quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Classificados nos prêmios estudantis terão colóquio acadêmico no Congresso da Intercom

Por Rosa Dalla Costa
Os Prêmios Estudantis da Intercom (Vera Giangrande, Francisco Morel e Freitas Nobre) terão uma novidade a partir de 2010. Os três primeiros colocados de cada um desses prêmios vão participar de um Colóquio Acadêmico no dia 1º de setembro, o primeiro dia do XXXIII Congresso Nacional da Intercom, a ser realizado em Caxias do Sul (RS).
No Colóquio, os autores dos trabalhos classificados apresentarão seus trabalhos diante de um júri composto por cinco professores, que apontarão – após a apresentação oral dos trabalhos – os primeiros, segundos e terceiros lugares de cada prêmio. A idéia do Colóquio é a de possibilitar uma aproximação entre os trabalhos classificados de iniciação científica, mestrado e doutorado, bem como uma troca de experiências e um debate acadêmico entre eles e o júri presente. Essa prática, aliás, foi iniciada nos primeiros anos dos prêmios da Intercom e será retomada a partir de 2010.
Os Prêmios Estudantis da Intercom visam incentivar e valorizar a produção científica na área da comunicação desde a graduação até o doutorado. Os melhores trabalhos apresentados nos Grupos de Trabalho são enviados a um júri com representantes de todas as regiões do país. Dessa avaliação dos trabalhos escritos saem três classificados em cada um dos prêmios, que devem então apresentar oralmente os trabalhos no Colóquio Acadêmico para um novo júri.
No Congresso da Intercom de 2009 foram classificados onze trabalhos para o Prêmio Vera Giangrande, vinte e quatro para o Francisco Morel e vinte para o Freitas Nobre. Nos meses de outubro, novembro e dezembro do ano passado esses textos foram lidos e avaliados por um júri formado pelos professores e sócios da Intercom Moacir Barbosa de Sousa, Maria Ataíde Malcher, Maria Helena Weber, Mônica Fort, Jorge Karam, Victor Gentilli, Maria Érica de Oliveira, Thalita Sasse, Ana Lúcia Enne, Maria do Socorro Veloso, Janaína Jordão, Luiza Elayne Correa Azevedo, Marco Roxo e Zeca Marques.
Os três trabalhos classificados em cada um dos prêmios são os seguintes:
Vera Giangrande
- O que você está fazendo? Um estudo da socialidade no twitter, de Filipe Speck, Nani Rios (UFSC)
- Flash Mobs, Movimentos que transcendem o Ciberespaço: uma ferramenta alternativa de comunicação, de Everton Bohn Kist (Unifra)
-Propaganda Política na Sociedade de Consumidores: o mercado eleitoral na disputa pela prefeitura de Juiz de Fora em 2008, de Mário Braga Magalhães Hubner Vieira (UFJF)
Francisco Morel
- A barreira Estético-Produtiva no Cinema Brasileiro, de Bruno Bueno Pinto Leites (Unisinos)
- Telenovela e mediações culturais na conformação da identidade feminina, de Lirian Sifuentes (UFSM)
- Por uma estética fotográfica do instante, de Gabriela Pereira de Freitas (UnB)
Freitas Nobre
- A programação do rádio brasileiro do campo público: um resgate da Segunda fase histórica dos anos 40 ao início dos anos 70, de Valei Regina Mousquer Zuculoto (UFSC)
- Fanfics: A interação entre Leitura, Escrita e Tecnologias da Informação, de Sérgio Luiz Alves da Rocha (UERJ)
- Fotografia e tempo: vertigem e paradoxo, de Cláudia Gilmar Linhares Sanz (UFF)
Os demais trabalhos classificados receberão um certificado de menção honrosa dos respectivos prêmios, a ser enviado por email na ocasião do Congresso.
Mais informações sobre os prêmios e os resultados podem ser obtidas com a Diretora Cultural da Intercom, Profa. Rosa Dalla Costa, por meio do endereço rmdcosta@uol.com.br.

Nenhum comentário: