terça-feira, 13 de novembro de 2007

Discussão sobre Creative Commons hoje na TV Cultura

A colega Gisela Castro - da ESPM convida todos para assistirem a sua participação no programa "Observatório da Imprensa" nesta TERÇA-FEIRA, DIA 13 DE NOVEMBRO, das 22:40 às 23:40, na TV CULTURA de SP. Abaixo, mais informações sobre o programa e os convidados q irão participar do debate.

PAUTA:
A produção cultural vive uma encruzilhada. Com o avanço da tecnologia, cópias se espalham mundo afora, com ou sem fins comerciais. Uma das maiores vítimas desses corsários cibernéticos foi o filme “Tropa de Elite”, que bem antes de sua estréia já tinha milhares de cópias piratas nas mãos dos camelôs. Mas essa discussão vai bem além. O ministro da Cultura, o cantor e compositor Gilberto Gil, decidiu incentivar as cópias das músicas de seu novo cd, que tem o sugestivo nome de “Banda Larga”. A reação foi imediata. A União Brasileira de Compositores chegou a rotular Gil como “exterminador de criadores”. Mas, o fato é que esta discussão é mundial e a indústria cultural, atropelada pela nova realidade do mercado, ainda não conseguiu encontrar uma fórmula para continuar vivendo e garantindo lucros.
O Observatório da Imprensa da próxima terça-feira vai debater este tema. Vamos falar sobre o “Creative Commons”, uma iniciativa para tentar regularizar o material disponível na rede. E analisar opiniões pró e contra a liberação de conteúdo na web.
O editor-responsável e apresentador do programa é o jornalista Alberto Dines, que estará no Rio de Janeiro junto com a apresentadora Claudia Tisato.
Convidados das Praças:
RJ – Carlos Affonso Pereira, vice-diretor do centro de tecnologia e sociedade da FGV.
SP – Alexandre Matias, editor assistente do caderno Link de O Estado de S.Paulo e
Gisela Castro, professora do mestrado ESPM, pesquisadora sobre o consumo de música na internet.
BSB – Marcos Alves de Souza, coordenador de direito autoral e políticas culturais do ministério da Cultura

Nenhum comentário: