fonte: jornal da intercom
Com mais de 20 anos de existência, a Associação Brasileira de Literatura Comparada, reconhecida nacional e internacionalmente como a maior associação científica que reúne estudiosos da literatura no Brasil, tem atuado com sucesso para o desenvolvimento da Literatura Comparada, cumprindo com eficiência o primeiro dos objetivos expostos no seu estatuto: incentivar e apoiar o ensino da Literatura Comparada na graduação e na pós-graduação.
A Abralic sempre proporcionou, e continua proporcionando, espaço em suas reuniões acadêmicas e publicações para trabalhos em ramos afins, como a crítica, a teoria, a história literárias, abertura imprescindível para a própria existência desses campos que se alimentam reciprocamente. A Abralic também tem sido palco para apresentação e discussão de estudos culturais e pós-coloniais, tal como ocorre no âmbito da Associação Internacional de Literatura Comparada.
Em continuidade a essa visão, o XI Encontro Regional da Abralic, preparatório do próximo Congresso, propôs-se a discutir as relações entre Literaturas, Artes e Saberes, com o foco voltado para a literatura como elemento precípuo dessas relações.
Nessa mesma linha, o tema geral do XI Congresso Internacional da Abralic, configurado em três termos, Tessituras, Interações e Convergências, assegura um espaço para reflexões e discussões sobre as relações entre literaturas, artes e saberes em diferentes direções e modalidades, a partir da perspectiva do atual mundo globalizado e das diversas cartografias literárias, decorrentes das relações políticas entre países e comunidades específicas.
Sem perder de vista a dimensão política inerente a todo ato cultural e artístico, reitera-se com esse tema a ênfase no propósito de priorizar a particularidade da dimensão literária e estética, independentemente de se tratar de obras canônicas ou não, de países hegemônicos ou não.
Por trás da tríade conceitual do tema do XI Congresso Internacional da Abralic, desenham-se teorias literárias e culturais, surgidas a partir dos anos de 1960 e em evidência até hoje. Tais teorias, por mais divergentes que sejam quanto a seus postulados ideológicos, priorizam um elemento comum e fundamental para a sua própria construção: a análise das relações entre diferentes objetos.
Sendo a Literatura Comparada um campo de estudos literários que se configura como um espaço relacional, por excelência, entre literaturas e entre literaturas e outras artes e saberes, propõe-se, com ênfase, que o texto literário constitua o foco irradiador das múltiplas relações a serem estudadas, analisadas e interpretadas no XI Congresso Internacional da Abralic.
Data: 13 a 17 de julho de 2008
Local: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP
TEMA: Tessituras, Interações, Convergências
SUBTEMAS:
1. Literatura, dialogismo e intertextualidade
2. Literatura e outras artes
3. Literatura e outros saberes
4. Literatura e mídia
5. Tradução, Transcriação, Adaptação
6. Poéticas do texto literário
7. Gêneros literários: fronteiras e ambigüidades.
Normas
- Número máximo de simpósios: 70
- Número mínimo de participantes em cada simpósio: 12
- Número máximo de participantes em cada simpósio: 20
- Mínimo de 2 coordenadores de entidades diferentes para cada simpósio; máximo de 3.
- Número máximo de mestrandos em cada simpósio: 20% do número total de participantes, com o "de acordo" explícito dos respectivos orientadores.
- Cada participante só poderá se inscrever em um simpósio.
- Os participantes só devem efetuar o pagamento da inscrição, após o recebimento do "aceite" dos coordenadores.
- Em caso de ausência, a comunicação não poderá ser lida pelo (a) colega.
Cronograma
Envio de propostas de simpósios à ABRALIC: até 22/02/2008
Divulgação na homepage dos simpósios aprovados : 03/03/2008
Período de inscrições e envio de resumos aos coordenadores: 03 a 31/03/2008
Divulgação na homepage das comunicações aprovadas: a partir 10 abril de 2008
Inscrição oficial e pagamento da taxa: de 11/ 04 a 31/05 de 2008.
Encerramento das inscrições para ouvintes: 10/06/2008.
Data limite para envio dos textos integrais aos coordenadores: 07/07/2008.
Divulgação da programação oficial do Congresso: 07/07/2008
Liberação dos Certificados aos participantes em todas as categorias: 30/08/2008
Data limite para alterações e envio dos textos integrais para publicação nos Anais: 15/08/2008
Nenhum comentário:
Postar um comentário