sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Pesquisadores Brasileiros lançam livro de referência no campo da Semiótica da Cultura

fonte: jornal da intercom

Em Semiótica da Cultura e Semiosfera pesquisadores debatem, pela primeira vez num mesmo volume, a relevância do conceito de Semiosfera para o entendimento dinâmica da cultura.

O livro Semiótica da Cultura e Semiosfera, publicado pela Editora Annablume-Fapesp e organizado por Irene Machado, é resultado do I Encontro Internacional para o Estudo da Semiosfera, realizado em 2005, no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. O Congresso foi um empreendimento do grupo de pesquisa OKTIABR (Grupo de Pesquisa para o Estudo da Semiosfera), coordenado pela Profa. Irene Machado.

Semiosfera é o termo proposto por Iúri Mikhailovich Lótman para designar o campo de estudos semióticos voltado à compreensão dos encontros culturais. A idéia geradora do conceito surgiu da necessidade de entender como diferentes culturas se relacionam e criam conexões que se traduzem em códigos, linguagens, sistemas de signos de grande complexidade.

O livro apresenta artigos dos conferencistas e é acompanhado de um CD-Rom dos trabalhos apresentados nas sessões de comunicações. Renomados pesquisadores da área participaram desta publicação. Entre eles estão: Desidério Navarro, do Centro Teórico-Cultural Critérios, de La Habana – Cuba; Göran Sonesson, da Universidade de Lund; Irene Machado, da ECA – USP; Jerusa Pires Ferreira, do PEPG em Comunicação e Semiótica da PUC-SP; Jorge Albuquerque Vieira, do PEPG em Comunicação e Semiótica da PUC-SP; José Luiz Fiorin, da USP; Kalevi Kull, do Departamento de Semiótica da Universidade de Tártu; Lucia Santaella, do PEPG em Comunicação e Semiótica da PUC-SP; Lucrécia Ferrara do PEPG em Comunicação e Semiótica da PUC-SP; Mohammed Elhajji, da UFRJ; Peter Torop, coordenador do Departamento de Semiótica da Universidade de Tártu; Winfried Nöth, diretor do Centro Interdisciplinar de Estudos em Cultura da University of Kassel.

A riqueza do empreendimento científico deste livro é resultado de uma cooperação e compartilhamento internacional entre pesquisadores e do Grupo de Pesquisa para o Estudo da Semiosfera, que agora é colocado à disposição dos estudiosos e pesquisadores interessados nos temas da semiótica da cultura. O lançamento acontecerá no próximo dia 10 de novembro, sábado, a partir das 15h, na Livraria da Vila, em São Paulo, com tarde de autógrafos e palestra com Irene Machado, Lucrécia D´Alessio Ferrara e Boris Schnaiderman.

Nenhum comentário: