sábado, 13 de junho de 2009

PUC-RJ sedia XXVII Congresso da LASA

O XXVII Congresso da LASA (Latin American Studies Association) ocorrerá neste ano na cidade do Rio de Janeiro, na Pontifícia Universidade Católica (PUC), entre os dias 11 a 14 de junho. Um dos temas centrais será os “60 Anos de O Direito de Nascer”, de Félix Caignet, uma história nascida em Cuba como radionovela e transformada em telenovela de sucesso mundial.

Com mais de 5000 sócios, 25% dos quais residindo fora dos Estados Unidos, a LASA é uma associação que reúne especialistas de todas as disciplinas e profissões que se dedicam ao estudo da América Latina em todo o mundo.

A Associação está sediada na Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos. A missão da LASA é promover o debate intelectual, a pesquisa e o ensino sobre a América Latina e Caribe e seus povos em todas as Américas, promover os interesses do seu quadro diversificado de sócios e incentivar a participação cívica por meio do aumento de uma rede de relacionamentos e debate público.

Participantes do painel Telenovela

Mayra Sierra
Professora cubana, roteirista, colunista do Portal da Cultura Cubana e assessora da vice-presidência da TV cubana. Tem mestrado em Ciências da Comunicação sobre Telenovela Mexicana e prepara-se para defender tese de doutorado sobre o modelo de telenovela cubana que surgiu em Havana a partir de 1952, tema de sua apresentação.

Victor González
Professor universitário cubano, foi editor digital do Ministério de Cultura Cubano, diplomado em Investigação Social. É mestre em Ciências da Comunicação com o tema “Conglomerados Multisetoriais da Indústria Cultural” e prepara-se para defender tese de doutorado sobre jornalismo na Universidade de Havana. Seu tema no congresso é sobre a versão fílmica de O Direito de Nascer.

Sandra Reimão
Professora Doutora da Universidade Metodista, em São Bernardo do Campo, São Paulo. Autora de livros como: Livros e Televisão: Correlações e EmInstantes – notas sobre a programação na TV brasileira (coordenação). Sua apresentação contempla um painel histórico da telenovela O Direito de Nascer.

Mauro Alencar
Doutor em Teledramaturgia Brasileira e Latino-Americana pela Universidade de São Paulo. Autor dos livros A Hollywood Brasileira –Panorama da Telenovela no Brasil, Selva de Pedra, O Bem-Amado e Nívea Maria – Uma Atriz Real. Tema de apresentação: O Direito de Renascer, sobre as bases e permanência do melodrama na telenovela brasileira alcançando, inclusive, produções fundamentais para a modernização do gênero.

Nenhum comentário: