terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Capes investe em cooperação internacional com o México

O Brasil e o México assinaram acordo inédito para a realização de intercâmbio na área de formação de recursos humanos no nível de graduação e pós-graduação. O documento foi assinado pelo presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC), Jorge Guimarães, e pela diretora geral adjunta de Assuntos Culturais da Secretaria de Relações Exteriores do México, Luz Elena Baños Rivas, na semana passada, em Brasília.

Segundo o coordenador-geral de Cooperação Internacional da Capes, Leonardo Barchini Rosa, o Brasil e o México são os países com maior experiência em pós-graduação da América Latina. “A expectativa que temos é de que a demanda da comunidade científica seja muito grande em relação a essa cooperação”, acredita.

Os projetos irão permitir o intercâmbio de estudantes e professores brasileiros e mexicanos, possibilitando a troca de experiências. Grupos de pesquisadores dos dois países irão realizar estudos conjuntos, comparativos, de avaliação de cursos e métodos de ensino das instituições envolvidas. Serão concedidas, inicialmente, pelo menos 15 bolsas por ano, nas modalidades de doutorado, doutorado sanduíche ou pós-doutorado.

Os dois países pretendem realizar um workshop científico no primeiro trimestre de 2008. No encontro haverá definição de áreas de interesse comum e discussão a respeito das melhores formas para colocar em prática a cooperação. (Assessoria de Imprensa da Capes)

fonte: site Capes

Nenhum comentário: