segunda-feira, 12 de novembro de 2007

I MOSTRA DE MÍDIA E MÚSICA

I MOSTRA DE MÍDIA E MÚSICA

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade
Federal de Pernambuco – PPGCOM/UFPE realiza, nos dias 17 e 18 de
janeiro/2008, a I Mostra de Mídia e Música.
Com o tema “mídia, música e mercado na contemporaneidade”, o
PPGCOM/UFPE propõe um espaço em que sejam debatidos os diferentes
pensamentos sobre a música popular na atualidade, estimulando a pesquisa
sobre mídia e música, a fim de que se possa aprimorar conhecimentos e
fortalecer as práticas interdisciplinares que englobem essa temática.
A partir do entrelaçamento da música enquanto processo social e,
sua respectiva inserção nos diferentes veículos midiáticos, é
perceptível no âmbito acadêmico, a necessidade de aprofundamentos dos
estudos que tratem do binômio música e comunicação. Música aqui é
tratada não somente como um material estético concebido sob um conjunto
de padrões, mas sim como prática social; um fenômeno intimamente
associado ao advento das diferentes formas de circulação de produtos
culturais na atualidade, amplamente difundidos através de exibições em
programas de todas as mídias (TV, rádio, internet), resultando num
processo dinamizador.
Participarão pesquisadores de música e comunicação, vindos de
várias universidades do país.

-Data: 17 e 18 de janeiro de 2008

-Local: Centro de Artes e Comunicação (CAC) da UFPE. Avenida
Acadêmico Hélio Ramos, s/n – Cidade Universitária. 50670-901, Recife –
PE.

-Inscrições (gratuitas): de 10 de novembro/2007 a 15 de
janeiro/2008, no site: www.ufpe.br/ppgcom.

-CHAMADA DE TRABALHOS:

Para onde submeter:

A) Grupos temáticos (GTs):
Os grupos temáticos estão divididos em dois eixos principais:
gêneros, cenas e dinâmicas identitárias e mídia, música e mercado.
Embora sejam dois os GTs, pode haver a separação dos trabalhos por
sessões de proximidade de abordagens, que funcionarão durante o horário
destinado ao GT.

-GT 1: Gêneros , cenas e dinâmicas musicais
A proposta do GT é discutir as características e o panorama musical
na atualidade, destacando-se as hibridizações, os diferentes
diálogos e mediações proporcionados pela prática musical, bem como
referências à estética, ressignificações e roupagens nos diferentes
gêneros, em consonância com o entendimento de música como prática social
que contribui para consciência e produção simbólica. Este GT
agrega trabalhos que tratem de identidade, rearranjos, invenções
paródicas, circuitos musicais variados, análises de obras, enfim, as
discussões sobre as comunidades musicais contemporâneas.

-GT 2: Mídia, música e mercado
A proposta do GT é discutir o processo de consolidação da música
enquanto produto mercadológico, os fatores e as conseqüências
visíveis e que ocasionam numa dinâmica de produção, circulação e
consumo mais instantânea e abrangente, tendo em vista o progresso dos
dispositivos tecnológicos contemporâneos, bem como a inserção na mídia
de massa mais consolidada por rádio e TV. Este GT agrega trabalhos que
tratem de circulação de música na Internet, produção independente,
programas e programações de rádio e TV e temáticas afins.

B) Mostra de Trabalhos de Conclusão de Curso (MTC):
Destinado à apresentação de trabalhos de conclusão de cursos
(qualquer habilitação) das Escolas de Comunicação do país, que tratam
de temáticas relacionadas à música. O interessado em expor o TCC
deve enviar resumo (até 30 linhas) contendo:
Título da monografia; data e local/IES de defesa; nome do
orientador. Seguem as demais regras de submissão de resumos. Não é necessário
envio do TCC completo.

Normas para submissão e envio:

Resumo:
O resumo deve ser enviado para o e-mail: midiaemusica@gmail.com,
contendo no início: Nome do autor, titulação, instituição e e-mail,
alinhados à direita. No título da mensagem colocar: GTNº_nome do autor
O corpo do resumo deve ser escrito entre 10 e 30 linhas (parágrafo
único), com fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço simples, sem
recuo de parágrafo. Deve ser acompanhado de três a cinco palavras-chave,
separadas por vírgula.
-Submissão de resumos: de 10 de novembro a 05 de dezembro/2007
-Resultado da submissão: até 12 de dezembro/2007

Texto completo:
O texto completo deve ser enviado para o e-mail:
midiaemusica@gmail.com, tendo como título da mensagem: GTNº_nome do
autor.
No início da página colocar o título do texto centralizado e o
nome do autor alinhado à direita. Como nota de rodapé, colocar a
instituição e um minicurriculum de até três linhas e e-mail.
O texto completo deve conter até 12 páginas (excetuando as
referências bibliográficas), fonte Times New Roman, espaço 1,5, justificado,
com margens superior, inferior, direita e esquerda a 2,5 cm e
parágrafos a 1,5 cm da margem. As notas de explicativas devem vir
imediatamente no fim da página. As citações devem ser escritas na forma: AUTOR,
DATA, PÁG. No caso de citações longas, com mais de três linhas,
devem ser destacadas do texto, com letra tamanho 10 e recuo de 4 cm da
margem.
Envio de texto completo: Até 07 de janeiro de 2008
Só serão publicados nos Anais do evento (CD-Rom), os trabalhos
enviados no prazo. Autor que tiver texto selecionado e não o enviar
completo no prazo pode apresentá-lo, mas não terá o artigo publicado nos
anais.

Mais informações: www.ufpe.br/ppgcom ou e-mail:
midiaemusica@gmail.com

Coordenador do PPGCOM:
Prof. Dr. Paulo Cunha

Coordenação Geral do evento (midiaemusica@gmail.com ):
Esp. Rogério Costa. radialistama@yahoo.com.br

Comissão Científica:
Prof. Dr. Felipe Trotta
Prof. Dr. Paulo Cunha
Prof. Dr. Afonso Júnior
Ms. Lydia Barros
Jor. Mariana Lobo
Rad. Márcio Monteiro

Comissão Organizadora (midiaemusica@gmail.com ):
-Secretaria: Carolina Apolinário e Marcos Neves
-Assessoria de Comunicação: Maira Albuquerque e Thiago Rafael
-Organização de GTs: Bruno Maciel e Mariana Souza
-Programação cultural: Carolina Lopes e Nicolau Domingues
-Produção dos Anais do evento: Amanda Nascimento
-Trabalhos Gráficos: Guilherme Honorato

Nenhum comentário: