Em sua política de prestar serviços aos sócios, a INTERCOM vem adotando diversas formas de ação. A intenção é nivelar os jovens egressos dos cursos de graduação, abrindo-lhes oportunidades para ingressar no magistério ou desenvolver estudos de pós-graduação.
Na linha da formação continuada, a INTERCOM vem promovendo cursos de extensão para jovens aspirantes à docência e à pesquisa, especialmente nos períodos de férias escolares.
Trata-se de criar condições para que a experiência acumulada pelos sócios em fim de carreira seja socializada com as novas gerações, ao mesmo tempo criando oportunidades ocupacionais para intelectuais competentes e produtivos que foram compulsoriamente desligados da vida acadêmica regular.
Cursos em julho 2010
O Programa Intercom Jovem vai realizar em julho, no auditório da Av. Brigadeiro Luis Antonio (em São Paulo), quatro cursos de atualização cultural e de formação acadêmica, de acordo com o seguinte calendário
O Programa Intercom Jovem vai realizar em julho, no auditório da Av. Brigadeiro Luis Antonio (em São Paulo), quatro cursos de atualização cultural e de formação acadêmica, de acordo com o seguinte calendário
- 05 a 09 de julho: IJ1 – Novas Tendências da Comunicação: Ensino e Pesquisa
- 12 a 16 de julho: IJ2 – Teoria da Comunicação: Correntes de Pensamento
- 19 a 23 de julho: IJ3 – Comunicação, Desenvolvimento, Cidadania
- 26 a 30 de julho: IJ4 – Marketing Político nas Eleições
Objetivos
Complementar a formação acadêmica dos egressos dos cursos superiores de Comunicação Social que pretendem dedicar-se à carreira acadêmica, bem como reciclar os docentes em atividade, oferecendo oportunidades de atualização teórica e metodológica.
Complementar a formação acadêmica dos egressos dos cursos superiores de Comunicação Social que pretendem dedicar-se à carreira acadêmica, bem como reciclar os docentes em atividade, oferecendo oportunidades de atualização teórica e metodológica.
Natureza
Cursos de extensão universitária, ministrados por sócios ou colaboradores da INTERCOM, carga horária de 30 horas/aula, de segunda a sexta, das 9h-12h e 14h-17, com direito a certificados de participação e ao recebimento de um conjunto de publicações de apoio didático.
Cursos de extensão universitária, ministrados por sócios ou colaboradores da INTERCOM, carga horária de 30 horas/aula, de segunda a sexta, das 9h-12h e 14h-17, com direito a certificados de participação e ao recebimento de um conjunto de publicações de apoio didático.
Inscrição
As inscrições estarão abertas de 1 a 25 de junho, na sede Brigadeiro da INTERCOM, onde também se realizarão as aulas. As turmas serão constituídas por até 30 alunos, previamente inscritos, que serão matriculados por ordem de inscrição.
As inscrições estarão abertas de 1 a 25 de junho, na sede Brigadeiro da INTERCOM, onde também se realizarão as aulas. As turmas serão constituídas por até 30 alunos, previamente inscritos, que serão matriculados por ordem de inscrição.
O valor da taxa de inscrição é da ordem de R$ 600,00, mas os sócios da INTERCOM têm direito a 50% de desconto, em cada curso, nesse caso pagando a taxa de R$ 300,00. Para usufruir esse beneficio, o sócio precisa estar em dia com a anuidade 2010.
O pagamento da taxa será divido em 2 parcelas para os inscritos até o dia 10 de junho (1ª. vence no ato da inscrição, 2ª. em 30 de junho).
O pagamento da taxa será divido em 2 parcelas para os inscritos até o dia 10 de junho (1ª. vence no ato da inscrição, 2ª. em 30 de junho).
Forma de Pagamento
O pagamento deve ser feito, via depósito bancário, identificado com nome, na conta abaixo:
O pagamento deve ser feito, via depósito bancário, identificado com nome, na conta abaixo:
INTERCOM
Banco do Brasil
Ag. 3559-9
C.c. 41.352-6
Banco do Brasil
Ag. 3559-9
C.c. 41.352-6
O Comprovante de pagamento deve ser enviado, juntamente com a ficha de inscrição preenchida, para o e-mail intercomjovem@intercom.org.br.
Não aceitamos comprovante de pagamento realizado em caixas eletrônicos.
Não aceitamos comprovante de pagamento realizado em caixas eletrônicos.
Informações adicionais
A lista completa dos docentes que integram a equipe de cada curso será divulgada oportunamente pelo portal da Intercom – www.intercom.org.br.
A lista completa dos docentes que integram a equipe de cada curso será divulgada oportunamente pelo portal da Intercom – www.intercom.org.br.
Descrição dos cursos
IJ1 - Novas Tendências da Comunicação: Teoria e Praxis
05 de 09 de Julho – Coordenação: José Marques de Melo e Rose Vidal
05 de 09 de Julho – Coordenação: José Marques de Melo e Rose Vidal
Dia 5 – 2ª. feira
9h-12h – A indústria cultural
14h-17h – A literatura na Idade Mídia
9h-12h – A indústria cultural
14h-17h – A literatura na Idade Mídia
Dia 6 – 3ª. feira
9h-12h – A educomunicação na berlinda
14h-17h – A indústria cinematográfica
9h-12h – A educomunicação na berlinda
14h-17h – A indústria cinematográfica
Dia 7 – 4ª. feira
9h-12h – Telenovelas: ver, curtir, refletir
14h-17h – A indústria da propaganda – Fernando Almeida
9h-12h – Telenovelas: ver, curtir, refletir
14h-17h – A indústria da propaganda – Fernando Almeida
Dia 8 – 5ª. feira
9h-12h – A indústria dos quadrinhos – Roberto Elisio
14h-17h – Jornalismo: a revolução das fontes – Carlos Chaparro
9h-12h – A indústria dos quadrinhos – Roberto Elisio
14h-17h – Jornalismo: a revolução das fontes – Carlos Chaparro
Dia 9 – 6ª. feira
9h-12h – Por uma outra comunicação - Rose Vidal
14h-17h – Para sair do gueto acadêmico – José Marques de Melo
9h-12h – Por uma outra comunicação - Rose Vidal
14h-17h – Para sair do gueto acadêmico – José Marques de Melo
IJ2 - Teoria da Comunicação: Correntes de Pensamento
12 a 16 de julho – Coordenação: José Marques de Melo e Francisco de Assis
Dia 12 – 2ª. feira
9h-12h – Epistemologia e Taxionomia da Comunicação
14h-17h – Funcionalismo
12 a 16 de julho – Coordenação: José Marques de Melo e Francisco de Assis
Dia 12 – 2ª. feira
9h-12h – Epistemologia e Taxionomia da Comunicação
14h-17h – Funcionalismo
Dia 13 – 3ª. feira
9h-12h – Teoria Crítica
14h-17h – Teoria da Informação
9h-12h – Teoria Crítica
14h-17h – Teoria da Informação
Dia 14 – 4ª. feira
9h-12h – Estruturalismo
Aula 6 – Semiologia –
9h-12h – Estruturalismo
Aula 6 – Semiologia –
Dia 15 – 5ª. feira
9h-12h – Teorias da Recepção
14h-17h – Pensamento Latino-Americano
9h-12h – Teorias da Recepção
14h-17h – Pensamento Latino-Americano
Dia 16 – 6ª. feira
9h-12h – Folkcomunicação
14h-17h – Cibercultura
9h-12h – Folkcomunicação
14h-17h – Cibercultura
IJ3 - Comunicação, Desenvolvimento, Cidadania
19 a 23 de julho – Coordenação: José Marques de Melo e Francisco de Assis
19 a 23 de julho – Coordenação: José Marques de Melo e Francisco de Assis
9h-12h – Comunicação e Desenvolvimento
14h-17h – Comunicação e Sustentabilidade
14h-17h – Comunicação e Sustentabilidade
9h-12h – Comunicação e Organizações
14h-17h – Comunicação e Opinião Pública
14h-17h – Comunicação e Opinião Pública
9h-12h – Comunicação e Movimentos Sociais
14h-17h – Comunicação e Mercado
14h-17h – Comunicação e Mercado
9h-12h – Comunicação e Cultura Organizacional
14h-17h – Comunicação e Saúde
14h-17h – Comunicação e Saúde
9h-12h – Comunicação, Turismo e Hospitalidade
14h-17h – Comunicação e Religião
14h-17h – Comunicação e Religião
IJ4 - Marketing Político nas Eleições
26 a 30 de Julho – Coordenador:Prof. Dr. Adolpho Queiroz, Pós - Com/UMESP
Ementa: Este curso se propõe a definir conceitos e práticas a respeito do marketing político em campanhas municipais/regionais/nacionais, com objetivo de oferecer a estudantes, pesquisadores, políticos, assessores e demais interessados, uma visão sobre as interfaces da comunicação num processo eleitoral.
26 a 30 de Julho – Coordenador:Prof. Dr. Adolpho Queiroz, Pós - Com/UMESP
Ementa: Este curso se propõe a definir conceitos e práticas a respeito do marketing político em campanhas municipais/regionais/nacionais, com objetivo de oferecer a estudantes, pesquisadores, políticos, assessores e demais interessados, uma visão sobre as interfaces da comunicação num processo eleitoral.
Conteúdo programático
Dia 26 – 2ª. feira
- Definições de marketing político e eleitoral.
- Propaganda política, ideológica e construção da imagem pública.
- Planejamento de campanhas eleitorais.
- Táticas de comunicação a serem utilizadas durante uma campanha eleitoral.
Dia 26 – 2ª. feira
- Definições de marketing político e eleitoral.
- Propaganda política, ideológica e construção da imagem pública.
- Planejamento de campanhas eleitorais.
- Táticas de comunicação a serem utilizadas durante uma campanha eleitoral.
Dia 27 – terça feira
- Legislação eleitoral: o que se permite e o que é proibido usar durante as campanhas do ponto de vista da comunicação.
- Breve história do marketing político no Brasil.
- Principais técnicas e argumentos utilizados por candidatos vencedores. A produção intelectual sobre o campo nas vertentes acadêmica e profissional,
- Os meios de comunicação em uma eleição: TV e Rádio, Jornais, revistas, mini outdoors e impressos.
- Legislação eleitoral: o que se permite e o que é proibido usar durante as campanhas do ponto de vista da comunicação.
- Breve história do marketing político no Brasil.
- Principais técnicas e argumentos utilizados por candidatos vencedores. A produção intelectual sobre o campo nas vertentes acadêmica e profissional,
- Os meios de comunicação em uma eleição: TV e Rádio, Jornais, revistas, mini outdoors e impressos.
Dia 28 – quarta-feira
- A internet nas eleições. Como preparar um site e mantê-lo atualizado.
- Potencializar a tecnologia para a organização de uma campanha.
- Perspectivas evolutivas da tecnologia web para a contribuição nas ações de comunicação política.
- Importância do uso de pesquisas para monitoramento pré e pós-eleitoral.
Características do Marketing pós-eleitoral.
- A internet nas eleições. Como preparar um site e mantê-lo atualizado.
- Potencializar a tecnologia para a organização de uma campanha.
- Perspectivas evolutivas da tecnologia web para a contribuição nas ações de comunicação política.
- Importância do uso de pesquisas para monitoramento pré e pós-eleitoral.
Características do Marketing pós-eleitoral.
Dia 29 – 5ª. feira
- Perfil dos marketeiros contemporâneos
- Perfil das instituições de pesquisa acadêmica e aplicada sobre marketing político
- Perfil das associações de pesquisa que trabalham com a produção de conhecimento novo sobre marketing político.
- Perfil dos marketeiros contemporâneos
- Perfil das instituições de pesquisa acadêmica e aplicada sobre marketing político
- Perfil das associações de pesquisa que trabalham com a produção de conhecimento novo sobre marketing político.
Dia 30 – 6ª. feira
- Seminário: Realização de uma campanha completa para candidato proporcional e majoritário;
- Apresentação das ações desenvolvidas;
- Avaliação geral do curso. Debate sobre conteúdos específicos e práticas realizadas
- Seminário: Realização de uma campanha completa para candidato proporcional e majoritário;
- Apresentação das ações desenvolvidas;
- Avaliação geral do curso. Debate sobre conteúdos específicos e práticas realizadas
Corpo docente: Adolpho Queiroz (Umesp/Mackenzie); João Carlos Picolin (Faculdades Claretianas/Rio Claro); Paulo D´Elboux (Faculdades Anhanguera/Santa Barbara d´Oeste); Maurício Romanini ( Faculdades de Guaxupé/MG); Roberto Gondo (Umesp/Mackenzie); Vitor Kraide Corte Real (Isca/Limeira e PUC/Campinas)
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