terça-feira, 29 de junho de 2010

Publicações dos alunos do MDCL

Dois periódicos nacionais publicaram artigos dos alunos do MDCL recentemente. O primeiro deles foi a Revista Estudos em Jornalismo e Mídia, vinculada ao Programa de Mestrado em Jornalismo da UFSC. Em sua mais recente edição, foi publicado o artigo "Rastros do Blog Fatos e Dados nas redes sociais" da mestranda Andressa Pacheco Moschetta, cuja dissertação de Mestrado que está sendo desenvolvida é sobre o mesmo tema. Abaixo o resumo:

A prática interativa nos sites das redes sociais modificou o espaço público da imprensa. O meio digital possibilitou novas formas de comunicação e vem demandando a reconfiguração dos meios tradicionais. Os atores que constituem essas redes sociais ampliam a característica de difusão das informações de forma mais rápida e configuram uma pluralidade de novas informações circulando nos grupos sociais. O objeto deste estudo trata-se da repercussão do Blog Fatos e Dados da Petrobrás nas redes sociais e a interação entre os participantes no ciberespaço construindo impressões sobre o fato de forma intencional, amplificando a expressão da rede com efeito social. Como aporte teórico desse estudo utilizamos o conceito de convergência a partir do âmbito cultural, tal como concebe Henry Jenkins, Alex Primo, que reflete sobre a interação mediada por computador e Raquel Recuero com suas reflexões em torno das redes sociais na internet.

Já o periódico Sonora, do Instituto de Artes da Unicamp, especializado nas relações entre som, mídia e artes publicou uma parte dos resultados da dissertação de mestrado de Lucina Reitenbach Viana, que atualmente faz parte da primeira turma de doutorandos do MDCL. O artigo intitula-se O Funk no Brasil: música desintermediada na cibercultura. Segue o resumo abaixo:


O presente artigo pretende apresentar o histórico do funk brasileiro inserido na indústria fonográfica como bem cultural, propondo uma revisão das teorias a ele aplicadas, a fim de estabelecer critérios ciberculturais para a análise das relações estabelecidas entre produtores e consumidores no processo de interação desintermediada dentro das plataformas de redes sociais.

Nenhum comentário: