quarta-feira, 22 de julho de 2009

Mercado digital de filmes começa a engrenar no Brasil

Pela primeira vez no País, um estúdio lança um filme em três formatos simultaneamente; Gran Torino será vendido em DVD, Blu-ray e download

terça-feira, 21 de julho de 2009 13:39
por Jocelyn Auricchio, de O Estado de S. Paulo
Você já reparou no espaço de tempo que existe entre o lançamento de um mesmo título em diferentes tipos de mídia? Repare: primeiro o filme sai no cinema, depois vai para o pay-per-view da TV a cabo, dali para a venda em DVD, depois para locação e, finalmente, à TV aberta. Pela primeira vez, estes espaços de tempo estão sendo aniquilados no Brasil. A Warner dá um passo importante rumo à digitalização do mercado brasileiro e lança um mesmo título em múltiplos formatos simultaneamente.

Enquanto nos EUA o estúdio já está um passo à frente (veja ao lado), essa iniciativa mostra que pelo menos um grande estúdio está de olho nos novos hábitos de consumo das pessoas.

“Acreditamos na ideia de oferecer o conteúdo ao consumidor em todos os formatos disponíveis”, disseram ao Link Alexandre Assis e Nelson Sambrano, gerentes de marketing da Warner Brasil. “Para muita gente, é imprescindível possuir o filme em DVD. Outros, querem a experiência do Blu-ray. E há também quem queira ter acesso instantâneo ao filme, sem ter de ir à loja”.

Gran Torino, o título de estreia dessa nova estratégia, estará disponível também na loja virtual operada pela Saraiva (www.saraiva.com.br). Digitalmente, o título pode ser comprado ou alugado por um período de 24 horas. Em ambas as circunstâncias, o vídeo, que tem qualidade equivalente ao DVD, só pode ser reproduzido em computadores. Isso acontece porque o arquivo é protegido por DRM, e precisa ser validado online antes de ser reproduzido.

Mesmo oferecendo filmes pela loja da Saraiva, a Warner também embute em alguns filmes as versões digitais para serem assistidas em iPods e outros dispositivos, seguindo uma forte tendência no mercado mundial pelo multiformato.

Warner digitaliza e comercializa todo seu arquivo

Enquanto no Brasil a maior novidade é a venda simultânea de conteúdo físico e digital, os consumidores dos EUA já vivem o próximo passo dessa etapa. No site Warner Archive (www.warnerarchive.com), é possível comprar raridades que nunca foram lançadas nas lojas.

Os filmes, que fazem parte do acervo da Warner Bros., MGM, e RKO, nunca foram lançados em DVD. O acervo vai dos filmes de Greta Garbo dos anos 1920 até séries da década de 1980. Estima-se que a Warner tenha em seu acervo 6.800 filmes, mas apenas 1.200 chegaram às lojas. “Sem o custo de distribuição e de marketing é possível servir melhor ao consumidor”, afirma Alexandre Assis, gerente de marketing da Warner Brasil. O catálogo conta com quase 700 filmes e a cada semana este número aumenta. Eles podem ser comprados no formato digital, com download imediato, ou fabricados sob encomenda, utilizando um processo industrial de última geração que consegue, em menos de uma semana, prensar e entregar em casa um disco de qualidade igual aos vendidos nas lojas.

Nenhum comentário: