segunda-feira, 27 de julho de 2009

Campo da comunicação desperta interesse nacional em curso de férias promovido pela Intercom

Contando com 53 participantes (foto abaixo), procedentes de todas as regiões do país, encerrou-se na tarde de 10 de julho de 2009 o I Curso de Introdução ao Campo da Comunicação, promovido pela INTERCOM - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, com o apoio institucional da Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero. Realizado no auditório Aluisio Biondi da Facasper, o encerramento do curso foi feito pelo Diretor Administrativo da INTERCOM, Prof. Dr. José Carlos Marques, que agradeceu ao Professor José Marques de Melo a iniciativa do evento, bem como sua coordenação pedagógica.

Curso de Extensão, em nível de pós-graduação, com carga-horária de 30 h/a, teve como público-alvo recém graduados e/ou jovens professores residentes em Rondônia, Pará, Ceará, Paraíba, Goiás, Piauí, Paraná, Santa Catarina e de várias cidades do interior paulista, entre outros. Ministrado de 6 a 10 de julho de 2009 – das 9h-12h e 14h-17h – o curso pretendeu atualizar o conhecimento dos jovens pesquisadores, oferecendo subsídios para o exercício da docência em Comunicação Social.

Integraram voluntariamente o corpo docente os seguintes sócios: Anamaria Fadul, Francisco de Assis, José Carlos Marques, José Marques de Melo, Márcia Tondato, Margarethe Born Steinberger, Margarida Kunsch, Maria Cristina Gobbi e Osvando José de Moraes. Os honorários docentes foram doados para o fundo de construção do novo auditório que a INTERCOM vai iniciar na Estação Pinheiros, em São Paulo.

A primeira aula, ministrada no dia 6 de julho – segunda-feira – das 9h-12h – teve como tema “O campo acadêmico da Comunicação”, focalizando os seguintes aspectos: História do campo: remota, antiga, moderna, contemporânea e recente. Panorama brasileiro: marcos institucionais, comunidade acadêmica e conexões internacionais. Professor: José Marques de Melo – Doutor e Livre-Docente em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, como bolsista da FAPESP e do CNPq, fez pós-doutorado nas universidades de Wisconsin (EUA) e Complutense (Espanha). Professor Emérito da ECA-USP e Titular da Cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação.

Das 14h às 17h, os participantes foram introduzidos à Epistemologia e Taxonomia da Comunicação pela Professora: Anamaria Fadul – Mestre e Doutora em Filosofia pela FFLCH – USP, que fez pós-doutorado na Universidade de Roma, como bolsista da FAPESP, conquistando depois o título de Livre-docente em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Ela discorreu sobre os fundamentos filosóficos da comunicação, estimulando reflexões sobre epistemologia e taxonomia, para chegar à classificação do conhecimento produzido no âmbito das ciências da comunicação.

No dia seguinte, terça-feira, os alunos assistiram aulas sobre “Correntes teóricas da comunicação” e “Os métodos usados pelos pesquisadores de comunicação”. O primeiro tema foi tratado por Francisco de Assis, mestrando em Comunicação Social (UMESP) e Bolsista CNPq, também assistente do Professor Marques de Melo na coordenação do GP de Gêneros Jornalísticos da INTERCOM. Ele resumiu o panorama do conhecimento teórico sobre comunicação, as escolas de pensamento, os autores principais e suas idéias matrizes.

Márcia Perencin Tondato analisou os métodos usados pelos pesquisadores de comunicação. Ela é Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, professora-pesquisadora do Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP), além de pesquisadora do OBITEL – Observatório Iberoamericano de Ficção Televisiva. O conteúdo de sua aula privilegiou a pesquisa em Comunicação e suas correntes teórico-metodológicas, a falsa dicotomia: quali x quanti, o projeto de pesquisa, sem esquecer as técnicas de investigação: abordagens estruturadas e não estruturadas, instrumentos, amostragem etc.

No dia 8 (quarta-feira) – das 9h às 12h –, Margarida M.Krohling Kunsch reconstituiu o panorama do estudo da comunicação na América Latina. Professora Titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), Doutora, livre-docente e mestre em Ciências da Comunicação pela mesma instituição, ela é a atual presidente da Comissão de Pós-Graduação da ECA-USP. Foi presidente da INTERCOM- Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação e da ALAIC-Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación. Sua aula aprofundou a contribuição dos centros de pesquisa e das associações acadêmicas e científicas (CIESPAL, FELAFACS e ALAIC) para os estudos de Comunicação na América Latina; Mereceu destaque a ALAIC como catalisadora dos estudos críticos da Comunicação e da pluralidade temática dos estudos latino-americanos de comunicação, delineando tendências e perspectivas.

À tarde do mesmo dia, o tema “Pensamento Comunicacional Latino-americano” foi tratado pela Professora Maria Cristina Gobbi, que é Mestre e Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, tendo desenvolvido estudos de pós-doutorado no PROLAM-USP. Diretora-Suplente da Cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação, ela é também docente do Mestrado em Televisão Digital da UNESP/Bauru e autora do livro “A batalha pela hegemonia comunicacional na América Latina”. O conteúdo de sua aula incluiu a gênese, evolução e tendências do pensamento comunicacional na América Latina, dando ênfase à constituição e itinerário da ELACOM e vislumbrando os principais autores e correntes.

No dia 9 (quinta-feira), intervieram os atuais diretores da INTERCOM, Osvando José de Moraes e José Carlos Marques. A pós-graduação em comunicação no Brasil mereceu ampla exposição do Professor Osvando José de Moraes, que resumiu a História da Pós-graduação na universidade brasileira, mostrando a trajetória e as tendências atuais dos cursos de pós-graduação em comunicação no Brasil, especialmente a avaliação dos programas pela Capes, plataforma Lattes e sistema Qualis. Osvando é Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA–USP, pesquisador e professor titular da Universidade de Sorocaba, onde coordena o Programa de Mestrado em Comunicação e Cultura. Dirige a Coleção Azul de Comunicação (Ateliê Editorial) e a Coleção Verde-Amarela (INTERCOM).

As idéias comunicacionais disseminadas no Brasil foram expostas pelo Professor José Carlos Marques, que é Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA-USP e Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Atuando como docente dos cursos de Jornalismo e Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie, ele é autor do livro O futebol em Nelson Rodrigues (São Paulo, Educ/Fapesp, 2000), ocupando o cargo de Diretor Administrativo da Intercom. Mantém ainda uma coluna semanal no site www.trivela.com, especializado em futebol internacional. Os tópicos da sua aula destacaram os estudos e a prática da comunicação no Brasil entre o viés frankfurtiano/marxista (os “apocalípticos”) e o viés funcionalista (os “integrados”); o estruturalismo e a análise de discurso como alternativas de leitura; o legado de McLuhan e a ecologia dos media; a crítica cultural na imprensa brasileira e as influências das escolas paradigmáticas da comunicação.

Finalmente, na sexta-feira, das 9h-12h, os alunos ouviram a preleção da Professora Margarethe Born Steinberger sobre os discursos geopolíticos da mídia na América Latina: aspectos sócio-cognitivos. Mestre em Linguística e Doutora em Comunicação e Semiótica, foi pesquisadora e docente na PUC-Rio, Unicamp, PUC-SP e Universidade Livre de Berlim (Alemanha). Atualmente é professora de Comunicação e Informação da Universidade Federal do ABC (UFABC) e conselheira da Cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação. O foco de sua aula foi a cognição social e o papel da mídia na pós-modernidade, os discursos jornalísticos e a formação do imaginário internacional latino-americano.

“A comunidade acadêmica das ciências da comunicação: fontes para o seu estudo no Brasil” foi o último tema do curso, sob a responsabilidade do Professor José Marques de Melo, que reconstitui o itinerário brasileiro da comunidade acadêmica e suas matrizes pedagógicas, percorrendo suas fontes principais e avaliando o avanço cognitivo já conquistado.

No encerramento do curso, os participantes elogiaram o trabalho de organização feito pela funcionária Jovina Fonseca e pela equipe de estagiários da Facasper. Reivindicaram também a continuidade do programa de cursos de férias, sugerindo novos temas e propondo outros espaços para sua realização.

Ao agradecer a colaboração de todos os professores, da equipe de apoio logístico e a participação dos alunos, o Professor Marques de Melo anunciou a destinação do valor arrecadado com o curso, ou seja, a publicação do livro “Valquírias Midiáticas”, uma homenagem às mulheres que hoje formam o maior contingente da INTERCOM. Esse investimento será potencializado através da revenda dos exemplares do livro, previsto pela Diretoria Editorial da INTERCOM para integrar a coleção “Verde Amarelo”, dirigida pelo professor Osvando José de Moraes. Vários participantes do curso se dispuseram a fortalecer a campanha, organizando sessões de lançamento da obra nas respectivas universidades, de modo a canalizar os valores arrecadados para a construção do novo auditório da INTERCOM.

As alunas do MCL Geórgia Natal e Lucina Viana, participaram do curso.

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