sexta-feira, 4 de abril de 2008

Pós-graduação brasileira firma acordo internacional com a Noruega

fonte: site da Capes

Instituições de ensino superior do Brasil e da Noruega poderão fazer intercambio cientifico. Na segunda-feira, 31, em Brasília, o ministro da Educação, Fernando Haddad, assinou memorando de entendimento com a ministra de Pesquisa e Educação Superior da Noruega, Tora Aasland. O memorando é o início de um processo de cooperação institucional na área da educação superior.

Segundo o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/Mec), Jorge Guimarães, a cooperação com a Noruega será assentada em áreas de mútuo interesse explorando competências dos dois países. "Do lado brasileiro entendo ser da maior importância explorar com profundidade a larga experiência das instituições norueguesas nas áreas de ecologia e meio ambiente, biologia do desenvolvimento medicina e ciências aquáticas, sobretudo oceanografia, em todos os seus aspectos. Estes são campos de atuação em que a Noruega desponta com elevado índice de impacto de suas pesquisas.”

Para Fernando Haddad, o Ministério da Educação tem interesse na ampliação do acesso dos brasileiros ao programa Erasmus Mundus e no intercâmbio de professores e alunos. O Erasmus Mundus é um programa da União Européia (UE) de concessão de bolsas para alunos de graduação e acadêmicos de países fora da UE, para freqüentar cursos masters (equivalente ao mestrado). Criado em 2004, o Erasmus conta com 82 universidades de 17 países da União Européia, entre eles, a Noruega, e investimentos previstos de 230 milhões de euros, no período de 2004 a 2008.

Tora Aasland manifestou o interesse de seu país em ampliar o acesso de estudantes brasileiros às universidades e institutos superiores especializados, no intercâmbio lingüístico e na preparação de um seminário acadêmico entre Noruega e Brasil para definir uma agenda de trabalho comum na educação superior. O memorando tem duração de quatro anos, com revisão ao final do processo e prorrogação por igual período.

Noruega — O país tem 4,6 milhões de habitantes, possui o segundo maior Produto Interno Bruto (PIB) nominal per capita do mundo; e tem o segundo maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mundial. Tem seis universidades, seis institutos superiores especializados, 25 faculdades públicas e 29 instituições privadas de ensino superior. A língua oficial é o norueguês. (Assessoria de Imprensa da Capes com informações de Ionice Lorenzoni, do Mec)

Nenhum comentário: