terça-feira, 14 de outubro de 2008

Revista DataGramaZero de Outubro está disponível online

rata o número da tecnologia de informação e gestão de documento voltadas para erradicar as desigualdades que prevalecem na sociedade moderna. É Necessário, então, um olhar mais distante que a da provisão do acesso às tecnologias de informação e de comunicação e as habilidades para seu uso. Devemos olhar além da visão determinista de que a tecnologia trará sempre e somente benefícios positivos no seu trajeto As novas tecnologias digitais não resolvem, por si, o processo total de ajudar indivíduos a mudar suas vidas para o melhor.

O DataGramazero de Outubro traz os seguintes artigos:


1 -
Gestão e tecnologia da informação: desafios do profissional da informação
por Joana Coeli Ribeiro Garcia

Resumo: Contextualiza o ambiente da sociedade da informação, para tratar de aspectos que se relacionam à tecnologia, à informação e à gestão da informação, situando a participação do profissional da informação, em um paralelo entre as funções tradicionais da Biblioteconomia e os desafios esperados na atualidade.


2 -
Memória do futuro no ciberespaço : entre lembrar e esquecer
por Vera Dodebei e Inês Gouveia

Resumo: discute a memória nessa época de quebra de fronteiras espaciais, de crise de identidades e de ubiqüidade. Busca reunir argumentos que motivem os interessados nessas questões a enfrentar o desafio de selecionar memórias para o futuro. A discussão transposta para o ciberespaço é um exercício ainda em curso, que vem incentivando os pesquisadores a pensar a memória social como um composto em movimento, distanciando-a do sentido de acumulação característico das sociedades de escrita.


3 -
Weblog como objeto da Ciência da Informação
por Inara Souza da Silva

Resumo: apresenta o weblog como objeto de estudo da Ciência da Informação, um suporte que oferece inúmeras possibilidades para tratar conteúdos e que tem sido utilizado em diversos setores da sociedade para a publicação, compartilhamento e colaboração de informações na Internet. O weblog tem sido adotado como fonte alternativa para a disseminação de informações e opiniões.

4 -
Do Mundaneum à WEB Semântica: discussão sobre a revolução nos conceitos de autor e autoridade das fontes de informação
por Brasilina Passarelli

Resumo: discussão acerca da revolução nos conceitos de autor e autoridade das fontes de informação desencadeadas pela WEB, no contexto da sociedade em rede. Abordagem histórica, na qual Paul Otlet é referido como futurista preocupado com o controle da informação bibliográfica mundial.

5 -
Conteúdos Digitais de Livros na Sociedade do Conhecimento
por Thiago Souza Araújo e Alessandra Galdo e Julíbio David Ardigo

Resumo: tem como objetivo analisar a contradição aparente entre os interesses da sociedade em relação à democratização da informação diante dos interesses do setor editorial de livros e sua (in)adequação à realidade tecnológica dos conteúdos digitais. Aborda quais as implicações das tecnologias de informação e comunicação para este setor e para o usuário de informações .

------------------------------------------------------------------------------------

Ainda, no DZG temos a recensão dos livros
"A Ciência de Leonardo da Vinci" de Fritjof Capra e "Ciência e Tecnologia no Brasil: O processo decisório e a comunidade de pesquisa" de Renato Dagnino

Em Colunas o artigo de opinião nos fala sobre
Diversidade cultural e políticas de informação: que quer indicar: "O conteúdo nunca é total em uma composição digital permeada por narrativas paralelas. Todos os significados ficam com sua percepção "adiada" até que se complete o caminho percorrido pelo receptor. Isto traz uma enorme dificuldade de gestão dos processos de informação."

Os nossos links remetem a sites relacionadas com os artigos deste número.


O DataGramaZero está disponível em:

http://www.datagramazero.org.br
http://www.dgz.org.br
http://www.dgzero.org


Este é um periódico de acesso aberto e tem o
ISSN 1517-3801. É indexado no Brasil e no exterior e esta' disponível só na Internet em formato html, livre para leitura e cópias. No mesmo site é possivel o acesso livre aos nove anos do Datagramazero com cerca de 40 números da Revista, 200 artigos, algo como 300 autores e 4 mil referências vinculadas a estes artigos.

O periódico tem por objetivo induzir e construir elementos facilitadores de um maior e melhor acesso à informação. Tem um leitorado médio estimado em 4.000 usuários ao mês com tem conceito A no Qualis da Capes em mais de uma área do conhecimento.

Nenhum comentário: