quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Inscrições para editais de incentivo à cultura continuam

Revista Fator

As inscrições para os 12 editais de incentivo à cultura – lançados pelo Governo do Estado no final de janeiro deste ano – prosseguem até o dia 14 de março. Os interessados podem esclarecer dúvidas no site da Secretaria de Estado da Cultura (Secult): www.secult.es.gov.br. A iniciativa representa um investimento de R$ 2 milhões no apoio à formação, produção e difusão de bens artístico-culturais.

Na ocasião em que os editais foram lançados, o Governador Paulo Hartung ressaltou que a iniciativa foi concebida de forma a oferecer incentivos de maneira clara e transparente, contribuindo para a produção e a difusão cultural no Espírito Santo. “Temos que ter em mente que os recursos que serão disponibilizados pertencem ao povo capixaba. E ao investir em cultura, estamos, acima de tudo, criando um campo de oportunidades através das mais variadas expressões culturais”, afirmou.

Em seu discurso, a secretário de Estado da Cultura, Dayse Lemos, reforçou que “os editais são parte de uma política cultural pensada e articulada nos parâmetros do mérito e da qualidade. Estes editais representam o fim dos privilégios. A cultura, por si só, carrega valores subjetivos. Para lidarmos com essa subjetividade, com respeito à diversidade de idéias, é preciso criar critérios objetivos, regras claras para evitar injustiças e possibilitar levar esses benefícios para uma maior quantidade de pessoas. Contamos com uma comissão de julgadores capixabas de reconhecida competência aliada a especialistas nacionais como forma de garantir a justeza da seleção”, ressaltou.

Ineditismo - Os Editais têm o diferencial de possibilitar uma maior oferta na produção e a circulação de mais de 200 espetáculos de teatro, dança, ópera, circo e música em todo o Estado ao longo deste ano.

E, fato inédito no Espírito Santo, cria a Bolsa de Ocupação Ateliê de Pintura para o desenvolvimento de pesquisa na área das artes visuais; o Prêmio Estímulo à Produção de Documentários em Vídeos; o Prêmio-Estímulo à Realização de Animações de Curtas-Metragens; o Prêmio Incentivo à Circulação de Shows Musicais; o Prêmio Renato Pacheco de incentivo financeiro a grupos folclóricos; e, também, institui a Concessão de Apoio Cultural-Financeiro para Custeio de Despesas com Locomoção de Artistas, Técnicos e Estudiosos do setor artístico.

Paralelamente, depois de 12 anos, relança os concursos de dramaturgia “Cláudio Bueno Rocha” – categoria adulta, “Pernambuco de Oliveira” – categoria infantil e, também, o Prêmio-Incentivo Alvim Barbosa de produção de espetáculos cênicos. Além dos citados, a Secult dá prosseguimento a mais quatro editais que já vinham sendo contemplados nos anos anteriores. | www.secult.es.gov.br

http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=31571

Nenhum comentário: