terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Capes renova acesso de instituições brasileiras ao Portal de Periódicos

O acesso ao Portal de Periódicos, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), foi renovado nesta semana com 187 instituições de ensino superior (IES). O programa de acesso à informação científica da Capes é considerado um dos mais importantes do mundo e tem servido de modelo para outros países. O serviço pode ser encontrado nas instituições que atuam na pós-graduação (universidades federais e centros de pesquisa, estaduais, e IES particulares com programas de pós com nota igual ou acima de 5).

Em carta aos reitores, o presidente da Capes, Jorge Guimarães, parabenizou as instituições que "avançam na qualidade de seus cursos de pós-graduação stricto sensu continuando a merecer o apoio da Capes neste particular". Para ele, "o Portal de Periódicos é um extraordinário e valioso instrumento para o desenvolvimento da pesquisa no Brasil. Acompanhando a evolução da produção científica nacional podemos, certamente, destacar a enorme contribuição do Portal nos avanços e indicadores que vêm crescendo continuamente", afirma.

No novo termo de compromisso assinado, as instituições se comprometem a divulgar e promover o uso dos serviços oferecidos pelo Portal de Periódicos, oferecendo treinamento a professores, pesquisadores, alunos e funcionários. Além disso, devem coibir o uso das publicações disponíveis no Portal para fins comerciais ou outros atos que possam violar os direitos autorais.

Periódicos - O Portal, um dos maiores acervos de acesso a periódicos do mundo, foi criado pela Capes em 2000. Oferece um enorme banco de informações, democratizando o acesso às publicações científicas e tecnológicas de excelência produzidas no cenário internacional. A partir de 2004, a coleção do Portal foi ampliada de 3.600 para cerca de 12 mil revistas de títulos internacionais.

O acesso passou de sete milhões em 2002 para 47 milhões em 2006, com média atual de 130 mil acessos diários. A consulta gratuita é oferecida a cientistas, pesquisadores, professores e estudantes de instituições que possuem programas de pós-graduação recomendados pela Capes. A comunidade em geral pode solicitar o acesso ao Portal nas bibliotecas das instituições. (Adriane Cunha)

fonte: site da Capes

Nenhum comentário: