quarta-feira, 8 de julho de 2009

Ciantec realiza Congresso na Universidade de Aveiro, em Portugal

Fonte: http://uaonline.ua.pt

Depois de, nas duas edições anteriores, ter percorrido o Brasil o Congresso Internacional de Arte, Novas Tecnologias e Comunicação – CIANTEC – será realizado, entre 11 e 14 de outubro de 2009, no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, em Portugal.

Vocacionado para a criatividade e a inovação, o CIANTEC 2009, pela primeira vez, abordará o tema da educação artística e do ensino à distância. Os interessados em enviar comunicações podem fazê-lo até ao dia 15 de Julho, seguindo as orientações descritas no endereço: http://www.ciantec.net/course/view.php?id=2

O CIANTEC nasceu do encontro de um grupo de estudos interdisciplinar, com interesses em arte e comunicação na relação entre a Península Ibérica e a América Latina, o CEPIA. Na primeira edição houve o encontro de interesses do grupo com o COLABOR, um grupo de estudos orientado pelo professor Artur Matuck (PGEHA/ECA USP). Na segunda edição o CEPIA juntamente com o PGEHA juntou-se ao Mackenzie e à Universidade de Aveiro formando novamente um grupo ainda maior de interesses em comum.

O evento é classificado como QUALIS B1 - CAPES para os anais do congresso. Serão aceites propostas de participação em português, inglês e espanhol. As propostas de participação poderão ser na modalidade de comunicação oral (paper) de poster ou de oficina (workshop) e serão seleccionadas pela Comissão Científica do Congresso.

O resumo para seleção deverá ser na língua de origem e em inglês, ter no máximo 250 palavras, cinco (5) palavras-chave, com a indicação de ser comunicação oral, poster ou oficina e os dados do autor contendo nome completo, instituição a que pertence, titulação, endereço completo, e-mail, telefone/celular e o Grupo de Trabalho em que se enquadra a proposta. Para o caso da proposta incluir vários autores, indicar um autor de contato.

Na modalidade Oficina deve incluir as condições de espaço e material necessário, o número máximo de participantes e a duração prevista.

As propostas de comunicação oral seleccionadas para participação serão publicadas no Livro de Actas, assim como os posters e resumos das oficinas

As comunicações orais completas, deverão ter no máximo cinco páginas, em fonte Arial 11, com espaços entrelinhas 1½, margens 3 cm esquerda, 2 cm direita, 3cm superior, 2 cm inferior. Referências bibliográficas na página 6, e notas de rodapé em fonte Arial 8. Dispõem no máximo de 20 minutos de apresentação, sendo facultada a modalidade on line (via skype) ou presencial. Os resumos, textos completos e posters deverão ser enviados no formato rtf (rich text format, disponível em todos os editores de texto).

Nos textos completos poderão ser incluidas no máximo 3 imagens em PNG, sendo o maior lado 15cm, com 100 dpi de resolução. As imagens devem ser enviadas em anexo, com relação de legendas e créditos no nome dos arquivos.

Modalidade poster: impressão de boa qualidade em tamanho 70x100cm, que será da responsabilidade do autor/autores. O cabeçalho deverá incluir o título do trabalho, nome do autor/autores e instituição a que pertence. É ainda necessário incluir o resumo. As imagens e o design do poster serão à escolha dos autores. Os posters serão expostos no local do evento. Os posters serão publicados no livro de actas, na sua versão em texto, de acordo com as mesmas regras da comunicação oral, e tendo no máximo duas (2) páginas.

As sessões temáticas do Congresso são as seguintes:

Arte, Ciência e Tecnologia
- Ciência e Arte
- Arte e Novas Tecnologias
- Artes Performativas
- Condicionantes artísticas
- Produção vs Produtores
- Valores vs Mercado

Comunicação e Novos Meios
- Meios, Multimeios e Hipermeios
- Comunicação Visual
- Publicidade, Design e Arte

Sociedade, Cultura e Arte
- Arte e Sociedade
- Sociedade Contemporânea
- Cibercultura
- Identidade, relações e suportes
- Arte Pública, Museus e Patrimônio

Tendências Estéticas
- Territórios Artísticos
- Estética Contemporânea
- Estética do Digital
- Novas abordagens estéticas

Educação Artística
- TICs na Educação Artística
- Ensino à distância e Espaços de partilha
- E-learning e relacionamento pedagógico-didático

Nenhum comentário: