sábado, 13 de junho de 2009

Obra discute particularidades do jornalismo cidadão

Acaba de ser lançado no Brasil o livro Jornalismo cidadão: informa ou deforma? (Brasília: UNESCO / Ibict, 2009. 258 p.), de autoria da professora universitária, bibliotecária e jornalista Maria das Graças Targino. A obra trata do denominado jornalismo cidadão ou jornalismo de fonte aberta, cujo intuito central é a democratização do jornalismo, no sentido de permitir ao cidadão comum divulgar notícias, sem quaisquer interferências de cunho empresarial.

O livro reforça a meta central do Programa Informação para Todos, IFAP (The Information for All Programme), instalado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), no ano 2000, com o objetivo de incrementar a reflexão e as discussões, em contexto mundial, sobre a força da informação, na sociedade hodierna. É a informação no centro do processo desenvolvimentista das nações, como elemento de libertação para a concepção de sociedades equânimes ou, no mínimo, mais igualitárias ou menos injustas, no que diz respeito ao acesso e ao direito à informação.

O custo de cada exemplar é de R$25,00. Para adquirir a obra, encaminhe a solicitação para grupoeditorial@unesco.org.br.

Sobre a autora

Maria das Graças Targino é jornalista e Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, pós-doutora junto ao Instituto Interuniversitario de Iberoamérica da Universidad de Salamanca e Máster Internacional en Comunicación y Educación Universidad Autónoma de Barcelona, (Espanha), ano 2007. Atua como docente da Universidade Estadual do Piauí e como docente-colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É secretária da Associação Nacional de Pesquisa e Pós–Graduação em Ciência da Informação (ANCIB), para o período 2009 / 2010, e Coordenadora do Ciclo Intermediário do Programa de Formação Continuada em Mídias na Educação e TV Escola, mantido pelo Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo), no âmbito da Universidade Federal do Piauí.

Nenhum comentário: