segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

InFormação: Curso de extensão da USP discute a cobertura da mídia sobre políticas públicas sociais

Têm início no dia 1º de fevereiro as inscrições para o curso de extensão “Jornalismo e Políticas Públicas Sociais”, promovido pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), em parceria com a Agência de Notícias dos Direitos da Infância – ANDI.    
A iniciativa tem por objetivo estimular entre os participantes uma consciência crítica a respeito da qualidade do conteúdo da mídia sobre as questões sociais brasileiras. Para tanto, serão examinados casos concretos da cobertura dos veículos de comunicação do país, como forma de compreender o tratamento editorial, cultural e ético dado às políticas públicas sociais em geral e, especificamente, às políticas voltadas à infância e adolescência.
Também serão desenvolvidas metodologias que propiciem a avaliação da visão do comunicador acerca da agenda social, contribuindo para a uma representação mais democrática da mídia a partir da exploração de uma multiplicidade de temas e da inclusão de diversos atores da cena social brasileira (acesse aqui o programa completo do curso).

Diversidade de olhares
Para a secretária-executiva da Rede ANDI Brasil, Ciça Lessa, o fato de o curso ser aberto à comunidade contribui para uma diversidade de olhares e opiniões sobre o tema. “Vários profissionais ligados à área social também participam e enriquecem significativamente o debate. É preciso estar atento à importância da mídia e de toda a população no acompanhamento das políticas sociais”, afirma.
Os encontros serão realizados às segundas-feiras, do dia 1º de março a 21 de junho de 2010, no Auditório Freitas Nobre da ECA-USP, localizado na avenida Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 12 de fevereiro. A carga horária total será de 36 horas.
O curso faz parte das atividades do Programa InFormação, uma realização da ANDI que conta com o apoio do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo. O objetivo do Programa é a qualificação de estudantes de jornalismo na cobertura da agenda social brasileira.
Para mais informações sobre as inscrições no site da Universidade de São Paulo, clique aqui.

Serviço

Curso de Extensão: “Jornalismo e Políticas Públicas Sociais” (ECA-USP)  
Inscrições: até 12/02  
Quando: 01/03 a 21/06/2010      
Hora: 10h às 12h          
Local: Auditório Freitas Nobre
Responsáveis: José Coelho Sobrinho (USP), Ciça Lessa (Rede ANDI Brasil) e Fábio Senne (ANDI)
Promoção: Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), em parceria com a Agência de Notícias dos Direitos da Infância – ANDI.
Outras informações: politicaspublicas@andi.org.br

Nenhum comentário: