domingo, 19 de julho de 2009

Release "Flagelos e Horizontes do Mundo em Rede"

A Editora Sulina

apresenta

FLAGELOS E HORIZONTES DO MUNDO EM REDE

política, estética e pensamento à sombra do pós-humano

Org.

Eugênio Trivinho

(Coleção Cibercultura)

A presente obra reúne ensaios de importantes pesquisadores brasileiros em torno de uma agenda comum de reflexão sobre temáticas centrais da cena social, política, cultural e tecnológica contemporânea.

O mundo em rede ou, em outras palavras, o cibermundo – há muito um sinônimo silencioso de sociedade pós-industrial avançada, capitalismo informacional, sociedade de controle, civilização mediática, e assim por diante – é, em síntese e no todo, uma multicultura – a cibercultura –, complexa per se, configuração material, simbólica e imaginária da vida humana em sua fase histórica atual, tão aberta à teoria e à crítica quanto insuficientemente compreendida.

Da releitura politizada do passado à crítica do imaginário tecnológico do futuro – do humano ao pós-humano –, a obra apreende, pois, contradições fundamentais da civilização atual, sem atualizar classificações desgastadas ou referendar polos estanques. Flagelos e horizontes não espelham, com sentidos novos, a velha cantilena da divisão entre apocalípticos e integrados, pessimismo e otimismo, disforia e euforia, niilismo e voluntarismo, luddismo e ciberufanismo, e similares. Fundamentalmente, a obra se situa para além de todo e qualquer maniqueísmo, seja ele qual for. Com a lucidez que o debate consistente exige, ela oferece subsídios teóricos e conceituais para uma visão abrangente, renovada e questionadora sobre a era em curso, contribuindo para desvelar mazelas e potências do chão civilizatório em que pisamos – o nosso solo, entre tanto sangue espalhado e tantos horizontes disponíveis.

Autores: Cecília Almeida Salles, Edgard de Assis Carvalho, Edson Passetti, Gilbertto Prado, Fábio Duarte, Florence de Mèredieu, Francisco Rüdiger, José Luiz Aidar Prado, Lucia Santaella, Lucrécia D’Alessio Ferrara
Capa: Danni Calixto
Preço de capa: R$ 39,00
Nº de páginas: 230
ISBN: 978-85-205-0518-2
Departamento editorial e divulgação: (51) 3019. 2102
Editora Sulina/Sul Editores
www.editorasulina.com.br
Tel (51) 3311-4082
Fax (51) 3264-4194


Nenhum comentário: