quinta-feira, 30 de julho de 2009

A Universidade Tuiuti do Paraná comunica que suspendeu suas aulas por dez dias.

A Universidade Tuiuti do Paraná comunica que suspendeu suas aulas por dez dias (a partir do dia 30 de julho). A medida é cautelar para evitar a transmissão do vírus da nova gripe Influenza A (H1N1). A princípio as aulas recomeçam no dia 10 de agosto (a data poderá ser alterada conforme a evolução da pandemia).

A direção da UTP tomou a decisão após receber recomendações do Sinepe/PR – Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino de Curitiba, que se reuniu com representantes de instituições privadas de ensino de Curitiba e especialistas que esclareceram as dúvidas em relação ao vírus da nova gripe H1N1.

Vale lembrar que a medida não deve gerar pânico, mas, sim, ser encarada como uma prevenção para evitar problemas futuros. A universidade irá estudar a melhor forma de repor os conteúdos perdidos durante este período.

O que é - A nova gripe é uma doença respiratória aguda (gripe), causada pelo vírus A (H1N1). Este novo subtipo do vírus da influenza é transmitido de pessoa a pessoa principalmente por meio da tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas. O vírus da nova gripe está presente nas gotículas de saliva ou secreções nasais de pessoas doentes e pode ser transmitido pelo ar ou no contato das mãos com superfícies, roupas ou objetos contaminados por uma pessoa doente. A lavagem frequente das mãos com água e sabão ou com soluções de base alcoólica e a limpeza de superfícies e objetos com líquidos de limpeza doméstica, destroem o vírus. Ainda não existe uma vacina contra o Vírus A (H1N1). As medidas gerais de higiene, pessoais e do ambiente são as mais importantes para evitar a propagação da doença.

Os alunos sintomáticos devem permanecer no domicílio durante todo o período de afastamento, não devendo frequentar shoppings, cinemas, festas etc.

Muita atenção às medidas gerais de higiene pessoal

1 – Cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar. Cobrir a boca e o nariz com lenço de papel, nunca com a mão. Este lenço utilizado deve ser descartado. Caso não haja lenço ou toalha de papel disponível é preferível cobrir o nariz e a boca com a manga da camisa (“espirrar no cotovelo”) do que fazê-lo com as mãos, por meio das quais os germes são facilmente transferidos para outras pessoas ou para o ambiente (telefone, maçanetas etc.). Em seguida, lavar as mãos.

2 - Lavar frequentemente as mãos com água e sabão ou com uma solução de base alcoólica, em especial, após ter tossido, espirrado ou assoado o nariz ou após ter utilizado transporte público.

3 - Não compartilhar copos, canudos, toalhas, talheres, protetores labiais ou batom

4 - Não colocar os lábios no bico ejetor de água dos bebedouros

5 - Manter os ambientes adequadamente ventilados

Estes cuidados são medidas preventivas muito importantes para reduzir a transmissão do vírus Influenza A e de outros microorganismos. Colabore!

Para mais informações: Disque Saúde: 0800 61 1997 ou acesse: Portal do Ministério da Saúde: HTTP://PORTAL.SAUDE.GOV.BR/SAUDE/

Em Curitiba: todos os Postos de Saúde estão atendendo casos suspeitos da nova gripe.

Nenhum comentário: