sábado, 16 de fevereiro de 2008

Congresso Abrapcorp 2008 abre para chamada de trabalhos

Estão abertas até o dia 10 de março as inscrições para o envio de trabalhos a serem apresentados no II Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e Relações Públicas.

Os trabalhos inscritos para a seleção nos GTs (Grupos Temáticos) da Abrapcorp deverão ser resultantes de pesquisas realizadas em nível de pós-graduação lato sensu (especialização) e stricto sensu (mestrado e doutorado). Serão aceitos, também, trabalhos oriundos de estudos de Iniciação Científica, Projetos e Pesquisas Experimentais, desde que conste a indicação do professor ou pesquisador responsável.

Há possibilidade de inscrição de pesquisas realizadas por especialistas, mestres ou doutores, em organizações públicas ou privadas, não vinculadas a instituições de ensino, desde que o estudo contemple aspectos teóricos e práticos referentes à área.

O II Congresso Abrapcorp 2008 ocorre nos dias 28, 29 e 30 de abril de 2008 em Belo Horizonte, MG, com o tema central "Comunicação, Sustentabilidade e Organizações". O evento será realizado no Campus Coração Eucarístico, na Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas.

O Congresso reunirá pesquisadores e estudantes das Ciências da Comunicação de todo o Brasil e abordará, entre outras questões, a contribuição da comunicação para a sustentabilidade nas organizações, comunicação, ética e transparência nas organizações e avaliação e resultados da ação da comunicação na sustentabilidade organizacional.

Já foram confirmadas as presenças dos convidados internacionais Stanley Deetz, da Universidade do Colorado em Boulder e Arlette Bouzon, da
França. O evento visa promover o contato entre estudiosos brasileiros e internacionais dos campos da Comunicação Organizacional e das Relações Públicas, objetivando acordos bilaterais de cooperação acadêmica e parcerias universitárias, bem como maior interlocução com o mercado de Comunicação no Brasil.

Para mais informações sobre o II Congresso Abrapcorp 2008, acesse o site do evento, ou faça o download do Programa Completo do Congresso (PDF).

ORIENTAÇÕES IMPORTANTES

  • As inscrições deverão ser feitas através do link: http://sec.adaltech.com.br/abrapcorp/sis/.
  • Os trabalhos só poderão ser inclusos no sistema on-line, 42 horas após o pagamento do boleto bancário.
  • Não será permitida a inscrição de trabalho em mais de um GT. Somente será recebido 01 trabalho por pessoa.
  • Alunos de graduação podem escolher entre participação em oficinas, ou envio de trabalhos resultantes de Projetos Experimentais ou Iniciação Científica, desde que conste a indicação do professor ou pesquisador responsável. A escolha da Matrícula em Oficinas exclui a possibilidade de Inscrição de Trabalhos, e vice-e-versa, devido à concomitância de horário.
  • A inscrição de trabalhos é feita mediante o pagamento do boleto. Mesmo que o trabalho não seja selecionado para a apresentação no GT, o valor pago não será devolvido em hipótese alguma.
  • Sócios filiados possuem desconto nas inscrições. Para efetuar sua filiação e usufruir do desconto, clique aqui. Aguarde a confirmação da Secretaria da Abrapcorp para efetuar sua inscrição no Congresso.

INSCRIÇÕES DE TRABALHOS

Os temas abordados deverão ser derivados das seguintes áreas de
concentração:

GRUPOS DE TRABALHOS (GTs Abrapcorp)

GT ABRAPCORP 1 - Teorias, história e procedimentos metodológicosem estudos de Comunicação Organizacional e Relações Públicas.
Coordenação: Profª Dra. Maria Aparecida Ferrari (ECA-USP e UMESP). - maria.ferrari@metodista.br

a.. Os aspectos teóricos e metodológicos para a fundamentação dos estudos de comunicação nas organizações;
b.. A trajetória histórica das Relações Públicas na dimensão do ensino e do mercado;
c.. As Relações Públicas no âmbito nacional e internacional, e suas interfaces com áreas afins.

GT ABRAPCORP 2 - Gestão de relacionamentos, opinião pública e públicos nas organizações
Coordenação: Profª Dra. Ana Lúcia Novelli (Senado - UNILEGIS e UCB-DF). - novelli@senado.gov.br

a.. A administração dos relacionamentos entre organizações e seus públicos específicos;
b.. As práticas organizacionais e as relações com os diversos públicos;
c.. O estudo da opinião pública e da opinião dos públicos.

GT ABRAPCORP 3 - Comunicação digital, inovações tecnológicas e os impactos nas organizações
Coordenação: Profª Dra. Elisabeth Corrêa Saad (ECA -USP) - bethsaad@usp.br

a.. O uso das ferramentas, tecnologias e sistemas digitais de informação e comunicação aplicados aos diferentes processos de comunicação em ambientes organizacionais;
b.. Os instrumentos de comunicação digital e sua aplicabilidade;
c.. Os conceitos interatividade, hipermedialidade e multimedialidade decorrentes de ações de comunicação digital.

GT ABRAPCORP 4 - Linguagem, retórica e análise dos discursos institucionais.
Coordenação: Prof. Dr. Luiz Carlos Assis Iasbeck (UCB) - iasbeckk@uol.com.br

a.. As relações semióticas entre as diversas linguagens que interagem na produção dos discursos institucionais;
b.. A contribuição da retórica para as estratégias persuasivas adotadas no discurso institucional e mercadológico, sob a perspectiva da comunicação integrada;
c.. O discurso institucional e a formação da imagem das organizações junto aos seus públicos.

GT ABRAPCORP 5 - Relações Públicas comunitárias, comunicação no terceiro setor e responsabilidade social.
Coordenação: Prof. Dr. Márcio Simeone Henriques (UFMG) - simeone@fafich.ufmg.br

a.. A comunicação estratégica, as técnicas e processos de relações públicas no âmbito dos movimentos sociais e de organizações do terceiro setor;
b.. As relações das organizações com comunidades, mediante a comunicação e ações de responsabilidade social;
c.. As relações públicas no âmbito de ações comunitárias e em processos de mobilização social.

GT ABRAPCORP 6 - Comunicação pública, governamental e política.
Coordenação: Profª Dra. Maria Helena Weber (UFRGS) - maria.weber@ufrgs.br

a.. A comunicação política, governamental e pública, a partir de análises sobre fatos, processos, estratégias, linguagens, períodos históricos, sistemas, instituições e sujeitos relevantes aos estudos da área;
b.. As relações entre meios de comunicação, governantes, partidos, instituições e políticos;
c.. A produção de mídias, informações, eventos e produtos destinados à promoção e à propaganda política e governamental de instituições e sujeitos políticos.

GT ABRAPCORP 7 - Processos, políticas e estratégias de comunicação em organizações privadas
Coordenação: Profª Dra. Cleusa Andrade Scroferneker (PUCRS) - scrofer@pucrs.br

a.. A complexidade dos processos comunicacionais;
b.. As interfaces das políticas e estratégias de comunicação nos espaços organizacionais;
c.. A cultura da organização sob a perspectiva da comunicação organizacional

GT ABRAPCORP 8 - Estudos de Iniciação Científica, Pesquisa Experimental e Projetos desenvolvidos em Cursos de Graduação
Coordenação: Profª Dra. Valéria Siqueira de Castro Lopes (ABRP e UNIFEO) - vsclopes@uol.com.br

a.. Trabalhos oriundos de estudos de Iniciação Científica, focados nas áreas de Relações Públicas e de Comunicação Organizacional, com a indicação do professor ou pesquisador responsável e sua titulação.
b.. Trabalhos resultantes de pesquisas experimentais e de projetos com temáticas direcionadas às áreas citadas, realizadas sob a orientação de um docente com o título de mestre ou doutor;
c.. Trabalhos desenvolvidos em Cursos de Graduação, com orientação de um professor titulado.

PADRÃO PARA A FORMATAÇÃO DOS TRABALHOS INSCRITOS:

TÍTULO
O trabalho deve conter o título em fonte Times New Roman, em corpo 12,negrito, caixa alta e baixa (só iniciais maiúsculas), usando no máximo 200 toques, cerca de duas linhas (não usar sublinhado e usar itálico só para grafia de palavras estrangeiras); na primeira página, como primeira nota de pé de página, deverá ser indicado o GT ao qual o trabalho está sendo
submetido.

DADOS DO (S) AUTOR (ES)
Indicar o nome do (a/s) autor (a/es) em fonte (tipo) Times New Roman, em corpo 12, redondo (normal). Inserir também o (s) nome (s) completo (s) da(s) intituição (ões) a que está (ão) vinculado (a/s) o (s) autor (es), como docente, pesquisador ou aluno, também em fonte (tipo) Times New Roman, em corpo 12, redondo (normal).

RESUMO
Para o resumo do trabalho, utilizar Times New Roman, em corpo 12, com espaçamento simples entre as linhas. Mínimo de 400 e máximo de 900 (novecentos) toques (correspondentes ao mínimo de cinco e máximo de 10 linhas), num só parágrafo.

PALAVRAS-CHAVE
As palavras-chave devem ser escritas em seqüência na mesma linha, podendo ter um mínimo de 3 (três) e o máximo de 5 (cinco) palavras-chave, separadas por ; (ponto e vírgula). Usar fonte Times New Roman em corpo 12.

CORPO DO TRABALHO
O texto do corpo do trabalho deve ter exclusivamente como fonte Times New Roman, em corpo 12, com espaçamento 1,5 entre as linhas, e margens justificadas (alinhadas à esquerda e à direita), com o máximo de 15 páginas,incluindo as referências bibliográficas, tabelas e ilustrações. Para destaques, usar, apenas, o corpo itálico (grifo), excluindo-se totalmente o
sublinhado e palavras em caixa alta (a não ser em siglas que não formem palavras, exemplo CNPq) e, nas referências bibliográficas, nos sobrenomes dos autores. O negrito poderá ser usado, exclusivamente, para destacar os subtítulos ou divisões do trabalho, sempre no mesmo corpo 12, em caixa alta e baixa.

As citações de mais de 3 linhas devem ser digitadas em corpo 11, com espaçamento simples entre as linhas e destacadas do texto por margem esquerda maior que a do parágrafo; as citações de até três linhas devem integrar o corpo do texto e ser assinaladas entre aspas.

Os trabalhos poderão incluir, dentro dos limites de 15 páginas e 2000 Kbytes, tabelas e ilustrações, no corpo do texto ou como apêndices, no próprio arquivo do trabalho (DOC). Recomenda-se que sejam usadas imagens em formato JPG, excluindo-se o uso de arquivos BMP. Recomenda-se, ainda, que o tamanho das imagens em bytes seja o menor possível, para evitar problemas de transmissão do trabalho via Internet. Caso haja problemas no envio, solicita-se entrar em contato com a secretaria da ABRAPCORP: congresso@abrapcorp.org.br

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Inserir aqui as referências bibliográficas em fonte Times New Roman, em corpo 11 (onze), com espaçamento simples entre as linhas. As referências bibliográficas, no fim do trabalho, devem ter os dados completos e seguir as normas da ABNT para trabalhos científicos. Cada referência deve ocupar um parágrafo e devem estar separados por dois espaços simples.

AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS
Conforme descrito acima, para o processo de seleção dos trabalhos inscritos será montado um Comitê de Avaliação formado por três professores, sendo um deles o próprio coordenador. Os dois outros professores serão convidados pelo coordenador de cada GT, e deverão ter titulação mínima de doutorado em Comunicação ou áreas afins, que dominem as questões de Relações Públicas e da Comunicação Organizacional.

O resultado da avaliação dos três professores, indicado na ficha de avaliação, precisa ser comparado para definir a seleção. Após o processo de seleção, o coordenador de cada GT deverá informar aos pesquisadores que efetuaram sua inscrição se o trabalho foi aceito ou não para a apresentação no congresso. Os pesquisadores com trabalhos aceitos deverão enviar um Termo de Compromisso de Apresentação e uma autorização para a reprodução do texto
em diversos meios (site do evento, CD-Rom, livro).

O prazo para envio de trabalhos será de 30 de janeiro a 10 de março de 2008. Os trabalhos serão avaliados por um comitê científico de cada GT, por meio dos critérios descritos abaixo:

Critérios de avaliação

1. Delimitação e relevância do Tema
2. Objetivos claramente identificados
3. Métodos e Técnicas de Pesquisa explicitados
4. Solidez Teórica
5. Clareza Textual
6. Normas Técnicas ABNT
7. Resultados do estudo coerentes com os objetivos
8. Referências Bibliográficas adequadas ao Tema

CATEGORIAS E VALORES DAS INSCRIÇÕES:

Até dia 10 de março de 2007

Categoria Associados Abrapcorp Não Associados
Professores/ Pesquisadores R$ 150,00 R$ 300,00
Alunos de Graduação*
-----
R$ 80,00
Alunos de Pós-Graduação R$ 100,00 R$ 200,00
Profissionais/ Outros R$ 250,00 R$ 400,00

*Alunos de Graduação não podem ser associados da Abrapcorp.

Caso você deseje se filiar à Abrapcorp e requerer seu desconto, clique aqui.

Após o dia 10 de março, os valores de inscrição serão outros.

Para mais informações sobre o Congresso, acesse nosso site : http://www.abrapcorp.org.br/congresso/info.asp

Secretaria do evento
Abrapcorp - Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas
End. Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, bloco 22, sala 05 - Cidade Universitária
São Paulo, SP, Brasil - 05508-900
Tel./Fax: (11) 3091-2949
E-mails: congresso@abrapcorp.org.br; abrapcorp@abrapcorp.org.br; abrapcorp@usp.br

Nenhum comentário: