quinta-feira, 20 de maio de 2010

Ciências e Cognição - Chamada de Artigos

 

Ciências & Cognição - Chamada de Artigos


O periódico Ciências & Cognição (ISBN 1806-5821) divulga a chamada de artigos para os fascículos 15(2), de julho/2010, e 15(3), de novembro de 2010. Os volumes são organizados nas seções: 1. Núcleo Temático (artigos científicos originais; ensaios acadêmicos e revisões sistemáticas) e 2. Temas Livres (artigos científicos originais; ensaios acadêmicos, revisões sistemáticas, estudos de caso e resenhas críticas).
 
Trata-se de um periódico científico multidisciplinar que publica artigos acadêmicos de colaboradores nacionais e internacionais, em português, espanhol e inglês, após avaliação por pares antes da publicação. É publicado quadrimestralmente, desde 2004, garantindo o acesso livre e gratuito a todo o seu conteúdo, bem como a disponibilidade online de todas as edições anteriores (www.cienciasecognicao.org).
 
Os manuscritos destinados à seção Temas Livres podem ser submetidos a qualquer tempo (fluxo contínuo). Entretanto, as submissões destinadas aos Núcleos Temáticos devem ser enviadas até os prazos indicados abaixo:
- 15/06/10 para o vol. 15(2) – Núcleo Temático: Memória e Representações Mentais;
- 31/09/10 para o vol. 15(3) – Núcleo Temático: Corpo, Corporeidade e Cognição.
 
Os prazos para avaliação variam de 30 a 120 dias úteis, dependendo da natureza do material submetido, sua complexidade e cumprimento das exigências editorias (normas para submissão). O prazo mínimo se refere aos materiais: corretamente formatados, que sigam as normas editorias (http://www.cienciasecognicao.com.br/pdf/normas_cec.pdf ) previstas e que sejam recomendados sem qualquer restrição pelos pareceristas. O modelo-mestre para auxiliar na formatação está disponível online (http://www.cienciasecognicao.com.br/pdf/modelo_mestre.pdf ). Caso o volume atinja o volume máximo de páginas previsto por fascículo, o manuscrito será avaliado para o volume seguinte. A submissão deve ser exclusivamente online (descrição no final da chamada).
 
São aceitos os seguintes formatos para publicação:
·        Artigos Científicos (empírico, experimental ou teórico): material inédito oriundo de investigação científica. O material deve ser original (dados) e destinado exclusivamente para esta revista, não tendo sido publicado integralmente em nenhum outro veículo. Máximo de 30 páginas.
·        Revisões de Literatura (sistemática): a revisão sistemática deve ser planejada para responder a uma pergunta específica, utilizando métodos explícitos e sistemáticos para identificar, selecionar e avaliar criticamente os estudos, e para coletar e analisar os dados destes estudos incluídos na revisão. Máximo de 30 páginas.
·        Ensaio Acadêmico: texto acadêmico breve, de cunho didático, expondo ideias, críticas e reflexões científicas a respeito de certo tema. Consiste na defesa de um ponto de vista original sobre um tema, sem que se paute exclusivamente em provas de caráter científico. Máximo 25 páginas.
·        Resenhas Críticas: descrição, exame e o julgamento de obra recente (não mais que 3 anos). Deve conter posicionamentos de ordem técnica diante da obra, seguidos de um resumo do conteúdo e demonstração de sua importância. Máximo de 5 páginas.
 
 
 
INDEXAÇÕES
 
O periódico Ciências & Cognição (também registrado como Ciências e Cognição) está indexado aos seguintes bancos de dados (ordem alfabética): BVE (indexado como: Ciências e Cognição) http://bve.cibec.inep.gov.br/; BVS-Psi  http://www.bvs-psi.org.br/  CanalCiência / Ibict http://www.canalciencia.ibict.br/links/links.php?buscar_todos=Sim&links=13; CLASE; CogPrints - Cognitive Science E-print Archives - http://cogprints.org/; DIALNET (Universidad de La Rioja) http://dialnet.unirioja.es/; DOAJ - Directory of Open Access Journals (como: Ciências e Cognição) http://www.doaj.org/; EBSCO Open Access Portuguese Collection; Education Research Global Observatory http://ergo.asu.edu/index.html ; E-jounals.org http://www.e-journals.org/past.shtml; Harvester2 http://harvesters.sfu.ca/demo/; LATINDEX http://www.latindex.unam.mx/  LIVRE http://livre.cnen.gov.br/Inicial.asp PEPsic http://scielo.bvs-psi.org.br/scielo.php; SCIRUS http://www.scirus.com/; PERIÓDICOS CAPES (como: Ciências e Cognição) http://www.periodicos.capes.gov.br/portugues/index; QUALIS http://servicos.capes.gov.br/webqualis/; SIBiNet http://www.usp.br/sibi/; Sumarios.org http://www.sumarios.org/ .UNC University Libraries http://eresources.lib.unc.edu/ejournal/titlematch.php?resourceID=128024.
 
PROCEDIMENTO PARA SUBMISSÃO
 
Para a submissão de material para avaliação, é necessário que o colaborador:
 
- cadastre-se através do link: http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/user/register , no campo "Resumo da Biografia" inserir os dados conforme indicado no site. O "Resumo da Biografia" não constará no corpo do texto (versão final), os leitores terão acesso ao "Resumo da Biografia" pelo registro cadastrado pelo autor no perfil do sistema online, sendo qualquer incorreção responsabilidade exclusiva do autor no ato de seu cadastramento. Os dados poderão ser atualizados diretamente pelo autor a qualquer tempo.
- não deixe de marcar a opção "autor" ao fazer o registro;
- observar, rigorosamente, as orientações de formatação descritas nas normas (a não observância importará em suspensão do processo de avaliação e devolução ao autor para que formate corretamente), bem como que tipo de material pode ser submetido;
- fazer o logon, através da URL: http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/index , usando o login e senha cadastrados;
- acessar o endereço http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/user ;
- clicar em "Autor", iniciando o processo de submissão, e, então, no item "Iniciar Nova Submissão".
 
FASE 1 - Início
- selecionar o tipo de seção adequada para o material submetido (o material será avaliado em seus aspectos técnicos em relação à seção selecionada);
- verificar se os procedimentos éticos foram previstos e atendidos, no caso de pesquisa com humanos deve constar expressamente no texto que as praxes foram observadas;
- preparar um arquivo separado do texto principal, o qual será carregado em fase posterior, contendo os seguintes dados e formatação (Times New Roman: Título – fonte 16; Título em inglês, nome completo dos autores e vínculo institucional – fonte 12);
- as imagens, tabelas, sons, vídeos e outros recursos audiovisuais devem ser incluídos no texto, bem como anexados individualmente como Documento Suplementar na fase 4 (Transferência de Documentos Suplementares).
 
 
FASE 2 - Inclusão de Metadados
- Incluir os dados do autor, usar o botão "Incluir Autor" para adicionar outros autores, após a decisão final não será permitido sob qualquer argumento a retirada ou inclusão de autores, sendo a correção dos dados de total responsabilidade do autor principal;
- Incluir o título (em CAIXA ALTA) e resumo (formatação normal);
- No campo "Área e sub-área do Conhecimento Acadêmico", indicar a(s) área(s) relacionada(s) com o manuscrito submetido (a seleção de pareceristas/consultores ad hoc será orientada pela definição da(s) área(s));
- No campo "Palavras-chave", incluir as mesmas expressões usadas no texto submetido, separadas por "ponto-e-vírgula (;);
- No campo "Tipo, método ou ponto de vista", informar o método, processo ou metodologia adotada, por exemplo: Pesquisa Experimental; Pesquisa Histórica; Revisão de Literatura; Pesquisa Empírica de Campo; Entrevista Controlada; Análise de Caso; Pesquisa Bibliográfica; Pesquisa Fenomenológica; Prototipagem; etc.
- O preenchimento de TODOS os campos é obrigatória para dar início ao processo de avaliação.
 
FASE 3 - Transferência do Manuscrito
- Efetuar o "upload" (carregamento) do arquivo, o qual deverá ser enviado em formato ".doc", arquivos em formato ".docx" serão devolvidos para conversão.
 
FASE 4 - Transferência de Documentos Suplementares
- Efetuar o "upload" (carregamento) dos Documentos Suplementares (dados autorais, imagens, tabelas, quadros, sons, etc.)
 
FASE 5 - Confirmação
- Clicar em "Concluir Submissão", a confirmação do recebimento de seu material será enviado para o e-mail cadastrado, contendo a ID (número de identificação), este número deverá ser guardado e indicado sempre que for necessário entrar em contato com o periódico.
 
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
- Adequação da  classificação proposta (Artigo Científico, Revisão, Ensaio, Divulgação Científica ou Outro) ao material produzido;
- Relevância, mérito e originalidade para a divulgação acadêmica, científica e/ou tecnológica;
- Adequação do Título e das palavras-chave;
- Adequação do resumo e do abstract (apresentação do tema, da metodologia, do objetivo e resultados);
- Adequação das abordagens teóricas e metodológicas no manuscrito;
- Relevância das figuras, tabelas e/ou outros recursos utilizados (imagem, som ou outros), assim como a adequação das legendas;
- Área(s) de conhecimento(s) do assunto abordado;
- Pontos positivos, negativos e conseqüentes riscos envolvidos:;
- Avaliação final do Manuscrito (recomendação, recomendação com restrições ou não recomendação).
- Avaliação da prioridade (alta, normal, baixa), pela relevância e inovação apresentada no material.

Nenhum comentário: