quarta-feira, 30 de setembro de 2009

ROBERT FRANK E A OPERAÇÃO DE MONTAGEM NO CAMPO DO OLHAR

O grupo de pesquisas "Usos e interfaces da imagem nas mídias" convida todos os interessados a participar de sua reunião na próxima terça-feira, dia 06 de outubro, para assistir à apresentação da fotógrafa Milla Jung, resultado de sua dissertação de mestrado defendida em SC, sobre o tema:

ROBERT FRANK

E A OPERAÇÃO DE MONTAGEM NO CAMPO DO OLHAR

Na série Polaroids, o fotógrafo Robert Frank cria situações encenadas e manipula a superfície bidimensional em condição de pós-produção, construindo imagens com fronteiras imprecisas onde se destacam vazios, palavras, gestos pictóricos, apropriações e encenações. Emergindo por recursos de montagem, tais procedimentos colocam em questão certas referências intrínsecas ao campo da fotografia e da imagem permitindo reconhecer um território onde tanto a fatura como as noções operatórias que se afirmam como fundamento poético se implicam e se rebatem, interrogam e perturbam em relação ao campo do olhar. Na interlocução da história e teoria da arte com a psicanálise e a filosofia, encontramos a possibilidade de problematizar os procedimentos deste trabalho a fim de elaborar as questões que dele ressoam sem, entretanto, reduzir seus termos.

O Grupo de Pesquisas "Usos e interfaces da imagem nas mídias" é interinstitucional (UTP, UP, PUCPR, UFPR, Faculdades Curitiba, além de reunir colegas de outras IEs do interior do Estado do PR e de SC), tendo realizado suas atividades em "campi" diferentes. Desta vez, o encontro será no seguinte local:
LOCAL: UNIVERSIDADE POSITIVO
SALA 217, 2º ANDAR, BLOCO AZUL, DAS 14 ÀS 16H.
Não é preciso pertencer ao grupo ou à UTP para participar da atividade.
Abrs.
Kati Caetano

Nenhum comentário: