quarta-feira, 30 de setembro de 2009

MEC debate novas referências nacionais para cursos de comunicação social

Margarida M. Krohling Kunsch

O Ministério de Educação, por meio da Secretaria de Educação Superior – SESu, sob a coordenação geral do Prof. Dr. Paulo Roberto Wollinger, Diretor de Regulação e Supervisão da Educação Superior, e com a participação de especialistas das áreas de conhecimento, iniciou, no ano corrente, a construção dos Referenciais Nacionais dos Cursos de Graduação (Bachalerado e Licenciatura).

A proposta do MEC é acabar com as “habilitações”, transformando-as em “cursos” e reduzir o número excessivo das nomenclaturas vigentes para terminologias específicas dos cursos existentes. Assim, por exemplo, a Comunicação Social é a grande área de conhecimento e as respectivas habilitações ora vigentes se converteriam em cursos.

Para tanto, foram realizados, ao longo deste ano, encontros com especialistas para a elaboração dos memoriais descritivos de cada um dos cursos de graduação. Iniciou-se com as áreas de “Engenharia”, “Ciências Exatas e da Terra”, “Ciências Biológicas e da Saúde”, “Transporte e Logística”, “Turismo, Gastronomia e Hotelaria” e “Informática”. No momento está em discussão a área de “Ciências Humanas e Sociais”.

Em cada encontro, após a apresentação dos participantes, solicitou-se aos especialistas convidados a análise da pertinência de manutenção, compilação e/ou supressão das diversas nomenclaturas dos cursos vigentes. Esses especialistas foram responsáveis pela elaboração dos memoriais descritivos, que deviam conter: o que faz o egresso do curso, os temas a serem estudados no período de sua formação, as áreas de atuação, bem como a infraestrutura necessária à oferta dos diferentes cursos.

De 13 a 14 de agosto de 2009, foi realizado, em Curitiba (PR) o encontro referente às “Ciências Humanas e Sociais”. A área da Comunicação Social esteve representada por professores e especialistas dos cursos de Cinema e Audiovisual, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Radialismo, e Relações Públicas, que elaboraram os respectivos memoriais descritivos. O trabalho dos especialistas da área de Comunicação Social reunidos no encontro resultou na elaboração dos memoriais descritivos de cada curso que destacassem os seguintes itens:

1. Perfil do egresso

2. Temas gerais e específicos de sua formação

3. Área de atuação

4. Legislação

5. Infraestrutura-Laboratórios

Esses documentos encontram-se disponíveis no site do MEC e estão abertos para novas proposições e ajustes até o dia 16 de outubro próximo. É fundamental que nossa comunidade participe desse processo de consultas e envie sugestões.

Ressalte-se que não se trata de novas “diretrizes” para os cursos de graduação, mas sim de “referências”. A elaboração das diretrizes se dará em uma etapa posterior.


Referências do Curso de Graduação em Jornalismo (Bacharelado)

Carga horária mínima: 3.200 horas-aula

1. Perfil do egresso

O egresso do Curso de Jornalismo é o jornalista profissional diplomado, com formação universitária ao mesmo tempo generalista, humanista, crítica e reflexiva. Esta o capacita a atuar como produtor intelectual e agente da cidadania dando conta, por um lado, da complexidade e do pluralismo característicos da sociedade e da cultura contemporâneas e, por outro, dos fundamentos teóricos e técnicos especializados. Dessa forma terá clareza e segurança para o exercício de sua função social específica no contexto de sua identidade profissional singular e diferenciada dentro do campo maior da Comunicação e da atividade jornalística em particular. O jornalista deve ter procedimento de seleção, hierarquização e apresentação dos fatos sociais, pode gerar percepções e interpretações aprofundadas e inovadoras da realidade que sejam, igualmente, capazes de qualificar o senso comum, enriquecendo o universo cultural dos indivíduos. Deve alcançar compreensão e identificação dos fundamentos éticos prescritos para a conduta dos jornalistas profissionais e da atitude de cidadania necessária ao exercício profissional dos jornalistas, a partir do reconhecimento das expectativas e demandas da sociedade em relação ao seu papel social e ao produto da sua atividade.

2. Temas abordados na formação

Área geral de Comunicação

Teorias da Comunicação, História da Comunicação, Estudos de Mídia, Ética e Deontologia da Comunicação, Pesquisa em Comunicação, Tecnologias da Comunicação, Redes Interativas, Políticas de Comunicação, Estudos da Linguagem, Humanidades e Ciências Sociais, Responsabilidade Social, Gestão e Empreendedorismo, Expressão oral e escrita.

Área específica de Jornalismo

Teorias do Jornalismo; História do Jornalismo; Ética em Jornalismo; Metodologias de pesquisa em Jornalismo; Legislação em Jornalismo; Gêneros jornalísticos; Reportagem, entrevista e apuração jornalística; Redação jornalística; Edição em Jornalismo; Fotojornalismo; Planejamento visual em Jornalismo; Radiojornalismo; Telejornalismo; Ciberjornalismo (jornalismo online, jornalismo digital, webjornalismo); Jornalismo impresso; Assessoria de Imprensa; Planejamento de cobertura jornalística; Gestão de organizações jornalísticas; Tecnologias da comunicação, informação e multimídia aplicados à produção jornalística; Realidade Regional em Jornalismo.

3. Áreas de atuação

O profissional egresso dos cursos de Jornalismo atua em empresas jornalísticas no âmbito da redação como repórter, redator, editor, repórter fotográfico, pauteiro; no âmbito do gerenciamento jornalístico como secretário de redação, chefe de redação, diretor de redação, editor chefe, chefe de reportagem.

Nas empresas, instituições ou organizações privadas ou públicas, como assessor de imprensa ou assessor de comunicação; e ainda, no âmbito gerencial como diretor de imprensa ou de comunicação, coordenador de imprensa ou de comunicação.

Em empreendimentos profissionais como gestor de empresas jornalísticas, principalmente na assessoria de imprensa e de comunicação e também como consultor na área de jornalismo e treinamento de mídia.

4. Infraestrutura recomendada

Laboratório de Redação Jornalística; Laboratório de Ciberjornalismo; Laboratório de Telejornalismo; Laboratório de Radiojornalismo; Hemeroteca, Laboratório de Planejamento Gráfico em Jornalismo; Laboratório de Fotojornalismo; Sala de Aula Multimídia; Sala de Multimeios; Agência Experimental de Notícias; Agência de assessoria de imprensa; Webrádio; Webtv; Auditório com recursos multimídia; Biblioteca.

Legislação pertinente

Decreto-Lei 972/69.
Decreto-Lei 83.284/79.
Resolução CNE/CES nº 16, de 13 de março de 2002


Referências do Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda (Bacharelado)

Carga horária mínima: 2.700 horas-aula

1. Perfil do egresso

O egresso de Publicidade e Propaganda deve apresentar espírito empreendedor para elaborar estratégias e inovações na área de Comunicação que possam ser adotadas por empresas e instituições, na melhoria de sua relação com a sociedade/consumidor. Refletir sobre as transformações no mundo contemporâneo e se interessar por diversas áreas do conhecimento. Ser criativo e promover a comunicação publicitária sendo capaz de planejar, criar, produzir, distribuir e gerir a comunicação a partir de ações promocionais, de incentivo, por eventos e patrocínio, atividades de marketing, venda pessoal, design de embalagem e de identidade corporativa, e de assessoria publicitária de informação.

2. Temas abordados na formação

Gerais: Teorias da Comunicação, História da Comunicação, Estudos de Mídia, Ética e Deontologia da Comunicação, Pesquisa em Comunicação, Tecnologias da Comunicação, Redes Interativas, Políticas de Comunicação, Estudos da Linguagem, Humanidades e Ciências Sociais, Responsabilidade Social, Gestão e Empreendedorismo, Expressão oral e escrita.

Específicos: Marketing, Atendimento Publicitário, Criação e Redação Publicitária, Ética e Legislação Profissional, Comunicação Visual, Comunicação Digital, Promoção de Vendas e Merchandising, Direção de Arte, História da Arte, Produção Gráfica, Computação Gráfica, Fotografia, Gêneros audiovisuais, Produção audiovisual, Pesquisa de Mercado e Científica, Teorias e História da Publicidade, Cibercultura, Psicologia e Comportamento do Consumidor, Gestão de marca, Planejamento de comunicação, Planejamento de mídia, Gestão de negócios, Empreendedorismo, Comunicação Organizacional, Comunicação integrada, Métodos Quantitativos

3. Mercado de trabalho

Agências de Publicidade nas áreas de criação, atendimento, planejamento, mídia, redação, Estúdios Fotográficos, Escritórios de Design, Bureau de Criação, Agências de Comunicação Digital, Assessorias de Comunicação, Agência de Promoção e Eventos, Empresas de Marketing Direto, Institutos e Empresas de Pesquisa, Veículos de Comunicação (Radio, TV, Jornal, Internet, Revista etc), Gráficas e Editoras, Departamento de Comunicação e Marketing em Instituições Públicas, Privadas e Organizações não Governamentais, Produtoras de Áudio e Vídeo.

4. Infraestrutura

Biblioteca, Sala de aula Multimídia, Sala de Estudos, Sala de Multimeios, Laboratórios Multimídia, Estúdio de Imagem, Estúdio de Áudio, Salas de edição de som e imagem, Estúdio de Fotografia, Agência Experimental, Auditório Multimídia.


Referências do Curso de graduação em Rádio, TV e Internet (Bacharelado)

Carga horária: 2.700 horas-aula

1. Perfil do egresso

O perfil do egresso em Rádio, TV e Internet caracteriza-se pela percepção, interpretação, recriação e registro da realidade social, cultural e natural por meio de texto, som e imagem, de modo associado ou não; pelas formulações radiofônicas, televisivas e multimidiáticas de teor jornalístico, persuasivo, institucional, educativo, de entretenimento ou quaisquer outras adequadas aos suportes tecnológicos do campo da comunicação; pelo domínio técnico, estético e de procedimentos expressivos pertinentes à elaboração de conteúdos em rádio, TV e internet; pela atividade em emissoras de rádio ou de televisão, provedores de conteúdo ou quaisquer outras estruturas de criação, interpretação, planejamento, produção e desenvolvimento de produtos midiáticos nestas áreas específicas; e pelas interlocução entre as suas funções próprias da área e as dos demais campos da comunicação ou afins. O profissional deve, portanto, dominar as linguagens textual, sonora, audiovisual e multimidiática, sabendo perceber suas diferenças, semelhanças, convergências e divergências.

2. Temas abordados na formação

Gerais: Teorias da Comunicação, História da Comunicação, Estudos de Mídia, Ética e Deontologia da Comunicação, Pesquisa em Comunicação, Tecnologias da Comunicação, Redes Interativas, Políticas de Comunicação, Estudos da Linguagem, Humanidades e Ciências Sociais, Responsabilidade Social, Gestão e Empreendedorismo, Expressão oral e escrita.

Específicos: Teorias do som, da imagem e do hipertexto. História do rádio, da televisão e da internet. Gêneros textuais jornalístico, persuasivo, institucional, educativo e de entretenimento. Planejamento e produção de conteúdos em rádio, TV e internet. Realidade regional em comunicação. Legislação do rádio, da televisão e da internet. Tecnologias de rádio, televisão e internet. Sonoplastia. Videografia. Cenografia e iluminação.

3. Áreas de atuação

O bacharel em Rádio, TV e Internet é o profissional apto a atuar no planejamento, produção e gestão de conteúdos radiofônicos, televisivos e multimidiáticos em emissoras de rádio; estações de televisão; provedores de conteúdo para internet; agências de publicidade; instituições ou setores de universidades voltados ao ensino à distância; produtoras de áudio, vídeo ou multimídia; assessorias de comunicação; entidades do terceiro setor; instituições públicas; empresas em geral; associações de classe; e outras estruturas em seu campo de atuação. Treinamento de mídia.

4. Infraestrutura recomendada

Estúdio de fotografia. Estúdio de rádio. Estúdio de televisão. Laboratório de criação. Redação. Laboratório de informática. Web rádio. Web TV. Produtora experimental de conteúdos. Sala de aula multimídia. Biblioteca com livros, periódicos e base de dados específica da área.

Legislação Específica

Lei n. 6.615, de 16 de dezembro de 1978.
Decreto n. 84.134, de 30 de outubro de 1979.
Resolução CNE/CES nº 16/2002.


Referências do Curso de Graduação em Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Bacharelado)

1. Perfil do egresso

O profissional de comunicação organizacional e relações públicas atua em pesquisa, planejamento, gestão e avaliação da comunicação nas organizações públicas, privadas e do terceiro setor. No exercício profissional desempenha funções administrativa, estratégica, mediadora e política. Desenvolve trabalhos de pesquisa de opinião, de reputação e imagem e monitoramento do ambiente organizacional interno e externo para análise e avaliação de cenário e construção de diagnósticos situacionais. Atua na elaboração de políticas, planejamento estratégico, planos, projetos e programas específicos de comunicação para as diversas organizações, grupos e movimentos da sociedade civil.

No desempenho das suas funções, o profissional planeja e desenvolve programas e instrumentos para a comunicação interna; atua diretamente na gestão do relacionamento das organizações com seus públicos; planeja e organiza eventos de diferentes naturezas; promove ações para a construção da imagem e identidade das organizações; administra conflitos, crises e a comunicação de risco; coordena e produz instrumentos de comunicação com fins institucionais em diferentes formatos e suportes - impressos, digitais, audiovisuais e outros.

2. Temas abordados na formação

Temas comuns: teorias da comunicação; história da comunicação; estudos de mídia; ética e deontologia; pesquisa em comunicação; ética e deontologia da comunicação; pesquisa de/em comunicação; tecnologias da comunicação; redes interativas; políticas de comunicação; humanidades e ciências sociais; estudos da linguagem; tecnologias e redes interativas; gestão e empreendedorismo; políticas de comunicação.

Temas específicos: teorias e história das relações públicas; teorias da comunicação organizacional; teorias da opinião pública; comunicação pública; responsabilidade social e sustentabilidade; comunicação política; pesquisas de opinião pública; auditoria da comunicação organizacional; marketing; planejamento da comunicação; comunicação digital; produção de mídias impressas, audiovisuais, digitais; comunicação estratégica com públicos específicos; webcomunicação: portais corporativos, governamentais e comunitários e redes sociais; organização de eventos e cerimonial; imagem, identidade e reputação institucional; comunicação no terceiro setor; relações públicas internacionais; assessoria de comunicação; gestão da comunicação; avaliação e mensuração de programas de comunicação; construção de sentido no discurso organizacional.

3. Áreas de atuação

O profissional de comunicação organizacional e relações públicas está apto a atuar nas áreas de comunicação das organizações públicas, privadas e do terceiro setor, fazendo assessoria, consultoria, divulgação, cerimonial e eventos, planejamento, pesquisas, análises e elaborando instrumentos de comunicação, ensino e treinamento.

Na iniciativa privada ele pode atuar nas empresas prestadoras de serviços, em ramos diversos da economia, tais como indústria, comércio e serviços. Na área governamental pode atuar nas assessorias de comunicação parlamentar e de comunicação pública, além das específicas da área. No terceiro setor, pode atuar em ONGs, fundações, institutos, associações, OCIPs, OS, sindicatos, utilizando as técnicas e os instrumentos específicos da área, com ênfase na comunicação comunitária e participativa. O profissional pode ser também um empreendedor da área, prestando serviço de assessoria para diversos segmentos.

4. Infra-Estrutura

Laboratório de Pesquisa em Comunicação, Laboratório para Comunicação Virtual, Hemeroteca, Laboratório de Redação, Biblioteca Especializada, Agência de Comunicação, Laboratórios Multimídia, Sala de aula Multimídia, Acesso a Estúdios de Radio e TV.

Legislação

Lei n. 5377 – de 11/12/1967
Decreto n. 63.283 – de 26/09/1968

Fonte: Intercom

Nenhum comentário: