quinta-feira, 20 de maio de 2010

Ementa do curso de Elias Machado

UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ
MESTRADO EM COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS
CURSO: JORNALISMO DIGITAL EM BASES DE DADOS
PROF.: ELIAS MACHADO
DATA: 20/05/ 2010
EMENTA: O Curso busca discutir as particularidades do Jornalismo Digital em Bases de Dados como uma quarta fase do Ciberjornalismo, chamando a atenção para as mudanças que podem ser identificadas nas etapas de apuração, composição, edição e circulação de informações jornalísticas. As conseqüências da universalização do uso das bases de dados para a organização dos processos de produção, para a composição dos produtos jornalísticos, para a incorporação do público na produção dos conteúdos e circulação das informações.

PROGRAMA
1ª SESSÃO
As fases do jornalismo digital (1ª, 2ª, 3ª e 4ª Gerações)
O Conceito de Jornalismo Digital em Bases de Dados
As mudanças nos processos de produção e produtos
A descentralização das etapas de produção no ciberjornalism
A apuração no Jornalismo Digital em Bases de Dados
2a SESSÃO
A descentralização dos processos de busca de informações
A intranet como modelo de gestão no jornalismo digital
Modelos de edição no Jornalismo Digital em Bases de Dados
A circulação de informações no jornalismo em Bases de Dados
Modelos estáticos e dinâmicos de circulação de informações
A descentralização dos processos de circulação de informações


METODOLOGIA
Aulas expositivas e discussão com os alunos do curso.

BIBLIOGRAFIA
Pauta Geral Vol 4 No 4, (2002), Salvador, Calandra. pp. 51-68.
BARBOSA, Suzana, MACHADO, Elias, MIELNICZUCK, Luciana, PALACIOS, Marcos; RIBAS, Beatriz Beyond Profecies. A critical to 'New News' retrospective: Is online news reaching its potential? of Nora Paul. Article submissed to Brazilian Journalism Research, 2005.
BARBOSA, Suzana. O Jornalismo Digital em Bases de Dados. Um paradigma para produtos jornalísticos digitais dinâmicos. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Comunicação. FACOM/UFBA, 2007.
BOYED-BARRET, Oliver and RANTANEN, Terhi. Globalization of news, London, Sage Publications. 1998.
BRUNS, Axel. Gatewatching. Online collaborative news. London: Peter Lang Publishers. 2005.
COLLE, Raymond. Explotar la información noticiosa – Data minning aplicado a la documentación periodística. Madrid, Universidad Complutense, 2002.
COX, Mike; TADIC, Linda; MULDER, Ellen. Descriptive metadata for television. London: Focal Press, 2006.
CROCOMO, Fernando. TV Digital e Produção Interativa. Florianópolis: EFUSC, 2008.
CHESNAIS, Pascal et al. The fishwrap personalized system. Boston, MIT, Media Laboratory. 1995.
GARRISON, Bruce. Computer-Assisted Reporting. New Jersey. LEA, 1995.
LOPEZ, Xosé (Coord.). Sistemas digitales de información. Madrid. Pearson, 2006.
GILLMOR, Dan. We the media. Grassroots journalism by the people, for the people. O’Reilly, Sebatopol, Canada, 2004.
NORA, Paul. 'New News' retrospective: Is online news reaching its potential? In Online Journalism Review Disponível em http://www.ojr.org/ojr/stories/050324paul/ Acessado em 11.12.2005
MACHADO, Elias. O jornal digital como epicentro das redes de circulação de notícias In Pauta
MACHADO, Elias. O Jornalismo Digital em Bases de Dados. Florianópolis: Calandra. 2006.
MANOVICH, Lev. A Database as genre of New Media. Disponível em Consulta em 10.04.2009.
MEDIAVILLA, Jorge Clemente. Introducción al software de gestión en la producción audiovisual. Madrid: Fragua, 2006.
PAVLIK, John. The futere of journalism on-line. A guide to do who’s what. In Columbia Journalism Review (4), 1997 Disponível em http://backissues.cjrarchives.org/year/97/4/online.asp Consultado em 15 de julho de 2008.
QUINN, Stephen. Knowlodge management in the digital newsroom. Londres: Focal Press, 2002.
QUINN, Stephen. Journalism Convergent.London: Meter Lang, 2006.
ROJO VILLADA, Pedro A. La empresa periodística multimedia. Madrid. Siranda Editorial, 2006.
SCHWINGEL, Carla. Sistemas de produção de conteúdos no ciberjornalismo. A composição e a arquitetura da informação nos produtos jornalísticos. Tese de Doutorado. Salvador: FACOM/UFBA, 2008.
SMITH, Anthony. Goodbye Gutemberg. Newspaper revolution in 1980’s, Oxford: Oxford University Press, 1980.

Nenhum comentário: