terça-feira, 1 de junho de 2010

Programa Intercom Jovem anuncia cursos de inverno 2010

Em sua política de prestar serviços aos sócios, a INTERCOM vem adotando diversas formas de ação. A intenção é nivelar os jovens egressos dos cursos de graduação, abrindo-lhes oportunidades para ingressar no magistério ou desenvolver estudos de pós-graduação.
Na linha da formação continuada, a INTERCOM vem promovendo cursos de extensão para jovens aspirantes à docência e à pesquisa, especialmente nos períodos de férias escolares.
Trata-se de criar condições para que a experiência acumulada pelos sócios em fim de carreira seja socializada com as novas gerações, ao mesmo tempo criando oportunidades ocupacionais para intelectuais competentes e produtivos que foram compulsoriamente desligados da vida acadêmica regular.
Cursos em julho 2010
O Programa Intercom Jovem vai realizar em julho, no auditório da Av. Brigadeiro Luis Antonio (em São Paulo), quatro cursos de atualização cultural e de formação acadêmica, de acordo com o seguinte calendário
- 05 a 09 de julho: IJ1 – Novas Tendências da Comunicação: Ensino e Pesquisa
- 12 a 16 de julho: IJ2 – Teoria da Comunicação: Correntes de Pensamento
- 19 a 23 de julho: IJ3 – Comunicação, Desenvolvimento, Cidadania
- 26 a 30 de julho: IJ4 – Marketing Político nas Eleições
Objetivos
Complementar a formação acadêmica dos egressos dos cursos superiores de Comunicação Social que pretendem dedicar-se à carreira acadêmica, bem como reciclar os docentes em atividade, oferecendo oportunidades de atualização teórica e metodológica.
Natureza
Cursos de extensão universitária, ministrados por sócios ou colaboradores da INTERCOM, carga horária de 30 horas/aula, de segunda a sexta, das 9h-12h e 14h-17, com direito a certificados de participação e ao recebimento de um conjunto de publicações de apoio didático.
Inscrição
As inscrições estarão abertas de 1 a 25 de junho, na sede Brigadeiro da INTERCOM, onde também se realizarão as aulas. As turmas serão constituídas por até 30 alunos, previamente inscritos, que serão matriculados por ordem de inscrição.
O valor da taxa de inscrição é da ordem de R$ 600,00, mas os sócios da INTERCOM têm direito a 50% de desconto, em cada curso, nesse caso pagando a taxa de R$ 300,00. Para usufruir esse beneficio, o sócio precisa estar em dia com a anuidade 2010.
O pagamento da taxa será divido em 2 parcelas para os inscritos até o dia 10 de junho (1ª. vence no ato da inscrição, 2ª. em 30 de junho).
Forma de Pagamento
O pagamento deve ser feito, via depósito bancário, identificado com nome, na conta abaixo:
INTERCOM
Banco do Brasil
Ag. 3559-9
C.c. 41.352-6
O Comprovante de pagamento deve ser enviado, juntamente com a ficha de inscrição preenchida, para o e-mail intercomjovem@intercom.org.br.
Não aceitamos comprovante de pagamento realizado em caixas eletrônicos.
Informações adicionais
A lista completa dos docentes que integram a equipe de cada curso será divulgada oportunamente pelo portal da Intercom – www.intercom.org.br.
Descrição dos cursos
IJ1 - Novas Tendências da Comunicação: Teoria e Praxis
05 de 09 de Julho – Coordenação: José Marques de Melo e Rose Vidal
Dia 5 – 2ª. feira
 9h-12h – A indústria cultural 
14h-17h – A literatura na Idade Mídia
Dia 6 – 3ª. feira
 9h-12h – A educomunicação na berlinda
14h-17h – A indústria cinematográfica
Dia 7 – 4ª. feira
 9h-12h – Telenovelas: ver, curtir, refletir
14h-17h – A indústria da propaganda – Fernando Almeida
Dia 8 – 5ª. feira
 9h-12h – A indústria dos quadrinhos – Roberto Elisio
14h-17h – Jornalismo: a revolução das fontes – Carlos Chaparro
Dia 9 – 6ª. feira
 9h-12h – Por uma outra comunicação  - Rose Vidal
14h-17h – Para sair do gueto acadêmico – José Marques de Melo

IJ2 - Teoria da Comunicação: Correntes de Pensamento
12 a 16 de julho – Coordenação: José Marques de Melo e Francisco de Assis

Dia 12 – 2ª. feira
9h-12h – Epistemologia e Taxionomia da Comunicação
14h-17h – Funcionalismo ­
Dia 13 – 3ª. feira
9h-12h – Teoria Crítica ­
14h-17h – Teoria da Informação ­
Dia 14 – 4ª. feira
9h-12h – Estruturalismo ­
Aula 6 – Semiologia ­–
Dia 15 – 5ª. feira
9h-12h – Teorias da Recepção
14h-17h – Pensamento Latino-Americano ­
Dia 16 – 6ª. feira
 9h-12h – Folkcomunicação ­
14h-17h – Cibercultura ­

IJ3 - Comunicação, Desenvolvimento, Cidadania
19 a 23 de julho – Coordenação: José Marques de Melo e Francisco de Assis
9h-12h – Comunicação e Desenvolvimento ­
14h-17h – Comunicação e Sustentabilidade
9h-12h – Comunicação e Organizações
14h-17h – Comunicação e Opinião Pública
9h-12h – Comunicação e Movimentos Sociais­
14h-17h – Comunicação e Mercado
9h-12h – Comunicação e Cultura Organizacional ­
14h-17h – Comunicação e Saúde ­
9h-12h – Comunicação, Turismo e Hospitalidade ­
14h-17h – Comunicação e Religião  ­

IJ4 - Marketing Político nas Eleições
26 a 30 de Julho – Coordenador:Prof. Dr. Adolpho Queiroz, Pós - Com/UMESP
Ementa: Este curso se propõe a definir conceitos e práticas a respeito do marketing político em campanhas municipais/regionais/nacionais, com objetivo de oferecer a estudantes, pesquisadores, políticos, assessores e demais interessados, uma visão sobre as interfaces da comunicação num processo eleitoral.
Conteúdo programático
Dia 26 – 2ª. feira
- Definições de marketing político e eleitoral.
- Propaganda política, ideológica e construção da imagem pública.
- Planejamento de campanhas eleitorais.
- Táticas de comunicação a serem utilizadas durante uma campanha eleitoral.
Dia 27 – terça feira
- Legislação eleitoral: o que se permite e o que é proibido usar durante as campanhas do ponto de vista da comunicação.
- Breve história do marketing político no Brasil.
- Principais técnicas e argumentos utilizados por candidatos vencedores. A produção intelectual sobre o campo nas vertentes acadêmica e profissional,
- Os meios de comunicação em uma eleição: TV e Rádio, Jornais, revistas, mini outdoors e impressos.
Dia 28 – quarta-feira
- A internet nas eleições. Como preparar um site e mantê-lo atualizado.
- Potencializar a tecnologia para a organização de uma campanha.
- Perspectivas evolutivas da tecnologia web para a contribuição nas ações de comunicação política.
- Importância do uso de pesquisas para monitoramento pré e pós-eleitoral.
Características do Marketing pós-eleitoral.
Dia 29 – 5ª. feira
- Perfil dos marketeiros contemporâneos
- Perfil das instituições de pesquisa acadêmica e aplicada sobre marketing político
- Perfil das associações de pesquisa que trabalham com a produção de conhecimento novo sobre marketing político.
Dia 30 – 6ª. feira
- Seminário: Realização de uma campanha completa para candidato proporcional e majoritário;
- Apresentação das ações desenvolvidas;
- Avaliação geral do curso. Debate sobre conteúdos específicos e práticas realizadas
Corpo docente: Adolpho Queiroz (Umesp/Mackenzie); João Carlos Picolin (Faculdades Claretianas/Rio Claro); Paulo D´Elboux (Faculdades Anhanguera/Santa Barbara d´Oeste); Maurício Romanini ( Faculdades de Guaxupé/MG); Roberto Gondo (Umesp/Mackenzie); Vitor Kraide Corte Real (Isca/Limeira e PUC/Campinas)

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