central o futebol. Com o título, “O Futebol como rito de fundação: o instante do jogo”, a pesquisa traz uma análise da organização do jogo e avalia a significação antropológica do momento do jogo para os torcedores. A entrevista está no link: http://www.revistas.univerciencia.org/index.php/comtempo/article/viewFile/7180/6496

Na seção denominada Por Dentro, Priscilla Adaime relata com precisão o que aconteceu no I Seminário Internacional de Jornalismo Online, realizado na Faculdade Cásper Líbero em 29 de maio de 2010. Promovido pelo Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, da Universidade do Texas (Austin-EUA), pela ONA-Brasil e pelo Grupo de Pesquisa Tecnologia, Comunicação e Cultura de Rede (Teccred) do Programa de Pós-graduação da Cásper Líbero, o evento contou com profissionais em jornalismo online dos EUA, Inglaterra, Espanha e Brasil. A cobertura pode ser encontrada no endereço: http://www.revistas.univerciencia.org/index.php/comtempo/article/viewFile/7191/6498

Uma boa leitura.

Prof. Dr. Walter Teixeira Lima Junior
Editor

Nenhum comentário: