segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Coletânea reúne estudos sobre culturas juvenis contemporâneas

Lançamentos

Coletânea reúne estudos sobre culturas juvenis contemporâneas

No dia 22 de outubro de 2008, a partir das 18h30, será lançada na Livraria da Vila, em São Paulo, a obra Culturas Juvenis no Século XXI (Educ – Editora da PUC/SP). O livro é uma coletânea organizada pela Profa. Silvia Borelli (PUC/SP) e pelo Prof. João Freire Filho (UFRJ).

Nesta coletânea de ensaios, pesquisadores dos campos da Comunicação e Ciências Sociais analisam diferentes facetas que compõem o complexo e multiforme universo das culturas juvenis contemporâneas. Em destaque, na abertura do livro, a presença de Jesús Martín-Barbero. Inegável referência na consolidação dos diálogos entre comunicação e cultura e um dos precursores de uma nova reflexão sobre juventude no contexto latino-americano, Martín-Barbero contribui, de forma significativa, para o adensamento teórico de conceitos como percepção, sociabilidade, tecnicidade e subjetividade.

Na primeira parte do livro, são examinados eixos temáticos recorrentes na caracterização do que seriam os “retratos da nova geração” difundidos pelas indústrias culturais, além de percepções dos próprios jovens a respeito dessas imagens estereotipadas. Entre as diversas questões relevantes e atuais abordadas, figuram a regulação do prazer juvenil, os fenômenos correlatos da “adultescência” e da “juvenilização” e a representação midiática da violência e da desigualdade social.

A segunda parte apresenta análises sistemáticas de variados aspectos do circuito de produção e de apropriação cultural juvenil. Privilegiando, em geral, a (net)etnografia como ferramenta metodológica, os autores trazem à tona, entre outras temáticas importantes, o consumo do luxo e do lixo cultural, a atuação das comunidades de fãs, as disputas simbólicas e os processos de sociabilidade que informam a cena da música eletrônica e as representações e práticas que gravitam em torno da cultura hip hop.

Além de integrantes do corpo docente e discente dos programas de pós-graduação em Comunicação e Cultura da UFRJ e em Ciências Sociais da PUCSP, a coletânea conta com a presença de pesquisadores de distintas regiões do país que participam do GT Comunicação e Sociabilidade da COMPÓS (Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação), coordenado por João Freire Filho, em 2007 e 2008, e do NP Comunicação e Culturas Urbanas da INTERCOM (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação), coordenado por Silvia H. S. Borelli, entre 2005 e 2008.

SERVIÇO

- Lançamento da coletânea Culturas Juvenis no Século XXI (Educ)

- Onde: Livraria da Vila, Rua Fradique Coutinho, 915 – Vila Madalena – São Paulo / SP, Telefone (11) 3814-5811

- Quando: 22/10/08 – quarta feira, a partir das 18h30

Nenhum comentário: