quarta-feira, 28 de novembro de 2007

CNPq renova convênio com agência alemã de fomento à ciência e tecnologia

Representantes de duas agências alemãs de fomento à ciência e tecnologia reuniram-se com o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Marco Antonio Zago, na última quarta-feira (21/11) para discutir o andamento da cooperação entre Brasil e Alemanha.

Estiveram presentes no encontro o Chefe da PT-DLR, Siegfried Schneider, organização que gerencia os projetos do Ministério Federal para a Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF), juntamente com o responsável pela cooperação com o Brasil, Matthias Frattini, e os representantes da Cooperação Internacional para a América Latina, Dietrich Halm e Alida de Höbener, da Fundação Alemã de Pesquisa (DFG), além do representante da Divisão de Tecnologias de Produção da Fundação, Ferdinand Holimann, e o representante acadêmico da DFG no Brasil, José Carlos de Araújo. Também acompanhou a delegação a Adida Científica da Alemanha no Brasil, Julia Kundermann.

Na ocasião, foram sugeridos novos mecanismos para o aprofundamento da cooperação bilateral entre os dois países. Ao final, foi renovado o Convênio CNPq/DFG, com a assinatura do novo instrumento de cooperação pelo presidente do CNPq.

Os representantes das duas Agências alemãs e do CNPq também estiveram presentes na XXVI Reunião da Comissão Mista Brasil-Alemanha para a Cooperação Científica e Tecnológica, realizada no Palácio do Itamaraty nos dias 22 e 23 de novembro, para a formação de subgrupos de trabalho. Entre os diversos temas em que se formaram os subgrupos estão a cooperação aeronáutica e aeroespacial, meio ambiente, sustentabilidade e pesquisa agrícola, formação e capacitação científica e tecnológica, cooperação educacional, profissional e tecnológica, pesquisa em saúde e novos temas.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do CNPq

Foto: Eliane Discacciati

Nenhum comentário: