sábado, 26 de abril de 2008

Chamada de trabalhos para Anuário de Comunicação Lusófona

A SOPCOM (Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação) e a LUSOCOM (Federação Lusófona de Ciências da Comunicação) convidam a comunidade científica a submeter textos para o Anuário Internacional de Comunicação Lusófona 2008, até o dia 31 de agosto.
Subordinado ao tema “Comunicação e Cidadania no Espaço Lusófono”, o anuário pretende analisar criticamente a relação entre a comunicação e os mecanismos de participação social e política no espaço lusófono.
Compreendendo oito países que partilham a língua e um passado colonial (Angola, Brasil, Cabo Verde, Timor-Leste, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e S. Tomé e Príncipe), esta comunidade política e cultural ainda não tem sido suficientemente estudada pela comunidade acadêmica. Por isso mesmo, o Anuário Internacional de Comunicação Lusófona pretende aprofundar a compreensão sobre a comunicação e os media nos países lusófonos e sobre as possibilidades (e impossibilidades) de uma participação ativa e significativa dos cidadãos nos processos políticos.
Serão particularmente relevantes para este número os seguintes tópicos:
• A relação entre os media tradicionais e as novas plataformas de comunicação e os sistemas políticos.
• Democracia, direitos humanos e liberdade de imprensa nos países lusófonos.
• O impacto dos fluxos interculturais lusófonos na (re)construção de sociedades civis activas.
• O contributo da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa) na comunicação e nos media.
• As esperas públicas lusófonas, representações mediáticas e estereótipos.
• Educação para os media e formação profissional nos países lusófonos.
• O papel das organizações não governamentais e das igrejas na criação e funcionamento de media alternativos e comunitários.
• Perspectivas pós-coloniais sobre os sistemas de comunicação lusófonos.
Os autores devem apresentar os seus textos a Helena Sousa (helena@ics.uminho.pt). Normas para publicação estão disponíveis no site www.cecs.uminho.pt/pdf/CECS-publication_guidelines.pdf.
Os artigos serão arbitrados e publicados nas línguas originais. O Anuário Internacional de Comunicação Lusófona será preparado no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho, Portugal.

sexta-feira, 25 de abril de 2008

CFP - Revista Comunicação e Informação

A revista Comunicação e Informação, editada pelo PPG Comunicação da Universidade Federal de Goiás estará recebendo trabalhos para seu próximo número: vol 11, n1 jan/jul 2008 até 2 de junho.

O número não será temático.

As normas de publicação poder ser acessadas na página da faculdade: http://www.facomb.ufg.br/Pedimos da gentiliza de divulgar e aguardamos as colaborações.

Maiores informações pelo e-mail suelyehriquegomes@gmail.com ou actemer@triang.com.br ou ma.luisa@terra.com.br.

Fonte: Lista Compós

Concurso para professor de história e crítica do cinema

Concurso para professor na área de história e crítica do cinema na FAP
(Faculdade de Artes do Paraná)

EDITAL Nº 004/2008

Departamento de Comunicação

Área: História e Crítica Cinematográfica

Vaga: 01 (uma) Regime de Trabalho: 40 (quarenta) horas

Requisitos/Titulação mínimos: Mestrado na Área de Ciências Sociais
Aplicadas, Ciências Humanas ou em áreas afins.

Período de Inscrição: De 28 de abril a 7 de maio de 2008.

Mais informações em
http://www.fapr.br/index.php?WTI5dVkzVnljMjhzTEhOb2IzY3NNU3dzTVE9PQ==

CHAMADA COLÓQUIO HEGEMONIA - Colóquio Nacional Processos de Hegemonia e Contra-hegemonia

COLÓQUIO NACIONAL "PROCESSOS DE HEGEMONIA E CONTRA-HEGEMONIA"



Chamada de Trabalhos



Promoção

Grupo de Pesquisa Processos de Hegemonia e Contra-hegemonia

Departamento de Ciência Política

Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais

Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas

Universidade Federal da Bahia



Data

13 a 15/11/2008



Apresentação e objetivos do Colóquio

Diversos grupos e muitos pesquisadores brasileiros têm desenvolvido investigações e produzindo a partir do conceito de "Hegemonia". Porém, a produção tem sido dispersa, apresentada em eventos de áreas ou sub-áreas, sem uma interlocução mais ampla.

Entre estas, podemos relacionar a Ciência Política, a Sociologia, a Cultura, a História, a Filosofia, a Comunicação, a Antropologia, os Estudos de Gênero, os Estudos Étnico-raciais, a Economia, a Administração, o Direito, o Serviço Social, a Educação, os Estudos do Meio Ambiente, a Geografia, etc.

Apesar desta dispersão, não há dúvida de que este é um referencial teórico de significativa importância na produção acadêmica nacional e que tem estado presente num sem número de trabalhos apresentados nos mais diversos encontros acadêmicos, assim como na produção em periódicos.

Assim sendo, a maior importância científica nacional deste evento, está em ser uma oportunidade de colocar lado a lado uma parte destes pesquisadores e desta produção. Isto permitirá cumprir o objetivo geral deste colóquio, que é a discussão, o debate e a troca de experiências de produção acadêmica, a partir de um quadro de referência teórica que tenha o conceito de hegemonia como um elemento chave.

Esta importância científica e o potencial de resultados do evento, ficam evidenciados pelo interesse nacional que nosso Colóquio já está provocando, o que se expressa, neste primeiro momento, pela composição de nossa Comissão Científica, de grande representatividade acadêmica estadual e nacional. Ou seja, apesar de não existir nenhuma organização ou rede permanente de pesquisadores dentro deste campo, logo sua aceitação se mostrou bem representativa e legitimadora.



Em termos específicos, seus objetivos são:

-A apresentação e discussão, em Seções Temáticas, de textos que tenham este referencial como uma base importante para a compreensão dos fenômenos sociais, políticos e culturais, contemporâneos ou históricos, e especialmente na América Latina e no Brasil.

-Permitir que aqueles que se identificam estas preocupações possam se encontrar, conhecer sua produção, trocar idéias e, eventualmente, produzir outras parcerias.

-Contribuir com a formação acadêmica de pós-graduandos e graduandos, especialmente da área de Ciências Humanas em geral, das Ciências Sociais, das Ciências Sociais Aplicadas e de Estudos Multidisciplinares.

-Permitir um espaço de interlocução com os setores da sociedade civil mais interessados num debate mais aprofundado sobre esta temática.

-Criar espaços e estímulos para potencializar a produção já existente de professores e de estudantes de pós-graduação e de iniciação científica.



Características dos trabalhos e processo de seleção

Os trabalhos para as Seções Temáticas serão inscritos através de resumos expandidos com cerca de 8 mil caracteres. Estes serão selecionados por um Grupo Avaliador (Comissão Científica), no formato de avaliação cega. Ou seja, os avaliadores não terão conhecimento do nome, instituição de origem e outros dados de identificação dos autores.

Para isto, os trabalhos serão inscritos com dois arquivos anexados: um com o resumo expandido de cerca de 8.000 caracteres (ou aproximadamente quatro laudas, espaço 1,5) e título do trabalho; outro, com um resumo de cinco linhas, título, nome do autor e os dados de identificação institucional e contato. Os avaliadores receberão apenas o primeiro destes arquivos, sem os dados de identificação.

O Grupo Avaliador tem uma composição nacional e será composto por 16 membros, sendo seis de universidades baianas, principalmente a UFBA (de cinco departamentos distintos) e um da UNEB/UCSal e dez de outras universidades como: Unicamp, UFRJ, UnB, UNESP, UFSC, UPF (RS) e UFRN.



Datas e prazos

30 de abril - Abertura da inscrição de trabalhos.

30 de junho - Encerramento das inscrições de trabalhos para seleção (resumos expandidos).

21 de julho - Divulgação dos resultados dos trabalhos aceitos.

30 de agosto - Divulgação da distribuição dos trabalhos entre as STs.

15 de outubro - Prazo para apresentação da versão completa dos trabalhos.

13, 14 e 15 de novembro - Realização do Colóquio



Como inscrever os trabalhos

Até a informação de e-mail definitivo, os trabalhos devem ser enviados para o e-mail jorgeal@ufba.br



Local da realização

Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA, Salvador - Bahia



Mesas redondas

As Mesas Redondas serão temáticas, de composição nacional ou internacional, e formadas a partir de convites feitos pela Comissão de Organização. Serão três mesas, formadas por pessoas que tenham conhecimento e experiências nos temas, de modo a se fazer um debate mais aprofundado sobre os três assuntos principais indicados: Hegemonia e Contra-hegemonia na América Latina; Processos de Hegemonia no Brasil; Sujeitos sociais, políticos e culturais contestatórios.



Programação geral

Dia 13/11: 18h - Abertura

19h - Mesa Redonda 1: Hegemonia e Contra-hegemonia na América Latina

Dia 14/11: 8:30 às 12:30 - Primeira reunião das STs

14:30 - Mesa Redonda 2: Processos de Hegemonia no Brasil

19: Confraternização com atividade cultural

Dia 15/11: 8:30 às 12:30 - Segunda reunião das STs

14:30 - Mesa Redonda 3: Sujeitos sociais, políticos e culturais contestatórios

18:00 - Encerramento



Publicação

Todos os trabalhos apresentados na versão completa, dentro do prazo, serão publicados em anais - na home page do evento.

Dentre os trabalhos aprovados e apresentados em sua versão completa e aqueles apresentados nas mesas redondas, poderá haver uma nova seleção para publicação impressa, na forma de livro ou como dossiê em um periódico científico. Entretanto, isto ainda depende de outras parcerias em negociação.



Comissão Organizadora

Jorge Almeida - Professor Doutor

Luiz Filgueiras - Professor Doutor

Eliziário Andrade - Professor Doutor

Cristina Ribeiro - Professora Doutoranda

Rogério Ferreira - Mestrando

Yang Chung - Mestrando



Comissão Científica / Grupo Avaliador

Armando Boito Junior - Unicamp

Carlos Nelson Coutinho - UFRJ

Eliziário Souza Andrade - UNEB-UCSal

Emiliano José da Silva Filho - Comunicação / UFBA

José Antonio Gomes de Pinho - Administração / UFBA

Lincoln Moraes de Souza - UFRN

Luis Felipe Miguel - UnB

Luiz Antonio Mattos Filgueiras - Economia / UFBA

Marco Aurélio Nogueira - UNESP

Maria da Graça Druck de Faria - Sociologia / UFBA

Mário José Maestri Filho - UPF-RS

Muniz Gonçalves Ferreira - História / UFBA

Nildo Domingues Ouriques - UFSC

Paulo Fábio Dantas Neto - Política / UFBA

Reinaldo Gonçalves - UFRJ

Ricardo Luiz Coltro Antunes - Unicamp



Home Page do Colóquio: a home page vai entrar no ar no mês de maio

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Micromínima

MICROMÍNIMA

1º. Festival FJA de filmes-celular

14 e 15 de maio de 2008

Realização: Coordenação do Curso de Comunica Social

Proponentes/Organização: Prof. MS Macello Medeiros e Prof. MS. Cláudio Manoel Duarte

APRESENTAÇÃO

As mídias chamadas de pós-massivas são hoje ferramentas de produção autônoma da informação. Já não se necessita do aval dos MCM para a informação de interesse público circular. Blogs, sites, msn, chats, fóruns, filmes e fotos em sistemas on line asseguram a livre circulação da informação por parte de qualquer emissor. Es o resultado do que chamamos de liberação do pólo de emissão, um das leis da Cibercultura, eleita pelo teórico André Lemos. O modelo Todos-Todos assegura a qualquer usuário de tecnologias emissivas a possibilidade de usá-la como mídia, numa contraposição ao modelo ultrapassado das mídias tradicionais, que se apóiam, ainda, no modelo Um-Todos.

Os aparelhos celulares, hoje mais do que um telefone móvel, tornam-se cada vez mais centrais de produção (som, imagem, texto) configurando-se como mídias pessoais e pós-massivas.

Apostando nesse cenário de novos comportamentos de produção e consumo da informação propomos o evento MICROMÍNIMA - Festival FJA de filmes-celular, onde alunos das disciplinas de Novas Mídias I e II produzirão e difundirão suas produções de microfilmes gerados a partir de celular, com duração de 1 minuto a 1 minuto e 15 segundos, com linguagem e tema variados.

O evento, embora autônomo, aconteceria como programação cultural do Ciber.Comunica.

PÚBLICOS

Audiência: Alunos, professor e profissionais interessados em arte, comunicação, cultura e tecnologia.

Produtores: Alunos das disciplinas Novas Mídias I e II.

OBJETIVOS

Criar espaço de difusão da produção de disciplinas laboratoriais no curso de Comunicação;

Gerar espaço de discussão sobre narrativas e tecnologias móveis;

Ampliar o repertório cultura dos participantes;

Envolver estudantes, professores e profissionais de comunicação em evento de produção de cultura digital;

Identificar as FJA como instituição de ensino preocupada em acompanhar e publicizar as produções de cultura digital;

Incentivar a criação de produtos digitais de comunicação.

DINÂMICA

- Pré-produção:

A disciplina Novas Mídias terá em sua etapa inicial (2 primeiros meses) discussões teórica sobre tecnologias móveis e comunicação, com o objetivo de criar situações de reflexões sobre apropriação tecnológicas e geração de conteúdos baseados em tecnologias individuais para gerar mídias pessoais.

Numa segunda etapa, alunos serão organizados em equipes de criação onde definirão tema, abordagem, roteiro para o microfilme.

- Produção:

Gravação de imagens e edição do microfilme, com duração de 1 minuto a 1 minutos e 15 segundos de duração, incluindo legendagem e titulação.

Serão usados como suportes telefones celulares com gravadores de vídeos ou que produzam fotos, a serem manipulados em softs como Photoshop e Movie Maker.

Produção de mini cartazes, mailing e press-releases, visando a divulgação do Festival.

Produção de folder com sinopses dos microfilmes.

Os filmes serão gravados num único CD, para exibição no Festival Micromínima.

Durante a exibição, serão votados pelo público, em concurso, as 10 melhores produções, a partir de urnas instaladas nas salas de exibição.

- Pós-produção:

As 10 melhores produções eleitas pelas platéias ganharão espaço de exibição no site das FJA.

INSCRIÇÃO

Os trabalhos serão inscritos por equipe, em data a ser definida pela Comissão de Professores das disciplinas Novas Mídias.

Mais informações: www.fja.edu.br

terça-feira, 22 de abril de 2008

Congresso de Comunicação homenageará a ABI, no ano de seu centenário

Fonte: Site Comunique-se

Marcado para os dias 14, 15 e 16/05, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, o 11º Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa fará este ano uma tripla homenagem: ao conceder o Prêmio Personalidade da Comunicação 2008 ao presidente da ABI, Maurício Azêdo, e ao vice-presidente e também presidente da Representação São Paulo da instituição, Audálio Dantas, estará prestando uma homenagem ao centenário da ABI. A solenidade de entrega está marcada para o dia 14/05, devendo contar com a participação do também jornalista Cícero Sandroni, presidente da Academia Brasileira de Letras.

A tripla homenagem se justifica não só pela relevância da ABI para a história do País (dois dos episódios mais marcantes dessa presença foram a campanha pela criação da Petrobras, em meados do século passado, e o impeachment de Collor, nos anos 1980) como pela trajetória dos dois homenageados na defesa do Jornalismo, da Liberdade de Imprensa e da Democracia. Azêdo e Dantas sucedem a Johnny Saad, o ganhador do Prêmio em 2007. Antes dele, receberam a homenagem o publisher da Folha de S.Paulo, Octavio Frias de Oliveira (2006), Roberto Civita (2005), Ruy Mesquita (2004), Mino Carta (2003), Alberto Dines (2002) e Miguel Jorge (2001). O evento contará novamente com o apoio do Grupo Telefônica.

Programação e inscrições – A programação do 11º Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa inclui oito conferências – seis delas internacionais –, 28 palestras temáticas, 10 workshops e um painel final com o melhor do evento. Outro destaque será a Feira da Comunicação Empresarial, reunindo produtos e serviços focados nesse segmento profissional.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas diretamente pelo site www.megabrasil.com. Outras informações na Mega Brasil Comunicação, que organiza o evento, pelo telefone (11) 5576-5600.

segunda-feira, 21 de abril de 2008

CFP - Revista Galáxia

A revista Galaxia está recebendo textos até dia 15 de maio para o próximo número.
Há duas modalidades departicipação:

a) para o dossiê, com tema "Globalização: contra ou na direção da comunicação?" A globalização atua a favor dacomunicação ou contra ela?

b) para artigos independentes

Os textos deverão ser enviados conforme as normas que constam do site www.pucsp.br/pos/cos/galaxiapara o email galaxia@pucsp.br

Fonte: Lista da Compós

Curso de Jornalismo da Federal de Viçosa oferece vaga para Professor Assistente em Multimídia

fonte: Lista da Compós

Estão abertas, até o dia 9 de maio, as inscrições para o concurso de
Professor Efetivo na área de Jornalismo Multimídia
no curso de Comunicação Social – Jornalismo da
Universidade Federal de Viçosa. É necessário que o
candidato possua graduação em Comunicação Social
com habilitação em Jornalismo, mestrado em
Comunicação Social ou áreas afins e experiência
comprovada na área de Jornalismo Multimídia
e Novas Tecnologias.

O salário inicial para professor assistente é
de R$ 3.566,20 em regime de
dedicação exclusiva. As inscrições
podem ser feitas de segunda a
sexta-feira, das 8 às 11h e das 14 às 17h,
nos seguintes locais:

• Comissão Permanente do Pessoal Docente -
CPPD: e-mail: cppd@ufv.br -
Tels.: (31)3899-2134 ou 3899-1231;
Fax: (31)3899-1281

• Escritório da Reitoria em Belo Horizonte:
Rua Sergipe, 1087 – 9º andar -
Savassi - Tel.: (31)3227-5233

• Escritório da Reitoria em Brasília:
Av. W3 Norte, Bl. "P"- Ed. Brasília
Rádio Center, Sala 2.020 –
Tel: (61 3328-1107.

Mais informações podem ser obtidas no Edital
do concurso disponível na página
http://www.ufv.br/soc/files/pag/concursos.htm,
pelo e-mail cppd@ufv.br ou pelos telefones
(31) 3899-2134 ou 3899-1231.

domingo, 20 de abril de 2008

CFP IV Seminário Jogos eletrônicos: narrativas, aprendizagem e desenvolvimento

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS I
MESTRADO EM EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE
LINHA DE PESQUISA: Jogos eletrônicos e aprendizagem
Grupo de pesquisa no CNPq – Comunidades Virtuais de
Aprendizagem
IV Seminário
Jogos eletrônicos: narrativas, aprendizagem e desenvolvimento – construindo novas trilhas
Período: 18 e 19/08/08
Local: UNEB - Salvador
1. Chamada de trabalho

2. Trabalhos Científicos
2.1 Os Trabalhos encaminhados para serem apresentados nos Grupos de Trabalho serão apresentados ao Conselho Científico do Seminário, preservando a identidade dos autores, garantindo assim, a lisura do processo de seleção de trabalhos.
2.2 Os trabalhos serão analisados considerando a relevância da temática tratada.
2.3 Cada Trabalho Científico deve ser direcionado para um dos Grupos de Trabalho abaixo:

Grupos de Trabalho – GT
GT 1 - Jogos eletrônicos e narrativas
GT 2 - Jogos eletrônicos e educação
GT 3 - Desenvolvimento de games
GT 4 – Arte e Design dos games
3. Submissão de Trabalhos Científicos:
3.1 Os pesquisadores que vem investigando os jogos eletrônicos e suas diferentes relações podem encaminhar trabalhos os GTs acima relacionados.
3.2 O Trabalho deve ser acompanhado de um “Termo de Compromisso de Apresentação” nos seguintes termos: “Eu____ (nome completo do principal responsável pelo Trabalho)___ _ autorizo, caso meu Trabalho____ (nome do Trabalho)___ _, de autoria de ____(nome de todos os autores)____ , seja aprovado pela Comissão Científica IV Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação: Construindo Novas Trilhas, a publicação imediata nos anais do seminário e no site da instituição organizadora.
3.3 - Nota Importante: Trabalhos sem termo de compromisso não serão aceitos.
3.4 Os Trabalhos aprovados serão publicados nos anais e no site do seminário.
3.5 O envio do Trabalho pode ser feito via rede, pelo endereço games@comunidadesvi rtuais.pro. br, ou adequadamente gravado em CD-ROM e enviado para a UNEB - Rua Silveira Martins no. 2555 – Cabula – Departamento de Educação – Campus I – Salvador – Bahia – At: Lynn Alves
3.6 Identificação dos Trabalhos no envio por e-mail
No cabeçalho da mensagem, em “Assunto”, identificar o Trabalho com a sigla TC (Trabalho Científico), seguido do Grupo de Trabalho ao qual o artigo está vinculado e do título do Trabalho. Os nomes dos autores devem vir em uma folha de rosto antes da página inicial do artigo. Orientações: colocar o nome da instituição a que estiver vinculado o (s) autor (es) e o endereço eletrônico (e-mail), usando letra corpo 10.
3.6.a - Exemplo: Um Trabalho Científico vinculado ao Grupo de Trabalho – Jogos e Educação, deverá ser identificado da seguinte forma: TC-JE – "Título do Trabalho Científico".
3.7. Estarão disponíveis para a apresentação dos Trabalhos durante o evento, um computador com sistema operacional básico: Windows 98 com Power Point, Datashow e acesso a Internet.
4. Normas de Padronização
4.1. Os Trabalhos não devem exceder a dez laudas.
4.2. A página deverá ser configurada em papel A 4, utilizando os seguintes parâmetros: margem superior 2,5 cm ; inferior 2,5 cm ; lateral esquerda 3,5 cm ; lateral direita 2,5 cm .
4.3. Devem ser escritos em Word for Windows ou Write, na fonte Arial, corpo 12, usando apenas uma das faces do papel, com entrelinhas simples, alinhado a esquerda, recuo para parágrafo de 1,5 e com inserção do número da página no lado direito superior.
4.4. A estrutura da primeira página é a seguinte:
4.4.a - Título centralizado, usando letra maiúscula com corpo 16 e em negrito.
4.4.b - Após o espaço de duas linhas, identificar a data de envio do Trabalho (mm/aaaa)
4.4.c - Após o espaço de uma linha, identificar o Trabalho em um dos Grupos de Trabalhos descritos anteriormente.
4.5. Colocar resumo em português com, no máximo, 200 palavras, em itálico acompanhado das palavras-chave.
4.6. No final do texto colocar as referências bibliográficas e quaisquer anexos.
4.7. As notas de rodapé, em caso de serem indispensáveis, devem ser colocadas no final do Trabalho, antes da referência bibliográfica.
4.8. Os títulos das seções internas devem estar em negrito e posicionados no canto superior esquerdo.
4.9. As figuras e tabelas devem ter legendas.
4.10 - Nota Importante: Trabalhos sem e-mail de todos os autores não serão aceitos.

5.Mostra de jogos eletrônicos

Estaremos realizando uma mostra de jogos eletrônicos, portanto, se você desenvolveu um game e deseja apresentar para a comunidade, envie um email para games@comunidadesvi rtuais.pro. br, com as seguintes informações:

1. Nome do jogo
2. Sinopse do game
3. Responsáveis pelo desenvolvimento indicando a instituição a qual estão vinculados
Obs:
1. Deverá ser enviado um cd com o game para UNEB – Departamento de Educação – Campus I. Rua Silveira Martins no. 2555 – Cabula – Salvador – Bahia – At. Lynn Alves até o dia 20/06/08.
2. Os games serão analisados pela comissão de avaliação e a notificação dos selecionados ocorrerá a partir de 20/07/08.
6. Cronograma
Data máxima para encaminhamento dos Trabalhos: 20 de junho de 2008.
Notificação de aceitação: A partir de 20 de julho de 2008

Chamada para o GT Periodismo da ALAIC

Caras e caros:
Estão abertas as inscrições de trabalhos para o IX Congresso da Associação Latinoamericana dos Pesquisadores da Comunicação (www.alaic.net), que vai comemorar os 30 anos de entidade. O congresso vai acontecer de 9 a 11 de outubro no campus do Itesm localizado na região metropolitana da Cidade do México. Os trabalhos, com texto completo, serão recebidos até 10 de agosto. As inscrições para o GT Jornalismo podem ser feitas no link:
http://alaic.net/alaic30/ponencias/est_periodismo.html
Espero vê-los lá.
Um grande abraço,

Eduardo Meditsch
Coordenador do Grupo Temático Estudios sobre Periodismo - Alaic

sábado, 19 de abril de 2008

Trabalhos para o Celacom até terça, dia 22

Celacom 2008 tem inscrições de trabalhos prorrogadas até o dia 22

O 12º Colóquio Internacional sobre a Escola Latino-Americana de Comunicação (Celacom), que será promovido entre os dias 6 e 7 de maio, na Universidade Metodista de São Paulo, recebe trabalhos para serem apresentados nos GTs até o dia 22 abril.
Com o tema “Pensamento Comunicacional: Vanguardas Paulistas”, o evento fará um resgate da participação paulista no movimento gerador do pensamento comunicacional latino-americano, tomando como referência suas vanguardas, geralmente ancoradas nos Programas de Pós-Graduação em Comunicação.

Os Grupos Temáticos acolhem propostas de trabalhos em dois níveis: Comunicações Científicas (destinados aos graduados em cursos de nível superior, estudantes de cursos de pós-graduação ou pós-graduados – mestres e doutores) ou Relatos de Iniciação Científica (destinados aos estudantes dos cursos de graduação do campo de Comunicação Social ou de áreas conexas: Ciências Humanas, Letras, Turismo etc.). Os trabalhos inscritos devem necessariamente focalizar objetos relacionados com os fenômenos da comunicação. A sugestão é que os trabalhos privilegiem o tema central do evento.

O trabalho deve conter: Título: em negrito, fonte Times New Roman, 14, alinhamento esquerda. Autor(es): último sobrenome em maiúsculas, titulação ou graduação, identificação da instituição e unidade de federação. Resumo: 10 a 15 linhas, com até cinco palavras-chave. Texto: alinhamento justificado; Word; fonte Times New Romam, tamanho 12; espaço entrelinhas de 1,5, margem superior/inferior e esquerda/direita 3 cm, de 10 a 15 páginas, incluindo bibliografia. Os resumos e os textos completos devem ser enviados para o e-mail: celacom@metodista.br, em arquivo anexo. Os autores devem aguardar resposta de confirmação de recebimento, para evitar problemas de extravio. Na ausência de resposta imediata recomenda-se fazer nova remessa.

TAXA DE INSCRIÇÃO – O pagamento das inscrições deverá ser feito no próprio local do congresso. Os valores são os seguintes: profissionais: R$ 100; professores: R$ 80; estudantes de pós-graduação: R$ 60; estudantes de Graduação: R$ 50.

terça-feira, 15 de abril de 2008

Palestra "Música na Cibercultura"

Música na Cibercutura é o tema da palestra que a professora Gisela Castro vai proferir na Universidade Tuiuti do Paraná, nesta quinta-feira (17 de abril), às 19 horas, na sala 03 do bloco C.

Gisela Castro é doutora em Comunicação e Cultura (ECO/UFRJ), docente e vice-coordenadora do Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), São Paulo, onde desenvolve pesquisa sobre o consumo de música na internet.

A sua palestra vai tratar da apropriação social de novas tecnologias digitais de criação, gravação, distribuição e consumo de música que vem ocasionando, dentre outros fatores, intensa reorganização nos modelos de negócio da indústria fonográfica majoritária, além do fortalecimento da chamada produção independente. No bojo da reconfiguração em curso na cadeia produtiva da música, novos atores entram em cena – como as operadoras de celular – e o longo oligopólio das quatro majors (Sony-BMG, Universal, Warner e EMI) vem sofrendo significativos abalos. A polêmica acerca da ciberpirataria necessita ser examinada à luz das novas práticas de consumo vigentes na cultura digital. No Brasil, estimula-se amplo debate sobre a necessidade de se adequar aos novos tempos as leis de direitos autorais vigentes.

As inscrições serão feitas no local, na sala 03, do bloco C. A palestra, que faz parte do projeto integração Mestrado em Comunicação e Linguagens e graduação, tem a coordenação das professoras Adriana Amaral, Claudia Quadros e Denize Araujo.

Curso de Extensão na USP discute Mídia e Políticas Públicas Sociais

Pelo segundo semestre consecutivo,
a Escola de Comunicações e Artes da
Universidade de São Paulo (ECA-USP) promove,
em parceria com a Agência de Notícias
dos Direitos da Infância – ANDI, o curso de extensão
“Jornalismo e Políticas Públicas Sociais”.

A disciplina pretende estimular o debate sobre
o tratamento que a mídia oferece
às políticas sociais em geral
e às políticas para a infância e
adolescência em particular.
Para tanto, serão examinados casos concretos
de cobertura da mídia brasileira de modo
a aprofundar as discussões sobre a qualidade
da informação jornalística sobre o assunto,
oferecendo, portanto, subsídios para aprimorar
o tratamento editorial dispensado ao tema.

Nessa edição as aulas passarão
a ter 3 horas de duração.
Para além da participação de
jornalistas e especialistas de diversas áreas –
que irão debater os principais
aspectos que compõem uma boa cobertura
jornalística dessa temática,
como questões orçamentárias, direitos

humanos, desigualdade e direitos
da infância e adolescência –,
atividades práticas serão
desenvolvidas com o
objetivo de promover um maior debate
entre os estudantes sobre cada temática abordada.

Os encontros irão acontecer sempre às
segundas-feiras, de 28/04 e 30/06,
no Auditório Freitas Nobre da ECA-USP,
das 10h às 13h. A inscrição é gratuita
e poderá ser realizada entre os dias 14 e 25 de abril,
das 10h às 16h, no Departamento de Jornalismo
e Editoração da ECA, localizado na
avenida Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443,
Cidade Universitária, São Paulo.

A carga horária total do curso será de 30 horas.
O curso faz parte das atividades do Programa InFormação,
que conta com apoio estratégico da Fundação W.K.Kellogg
e o apoio do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo.
O objetivo do Programa é a qualificação
de estudantes de jornalismo na cobertura
da agenda social brasileira
http://www.informacao.andi.org.br

* *

*Mais informações:*

Telefone: (11) 3091-4058 (Falar com Paulo)

E-mail: pcbontempi@usp.br pcbontempi@usp.br>

*Jornalismo e Políticas Públicas Sociais*

Confira abaixo programa completo do curso:

*Programa 1º Semestre de 2008*

* *

*Tema central: *A cobertura de políticas
públicas sociais: desafios da
mídia quando o social está no centro da pauta**

* *

*Objetivos gerais: *

*1) *Estimular entre os participantes
uma consciência crítica
construtiva a respeito da qualidade
do conteúdo da mídia sobre as
questões sociais brasileiras;

*2) *Desenvolver com os estudantes metodologias
para uma leitura crítica
dos conteúdos apresentados pela mídia;

*3) *Indicar alternativas qualificadas
para operar mudanças na visão
do comunicador acerca da agenda social;

*4) *Influir na construção de uma representação
mais democrática na mídia a partir da
exploração da multiplicidade de temas e da
inclusão de diversos atores da cena social brasileira.

* *

*Objetivo específico:
*Produzir análises críticas sobre o tratamento
editorial, cultural e ético oferecido
pela mídia brasileira às políticas
públicas sociais.

* *

*Ementa: *Este curso oferecerá
uma reflexão crítica sobre o
tratamento que a mídia oferece às políticas
sociais em geral e às políticas
para a infância e adolescência em particular.
Para tanto, serão examinados
casos concretos da agenda social
na mídia brasileira.

Além disso, o curso analisará os
paradigmas que orientam as políticas
públicas sociais: diversidade, desenvolvimento social
e direitos humanos.
Procurará ainda compreender
como a mídia vem contribuindo
para
a discussão sobre temas sociais e,
quando possível, fará
recomendações
de aprimoramento.

*Programa do Curso*

*Semana 1 (28/04)*: Jornalismo e
políticas públicas sociais**

*Semana 2 (05/05):* Processos de formulação
de políticas públicas sociais.

*Semana 3 (12/05):* Orçamento e
políticas públicas.**

* *

*Semana 4 (19/05): *O processo eleitoral
e as políticas públicas

* *

*Semana 5 (26/05): *A cobertura do impacto
das políticas públicas
sociais pela mídia brasileira.**

* *

*Semana 6 (02/06):* O paradigma do desenvolvimento
humano como orientador da cobertura.**

*Semana 7 (09/06): *O paradigma dos direitos
humanos como orientador da

cobertura.

* *

*Semana 8 (16/06):* Pobreza e desigualdade,
o problema brasileiro

*Semana 9 (23/06): *O paradigma dos Direitos
da Criança e do Adolescente:
a Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança
e o Estatuto da Criança e do Adolescente

*Semana 10 (30/06):* Encerramento

--
*InFormação - Programa de Cooperação
para Qualificação de
Estudantes de
Jornalismo
Coordenação de Relações Acadêmicas
ANDI - Agencia de Notícias dos Direitos da Infância
*SDS Ed. Boulevard Center, Bl. A, Sl. 106
70391-900 - Brasília - DF - Brasil
Tel: (+55 61) 2102.6535/2102.6537/2102.6547
Fax: (+55 61) 2102.6550
www.andi.org.br <http://www.andi.org.br>

2º Encontro da Ulepicc-Brasil

Fonte: lista da compós

Prorrogada a data para submissão de trabalhos
para o 2º Encontro da Ulepicc-Brasil
Foi prorrogado para o dia 06 de maio
o prazo para inscrição de trabalhos
no 2º Encontro do Capítulo Brasil
da União Latina de Economia Política
da Informação, da Comunicação e da Cultura –
ULEPICC Bauru 2008.
O evento acontece de 13 a 15 de agosto de 2008
na Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da UNESP,
em Bauru-SP. A conferência de abertura será
ministrada pelo presidente da Ulepicc Internacional,
Prof. Dr. Luis Albornoz, docente da Universidad Carlos III
de Madrid, e terá como tema "Digitalização e sociedade".
O regulamento completo, programação, inscrições
e demais informações sobre o evento estão
disponíveis em www.faac.unesp.br/ulepicc2008

A Ulepicc-Brasil aceita trabalhos para 5 Grupos de Trabalho:
Políticas de Comunicação, Políticas Culturais
e Economia da Cultura, Indústrias Midiáticas,
Comunicação Pública, Popular ou Alternativa e Teorias.
Os trabalhos submetidos devem ter entre
30 e 40 mil caracteres, estar de
acordo com as normas da ABNT e
ser direcionados a um dos GTs no próprio
corpo do texto, acima do título.
A lista com o nome dos artigos
aprovados será divulgada no dia 16 de maio.
A promoção do evento é da ULEPICC-Brasil –
Capítulo Brasil da União Latina de Economia Política
da Informação, da Comunicação e da Cultura,
com realização da UNESP através da FAAC -
Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação
de Bauru e organização do LECOTEC –
Laboratório de Estudos em Comunicação,
Tecnologia e Educação Cidadã.

segunda-feira, 14 de abril de 2008

MEDIA PRACTICES AND CULTURAL PRODUCERS

MEDIA PRACTICES AND CULTURAL PRODUCERS
EASA Media Anthropology Network Second Workshop
Barcelona, Spain, November 6-7, 2008

The workshop addresses media practices
and the arenas of cultural
production in the context of
the "new media" landscape.
In broad terms, the workshop will inquire
into the leading theoretical and methodological
perspectives for doing anthropological
research on digital mediated
practices and their implications
for the understanding of people's
interaction with media.
The aim is to explore the circulatory flows of
media practices and in particular,
how digital technology use is changing
media culture, cultures of media circulation
and the very definition of
cultural producer.

Anthropological and ethnographic studies
of media have been largely
focused on analyzing reception
of media products (television, radio,
press and film) and media consumption
related to domestic appropriation of
technologies. There is also a wide body
of research devoted to the study
of the political dimension of
alternative and indigenous media.
However, there has been a separation between media
and Internet studies, and
between the analysis of media reception
and practices of self production,
such as family photography or home video.
Current digital media practices
urge scholars to examine self production
contents and media flows from a
broader perspective that cross-cuts
divisions between public and private,
media corporative products and people releases,
home production and cultural industry,
political activism and domestic affairs.
The workshop aims to become a locus for
discussing innovative theoretical and
methodological approaches that deal with
such interwoven practices of
media production and consumption.

The workshop will address questions like:
how is self production entering
circulatory matrices of media and power?
How does cultural production
itself become a practice of reception
or consumption? What are the
implications of understanding audiences
as cultural producers? Do new
media practices redefine the role
of cultural producers? Are self
production and content sharing new
cultural forms of media production?
What are the cultural implications
of people's media productive practices?
Rather than an uncritical celebration
of people's empowerment, this
workshop encourages exchange of
research experiences about ways of doing
ethnographic research by following
social networks and the circuits of new
media practices.

Key note speakers

Elizabeth Bird (University of South Florida)
Don Slater (London School of Economics)
Dorle Drackle (University of Bremen)
Nick Couldry (Goldsmiths, University of London)

Coordinators

Elisenda Ardèvol
Open University of Catalonia

Sigurjon Baldur Hafsteinsson
Coordinator of the European
Association of Social Anthropologists Media
Anthropology Network

Organization Committee in Barcelona

Begonya Enguix
Edgar Gomez Cruz
Adolfo Estalella
Studies of Humanities Universitat
Oberta de Catalunya

Gemma San Cornelio
Toni Roig
Studies of Sciences of Information and
Communication Universitat Oberta
de
Catalunya

Call for "research in progress" presentations

The workshop will include presentations
and a poster session. Please if
you are interested in presenting your
research about such topics, send
abstracts (500-800 words)
to mabcnworkshop(at)gmail.com (please replace
(at) with @).

The deadline for submissions
is 17 May 2008. Submissions will be
reviewed by the organizing committee,
and will be selected for a paper presentation
or for the poster session.
Notice of acceptance will be sent by 17
June.

This event is funded by a conference
grant from the MEC and the UOC.
Funds are available to cover travel costs
for researchers whose submissions
are selected for presentation at the workshop.

Registration

Due to the limited number of
places available, please register in order
to take part in the event.

Registration fee: Euro 80 (Euro 60 students)
Coffee breaks and one cold
lunch is included
Registration until 17 of July
For registration and further information please contact
mabcnworkshop(at)gmail.com (please replace (at) with @).

Venue

Drassanes
University of Catalonia (UOC)

http://www.media-anthropology.net/events.htm

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Livro e Colóquio discutem Políticas Públicas Sociais e Jornalismo

Caro usuário do site InFormação,

A ANDI - Agência de Notícias dos Direitos da InFância, por meio do Programa InFormação, convida a todos e todas para o lançamento do livro "Políticas Públicas Sociais e os desafios para o Jornalismo"; para o "Colóquio ANDI/FNPJ", que integra o IX Encontro Nacional de Professores de Jornalismo e para a Cerimônia de Premiação do I Concurso de Monografias Dissertações e Teses. Participem!

IMPORTANTE: Confirmar a presença em qualquer dos eventos até 14 abril pelo e-mail cra@andi.org.br. Vagas limitadas!


LANÇAMENTO DO LIVRO "POLÍTICAS PÚBLICAS SOCIAIS E OS DESAFIOS PARA O JORNALISMO"

DIA 17/04, 19:30, na Cortez Editora, R. Bartira, nº 317, Sâo Paulo - SP

Debate com os autores:

Cenise Monte Vicente (Oficina de Idéias) e José Roberto Toledo (Abraji e Prima Página).

O livro contém artigos de:
Adriana Carranca • Ana Fonseca • André Soliani • André Urani • Cenise Monte Vicente • Cláudia Costin • Darcy Ribeiro • Eugênio Bucci • Flávia Piovesan • Gerson Luiz Martins • Guilherme Canela (org.) • Gustavo Krieger • José Carlos Libânio • José Roberto de Toledo • Luiz Gonzaga Motta • Marcelo Canellas • Maria D’Alva Gil Kinzo • Maria Helena Guimarães de Castro • Marta Salomon • Mauro P. Porto • Raul Velloso • Regina Festa • Ricardo Mendonça • Tacyana Arce • Verônica Almeida

"COLÓQUIO ANDI" e LANÇAMENTO DO LIVRO "POLÍTICAS PÚBLICAS SOCIAIS E OS DESAFIOS PARA O JORNALISMO"

DIA 18/04, 10:30, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, (Prédio Piauí - Auditório Reverendo Wilson)
Rua Piauí, 143, Higienópolis, São Paulo/SP

Como parte integrante do IX Encontro Nacional de Professores de Jornalismo (ENPJ), a ANDI irá lançar sua mais recente publicação, além de reeditar o já tradicional "Colóquio ANDI" - que ocorre em cada evento nacional do FNPJ.

10:30 - Lançamento do livro "Políticas Públicas Sociais e os desafios para o Jornalismo". Expositor: Eugênio Bucci - Jornalista e professor

11:00 - "Colóquio ANDI/FNPJ". Tema: “Estratégias didático pedagógicas para a inserção do agendamento social no ensino de jornalismo”

Coordenação: Guilherme Canela (ANDI)
Mediação: Profª. Drª. Ivete Cardoso do Carmo Roldão (FNPJ)
Expositores: Prof. Dr. Luiz Gonzaga Figueiredo Motta (UnB), Prof. Dr. Evandro Vieira Ouriques - (UFRJ) e Prof. Dr. José Coelho Sobrinho (USP).

CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO: I CONCURSO DE MONOGRAFIAS DISSERTAÇÕES E TESES DO InFormação

DIA 18/04, 19:00, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, (Auditório Ruy Barbosa – Campus Itambé)
Rua Itambé, 135, Prédio IX, Higienópolis, São Paulo/ SP

Realizado no ano de 2007, o concurso envolveu participantes de 51 universidades brasileiras e estrangeiras, buscando reconhecer trabalhos acadêmicos que se debruçaram sobre a interface entre a mídia e a agenda social brasileira. A cerimônia de premiação irá reunir os três vencedores de cada categoria (Monografias, Dissertações e Teses) e fará parte da abertura do IX Encontro Nacional de Professores de Jornalismo. Acesse a lista de premiados aqui.

Conferência de Abertura do IX ENPJ: Profa. Cremilda Medina (USP)

--
InFormação - Programa de Cooperação para Qualificação de Estudantes de Jornalismo
Coordenação de Relações Acadêmicas
ANDI - Agencia de Notícias dos Direitos da Infância
SDS Ed. Boulevard Center, Bl. A, Sl. 106
70391-900 - Brasília - DF - Brasil
Tel: (+55 61) 2102.6535/2102.6537/2102.6547
Fax: (+55 61) 2102.6550
www.andi.org.br

Conversações Mestrado - Comunicação, Economia Política e Sociedade


Clique na imagem para ampliar

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Curso de Extensão sobre Moda

Fonte: Imprensa UTP

A jornalista de moda, Ana Clara Garmendia, ministra nos próximos dias 16 e 17, na UTP, a palestra Moda Paris: Luxo e Poesia. A idéia é falar de forma abrangente sobre o assunto para estudantes de Design de Moda e Jornalismo.

Ana Clara é conhecida pela abordagem informal em seus textos, o que facilita o leitor a entender mais rapidamente assuntos relacionados à moda e sua historia. Atualmente a jornalista mora e trabalha em Paris, onde é credenciada junto à câmara francesa de moda e acompanha os desfiles de alta-costura e prêt-à-porter na capital francesa. Na Gazeta do Povo, assina a coluna semanal Agora é Moda. Ana Clara também colabora com os sites www.chic.com.br e www.filmefashion.com.br. Além de manter seu próprio blog (www.anaclara.com.br), onde registra a moda das ruas em Paris com fotos próprias e faz um comparativo dos grandes desfiles internacionais que vê na capital da moda.

Serviço
Datas: 16 de abril (quarta-feira) às 19h
17 de abril (quinta-feira) às 10h
Local: Sala 03 - bloco C - câmpus Prof. Sydnei Lima Santos (Barigüi)
Inscrições gratuitas pela Internet: www.utp.br/modaparis/
Mais informações no Escritório de Design (bloco D sala 107) ou pelo fone 3331.8102

Os participantes receberão certificado

Mais um artigo do MCL é aceito no Congresso da Rede ALCAR


O artigo Blogs: mapeando um objeto das pesquisadoras Dra. Sandra Montardo (Feevale), Dra. Raquel Recuero (UCPEL) e Dra. Adriana Amaral (MCL-UTP) foi aceito no GT História da Mídia Digital do VI Congresso Nacional de História da Mídia (Rede Alcar) a ser realizado na Universidade Federal Fluminense (UFF) em Niterói, RJ, de 13 a 16 de maio de 2008. O trabalho faz parte de uma pesquisa desenvolvida pelas três pesquisadoras e cujo resultado será um livro organizado por elas (Blogs.com: estudos sobre blogs e comunicação), que está no prelo e contém artigos de outros 12 pesquisadores nacionais e internacionais da área.

No dia 27 de março de 2008, a profa. Dra. Sandra Montardo - que é docente no Mestrado em Acessibilidade e Inclusão Social da FEEVALE, RS e membro do Conselho Científico da ABCIBER - Associação Brasileira dos Pesquisadores em Cibercultura - esteve ministrando uma disciplina optativa no MCL sobre Publicidade e Marketing em Comunicação Digital e também participando da reunião do GP Cibercultura, coordenado pela Dra. Adriana Amaral. Para o segundo semestre de 2008, está prevista uma visita da profa Dra. Raquel Recuero, que também é Vice-coordenadora do GT Comunicação e Cibercultura da Compós - Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Comunicação e consultora de pesquisa da Google Inc. Ela ministrará uma disciplina optativa sobre comunidades virtuais e redes sociais.

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Prêmio Luiz Beltrão

A décima primeira edição do Prêmio Luiz Beltrão, o “Oscar” da Comunicação, será lançado no Rio de Janeiro

No próximo dia 15 de abril, acontece no auditório da Fundação Biblioteca Nacional (Av. Rio Branco 219 - Centro - Rio de Janeiro), às 14h, o lançamento nacional do XI Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação.

Neste ano, em que comemoram-se os 72 anos do início de carreira jornalística de Luiz Beltrão e os 90 anos de seu nascimento, a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – INTERCOM, promotora do prêmio, juntamente com a Globo Universidades e Universidade Federal do Rio Grande do Norte, prestam justa homenagem ao desbravador das Ciências da Comunicação no Brasil.

Desde seu surgimento em 1997, o Prêmio Luiz Beltrão destina-se a qualidade do trabalho acadêmico realizado nas universidades ou nos centros e institutos de pesquisa, valorizando a atuação individual ou coletiva, identificando pessoas, equipes ou instituições que dão contribuições relevantes para o campo das Ciências da Comunicação, numa homenagem ao pioneiro da pesquisa acadêmica sobre os fenômenos comunicacionais brasileiros, de modo a construir e consolidar a identidade da nossa comunidade acadêmica.

As candidaturas ao prêmio são inscritas, cada ano, pelos sócios da INTERCOM, bem como por quaisquer outros membros da comunidade acadêmica da área. A distinção é concedida anualmente em quatro categorias: Maturidade Acadêmica (pesquisador-senior), Liderança Emergente (jovem doutor), Grupo Inovador (núcleo de pesquisa ou produtora midiática) e Instituição Paradigmática (escolas, institutos, empresas, associações, etc).
Já foram premiados a Secretaria Especial de Comunicação Social da Prefeitura do Rio de Janeiro e o Canal Futura (grupos inovadores), e Cinemateca Brasileira de São Paulo, Editora Vozes e Embrapa (instituições paradigmáticas).

A seleção dos candidatos e a decisão sobre os vencedores é competência de um colegiado nacional, composto por 17 membros, do qual participam os ganhadores, em anos prévios, do prêmio “maturidade acadêmica”, bem como pelos pesquisadores que exerceram a presidência da INTERCOM, como: José Marques de Melo, Gaudêncio Torquato Anamaria Fadul e Margarida Kunsch (ex-presidentes); Muniz Sodré, Carlos Eduardo Lins da Silva, Adisia Sá e Antonio Hohlfeldt (maturidade acadêmica).

Quem foi Luiz Beltrão
Pernambucano de Olinda, foi o pioneiro da pesquisa científica sobre os fenômenos comunicacionais na universidade brasileira. Nascido em 8 de agosto de 1918, Luiz Beltrão foi fundador do Instituto de Ciências da Informação, primeiro centro acadêmicos nacional de estudos midiáticos, e da primeira revista de ciências da comunicação (Comunicações & Problemas), na Universidade Católica de Pernambuco, em 1963. Tornou-se também o primeiro doutor em comunicação no Brasil (Universidade de Brasília, 1967). Sua obra ganhou reconhecimento nacional e prestígio internacional, nos âmbitos do jornalismo e da comunicação de massa. Foi ao mesmo tempo educador, pesquisador e divulgador científico. Luiz Beltrão faleceu em Brasília em 1986.

Serviço

Lançamento Nacional
XI Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação – Prêmio Luiz Beltrão 2008
15 de abril de 2008, às 14h
Fundação Biblioteca Nacional
Rio de Janeiro - RJ

Coordenação do Prêmio Luiz Beltrão
Maria Cristina Gobbi

Informações

William Lara
williamlara@trendcomunicacao.com.br
billara@terra.com.br
Comunicação e Imprensa INTERCOM
(11) 8273-1178 / (11) 3091 4088
www.intercom.org.br

Fundação Biblioteca Nacional
Av. Rio Branco 219 - Centro - Rio de Janeiro
(21) 3095-3879

terça-feira, 8 de abril de 2008

Nasceu a Sociedade Argentina de Estudos de Cinema e Audiovisual

fonte: Lista da Compós

Bom Dia, queridos colegas,

É com enorme prazer e satisfação
que escrevo para anunciar o
nascimento da *SAECA*,
*Sociedade Argentina de Estudos de Cinema e Audiovisual*.

Nascemos dia 2/4, na reitoria da
Universidade de Buenos Aires, onde
compareceram representantes de
17 universidades nacionais e privadas.
A partir do meu impulso, há apenas um mês atrás,
nossa lista conta hoje com 87
contatos do país e do exterior,
incorporando inclusive, o grande
número de cientistas que pensam nossa
cultura audiovisual desde fora do pais,
como eu mesma.

Por conta da experiência que
desenvolvi com e junto a vocês como
inspiração, tenho me tornado a
primeira presidenta da SAECA, para o biênio
2008-2009.
Teremos nosso Primeiro Encontro Anual
no mês de Junho de 2009, na cidade de
Tandil (350km ao sul de Buenos Aires),
na Universidade Nacional do Centro da
Provincia de Buenos Aires,
onde acontece o Festival de Cinema de Tandil
e funciona, ha apenas 4 anos, um curso de cinema.

A Editora Libraria, especializada em livros
de estudos de cinema e audiovisual,
e caracterizada por um fino trabalho
de edição e design, assinou acordo conosco
para publicar nossos anais. Também lançaremos
o *Prêmio Anual SAECA à melhor tese e dissertação*
na área, que serão publicadas pela
mesma editora numa coleção econômica
e de curta tiragem. Estão também
interessadas em traduções,
e acreditem que os custos locais são
muito beneficiosos para os brasileiros!

Bem, meu povo gosta mesmo de se movilizar...
a coisa está quentíssima!
Abrimos um grupo yahoo onde
ja estamos "pendurando" sites com nossas
produções, Cvs, etc. Quem quiser iniciar intercâmbios, pode nos
escrever ou mesmo ingresar no grupo, no endereço
asaeca@gruposyahoo.com.ar

Imagino, em breve, um maravilhoso encontro
bi-nacional que nos ajude a
sermos ainda mais soberanos do
nosso espaço audiovisual sulamericano,
como dizia Getino.

Meu abraço cordial e fraterno a todos,
contente sem fronteiras por ter
conseguido multiplicar,
com imaginação e ações concretas, a
experiência que temos juntos!

Andrea Molfetta
DECINE-UNICAMP

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Journal of Virtual Worlds Research - Announcement and Call for Papers

fonte: Lista do Conselho da ABCiber

Segue o anúncio da criação de um novo periódico online,
o Journal of Virtual Worlds Research (http://jvwr.org/).
Trata-se de uma publicação multidisciplinar
com abrangência internacional. A seleção dos
artigos é baseada em pareceres anônimos.

Ao final da mensagem encontram-se 4 chamadas
de artigos, com prazos
finais em 15 de junho, 15 de Agosto,
30 de Setembro e 15 de Dezembro.

Suely
*********************************
The Journal of Virtual Worlds Research
(http://jvwr.org/) is a online,
open access, peer-reviewed, transdisciplinary,
academic journal, which
engages established and emerging scholars
from anywhere in the world.
The journal builds upon the
open journal model promoted by the Soros
Foundation, which has open access
to quality academic knowledge as its
central tenant. There is no need
to register to read articles, there are
no fees to subscribe to the content,
and there are no publication fees
requested from authors.
The journal is operated on the
Open Journal Systems software platform
developed by the Public Knowledge Project
at Simon Frasier University in
Vancouver, Canada (http://pkp.sfu.ca/?q=ojs),
and is hosted by the
Advanced Communications Laboratory (ACTlab)
in the Department of Radio, TV
& Film at the University of Texas at Austin (USA).
The journal has an editorial board and
associate editors from around
the world, including:

Editorial Board:
Steve Jones (UIC), Jorge Peña (UT-Austin),
Allucquere Rosanne Stone
(ACTlab / UTAustin), Joseph Straubhaar (UT-Austin),
Natalie Wood (St.
Joseph’s U.)

Founding Editors:
Jeremiah Spence (UT-Austin),
Joseph Lopez (ACTlab / UT-Austin)

Founding Associate Editors:
Suely Fragoso (Unisinos), Joe Sanchez (UTAustin),
Amanda Salomon (Swinburn U. of Tech),
Henry Segerman (UT-Austin), Yesha Sivan (Shenkar
College), Stephanie Smith (NASA),
Caja Thimm (U. of Bonn)

The journal is currently preparing
its inaugural edition on the theme
of "Virtual Worlds Research:
Past, Present & Future" and currently has
promised contributions from: Yesha Sivan (Isreal);
Stephanie Smith
(US/NASA); Steve Jones (US - UIC);
Beatrice Bittarello (Italy); Michael
Benedikt (US/UT-Austin); Bruce Damer (US);
Howard Reingold (US); Allucquere
Rosanne Stone (US/UT-Austin),
Randall Farmer (US), Chip Morningstar
(US), and Frank Taney (US). We hope to have
the first edition published
online in late June 2008.

The JVWR currently has four (4)
open calls for papers:

Open Calls for Papers:
1st edition’s theme: “Virtual Worlds Research:
Past, Present &
Future”
Due date: June 1, 2008

2nd edition’s theme: “Social identity
and Consumer Behavior in
Virtual Worlds” Due date: August 15, 2008

3rd edition’s theme: “Cultures of Virtual Worlds” Due date:
September 30, 2008

4th edition’s theme: “Pedagogy, Education
and Innovation in Virtual
Worlds” Due December 15, 2008

Authors and reviewers can register
directly on the website at:
http://jvwr.org

domingo, 6 de abril de 2008

4o. Colóquio de Moda


O Colóquio de Moda é o maior congresso científico/acadêmico de moda no Brasil.
Neste ano, a Feevale acolherá a 4° edição do evento recebendo seus palestrantes e participantes integrando, assim, as pessoas que fazem a diferença para o mundo da moda.
Período
29 de setembro a 02 de outubro de 2008
Local
Feevale - Campus II – Novo Hamburgo/RS (acesse o mapa)
Público-Alvo
Aberto a pesquisadores, docentes e acadêmicos de Moda, bem como profissionais de Design, Artes Plásticas, História, Psicologia, Sociologia, Marketing, Jornalismo, Comunicação, Administração e áreas afins.
Objetivos
Proporcionar o encontro entre pesquisadores, docentes, acadêmicos, profissionais de Moda e áreas de aderência - Psicologia, Sociologia, Marketing, Jornalismo, Administração, Artes Plásticas, Design e História e promover a reflexão, o questionamento e relações entre as várias formas de abordagens da moda.

Prazos
Submissão de trabalhos para aprovação14 de março a 14 de maio de 2008
Divulgação dos trabalhos selecionados (enviado pelo e-mail preenchido na inscrição)25 de junho
Envio do texto definitivo para publicação25 de junho a 15 de agosto
Inscrição sem apresentação de trabalhos (ouvinte)01 de junho a 31 de agosto

OBS: Não haverá inscrições no local do evento.

sábado, 5 de abril de 2008

MCL no VI Congresso Nacional de História da Mídia

Mais dois trabalhos do Mestrado em Comunicação e Linguagens foram selecionados para o VI Congresso Nacional de História da Mídia, a ser realizado de 13 a 16 de maio, na Universidade Federal Fluminense, em Niterói. O professor Álvaro Nunes Larangeira apresentará no GT História do Jornalismo a pesquisa As capitanias hereditárias da mídia brasileira, na qual relaciona os principais grupos midiáticos regionais e estaduais. As mestrandas Carla Cândida Rizzotto e Cora Catalina tiveram trabalho aprovado para o mesmo GT. A invasão silenciosa do terrorismo midiático na América Latina – uma contribuição para a História da mídia versa sobre o comportamento dos meios de comunicação no continente latino-americano.

Convocatoria, Colaboraciones para el libro: Transformaciones sociopolíticas de América Latina. Miradas desde la Comunicación Política

fonte: blog do octavio islas

El programa “Comunicación Política y Libertad de Expresión”, adscrito al Centro de Investigaciones de la Comunicación de la Universidad Católica Andrés Bello (CIC-UCAB) y el Grupo de Trabajo “Comunicación Política y Medios” de la Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación (ALAIC), convocan a investigadores y docentes universitarios de América Latina, y de otras regiones con reflexiones y/o investigaciones sobre nuestra región, a presentar propuestas de artículos para formar parte del libro “Transformaciones sociopolíticas de América Latina. Miradas desde la Comunicación Política”.

Las personas interesadas deberán presentar un resumen de hasta 1000 (un mil) caracteres, junto a un resumen curricular de 500 caracteres como máximo. Esta propuesta, en un solo archivo, deberá remitirse hasta el 28 de abril al coordinador del Programa y del GT, Andrés Cañizález, con envíos simultáneos a los correos electrónicos acanizal@ucab.edu.ve y acanizalez@yahoo.com

Las propuestas de artículos deberán vincularse a alguno de estos 5 ejes:

Estado y medios. Políticas de comunicación.
Rol político de los medios. Medios y democracia.
Monitoreo de medios. Análisis de coberturas políticas.
Comunicación en las campañas electorales.
La comunicación en los nuevos escenarios políticos de América Latina.

El comité de selección está formado por:

Caroline de Oteyza. Directora del CIC-UCAB.
Jesús María Aguirre. Profesor titular. Escuela de Comunicación Social. UCAB.
Andrés Cañizález. Coordinador del Programa y del Grupo de Trabajo.

Esta propuesta cuenta con un aporte financiero de la Fundación Konrad Adenauer

Se trata, sin embargo, de recursos limitados que sólo permitirán sufragar costos de edición e impresión. No dispondremos de honorarios para los autores que sean seleccionados para el libro. Los autores recibirán algunos ejemplares, junto a una constancia académica escrita. Las pautas editoriales se comunicarán oportunamente. La fecha final para la recepción de los textos en su versión definitiva es el 20 de junio de 2008.

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Blog do MCL completa 01 ano

Gente, e na correria da vida acadêmica deixamos passar uma data. O blog do MCL/UTP completou um ano de vida (em fevereiro) sempre divulgando informações de interesse de todos os docentes e discentes da área de comunicação. Parabéns a todos, principalmente à Josiany Vieira (da turma 2005) que organizou primeiramente o layout dele e hoje já é mestre e professora da Uniandrade. Também agradeço à contribuição de todos, Aletéia, Claudia, Álvaro, Lucina que prontamente sempre postam e divulgam informações e notícias relevantes.

E vamos lá que 2008 recém começou. Longa vida ao blog!

Adriana

Pós-graduação brasileira firma acordo internacional com a Noruega

fonte: site da Capes

Instituições de ensino superior do Brasil e da Noruega poderão fazer intercambio cientifico. Na segunda-feira, 31, em Brasília, o ministro da Educação, Fernando Haddad, assinou memorando de entendimento com a ministra de Pesquisa e Educação Superior da Noruega, Tora Aasland. O memorando é o início de um processo de cooperação institucional na área da educação superior.

Segundo o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/Mec), Jorge Guimarães, a cooperação com a Noruega será assentada em áreas de mútuo interesse explorando competências dos dois países. "Do lado brasileiro entendo ser da maior importância explorar com profundidade a larga experiência das instituições norueguesas nas áreas de ecologia e meio ambiente, biologia do desenvolvimento medicina e ciências aquáticas, sobretudo oceanografia, em todos os seus aspectos. Estes são campos de atuação em que a Noruega desponta com elevado índice de impacto de suas pesquisas.”

Para Fernando Haddad, o Ministério da Educação tem interesse na ampliação do acesso dos brasileiros ao programa Erasmus Mundus e no intercâmbio de professores e alunos. O Erasmus Mundus é um programa da União Européia (UE) de concessão de bolsas para alunos de graduação e acadêmicos de países fora da UE, para freqüentar cursos masters (equivalente ao mestrado). Criado em 2004, o Erasmus conta com 82 universidades de 17 países da União Européia, entre eles, a Noruega, e investimentos previstos de 230 milhões de euros, no período de 2004 a 2008.

Tora Aasland manifestou o interesse de seu país em ampliar o acesso de estudantes brasileiros às universidades e institutos superiores especializados, no intercâmbio lingüístico e na preparação de um seminário acadêmico entre Noruega e Brasil para definir uma agenda de trabalho comum na educação superior. O memorando tem duração de quatro anos, com revisão ao final do processo e prorrogação por igual período.

Noruega — O país tem 4,6 milhões de habitantes, possui o segundo maior Produto Interno Bruto (PIB) nominal per capita do mundo; e tem o segundo maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mundial. Tem seis universidades, seis institutos superiores especializados, 25 faculdades públicas e 29 instituições privadas de ensino superior. A língua oficial é o norueguês. (Assessoria de Imprensa da Capes com informações de Ionice Lorenzoni, do Mec)

Nova enciclopédia internacional de comunicação

fonte: jornal do intercom

O grupo editorial Wiley-Blackwell uniu-se à International Communication Association(ICA) para lançar no mercado acadêmico a nova The International Encyclopedia of Communication, dirigida por Wolfgang Donsbach. A obra, em 12 volumes, está circulando desde m arço de 2008, contendo 1.339 verbetes, distribuídos em 29 áreas de interesse: theory and philosophy, interpersonal communication, journalism, intercultural and intergroup communication, media effects, strategic communication, public relations and advertising, communication and media law and policy, media systems in the world, and communication and technology.

Os verbetes foram escritos por um time de peso na academia mundial, composto majoritariamente por cientistas dos EUA, Inglaterra, Austrália, Canadá , Alemanha e Países Nórdicos, mas incluindo também autores latino-americanos como Luis Ramiro Beltrán (Bolívia), Jesús Martin Barbero (Colômbia), José Marques de Melo (Brasil), José Carlos Lozano (México) e Guillermo Mastrini (Argentina).

A presença temática da América Latina na enciclopédia se dá através de verbetes sobre os sistemas midiáticos da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia e Mexico, bem como pelas resenhas sobre o campo acadêmico da comunicação, comunicação para o desenvolvimento, retórica e políticas de comunicação.

Wolfgang Donsbach, diretor do projeto, é professor de Communicação e diretor-fundador do Department of Communication at Dresden University of Technology, Germany. PhD pela University of Mainz, ele lecionou nas universidades de Dortmund, Mainz, and Berlin. 1989/90 e foi professor visitante e fellow no the Gannett Center for Media Studies, Columbia University, New York, 1999, Lombard Visiting Professor at Harvard University. De 1995 a 1996 foi presidente da World Association for Public Opinion Research (WAPOR) e de 2004 a 2005 president da International Communication Association (ICA). Publicou 13 livros e mais de 100 artigos em periódicos científicos.

Mais informações pelo site www.icahdq.org ou pelo e-mail communicationstudies@blackwellpublishing.com.

Blog oficial do 2º Abrapcorp 2008 está no ar

fonte: jornal do intercom

O blog oficial do 2º Abrapcorp 2008 já está no ar. Trata-se de uma ferramenta dinâmica de comunicação que a Organização do evento possui para entrar em contato direto com os congressistas.

Os comunicados importantes estão sendo publicados no blog, além de curiosidades e detalhes sobre a organização e realização do congresso. Como congressista, é possível se manter atualizado com as notícias do congresso e entrar em contato com os outros congressistas, fomentando o debate sobre o tema central desde já.

O 2º Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas ocorre nos dias 28, 29 e 30 de abril, no campus Coração Eucarístico, na Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas em Belo Horizonte (MG).

Para mais informações sobre o congresso, visite o site oficial do evento ou blog do congresso: http://abrapcorp.weblogger.terra.com.br.

Duas mulheres disputam a presidência da IAMCR/AIERI/AIECS

A principal associação mundial de ciências da comunicação, reconhecida pelas siglas IAMCR/AIERI/AIECS, está em pleno processo eleitoral para a escolha da diretoria que tomará posse no Congresso de Estocolmo (julho de 2008).

fonte: jornal do intercom

A inglesa Anabelle Sreberny e a espanhola (radicada na França) Divina Frau-Meigs, atuais vice-presidentes, disputam a presidência da associação e seus comitês de apoio estão em campanha, buscando o endosso dos pesquisadores brasileiros.

A Intercom, em sua condição de entidade nacional representativa da IAMCR no Brasil, vem recebendo mensagens de pesquisadores amigos, defendendo uma e outra candidata.

Aimée Veja Montiel, mexicana que participou do congresso da Intercom de Brasília (2006), lidera a campanha de Divina no espaço latino-americano, enquanto o brasileiro (radicado em Israel) Dov Shinar, principal conferencista do congresso de Piracicaba (1994), respalda a candidatura de Anabelle no âmbito extra-europeu.

Informações sobre os compromissos assumidos pelas duas candidatas podem ser obtidas junto a Aimée (pelo e-mail aimeevegamx@yahoo.com.mx) ou junto a Dov (e-mail shinard@barak.net.il).

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Call for papers ALAIC 2008


Está aberta a chamada para trabalhos da ALAIC 2008 - Associação Latino Americana de Investigadores de Comunicação - que acontecerá no México de 09 a 11 de Outubro. O tema central é "Medios de Comunicación, estado y sociedad en América Latina". O deadline para a submissão de trabalhos é 15 de agosto de 2008. Mais informações, Grupos de Trabalhos e normas no site oficial: www.alaic.net.

PS: A Alaic aceita papers em português e em espanhol

Concurso da UFRB

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
lançou hoje edital para
concurso em várias áreas
(jornalismo, cinema e audiovisual, por
exemplo).
Edital em http://www.ufrb.edu.br/concursos

fonte: Lista da Compós

EDem2008 - Conference for E-Democracy

Fonte: Lista da Aoir

Hello,

We are hosting the international
EDem 2008 Conference 29-30. September
2008 at the Danube University Krems, Austria.
It would be nice to meet
some of you personally and receive
interesting papers concerning any
aspects related to E-Democracy!
If you know anybody who may also be
interested in participating or attending,
please forward this call!

EDem2008 - Conference for E-Democracy
29-30 September 2008
Danube University Krems, Austria
*To what extent can E-Democracy support
and enrich our democracy?
*What and where are the interfaces,
what methods can be used to
integrate E-participation in present
politics public administration
processes?
*How can we ensure that the greatest
number of people are reached and
are able to use the means of participation?
*How can the modern media support
political education?
*How can the Internet increase
participation in political
discussion?
*What are the limitations and
the risks of E-Democracy?

We are looking for contributions on
all areas and levels of electronic
democracy and participation systems,
precedence will be given to those
contributions which include national
and/or international experiences.
Concrete projects can also be submitted,
and, if accepted, would be
presented as examples of *hands-on*
demonstrations of E-Democracy
and E-Participation.

Deadline for papers : 15. May 2008
Call for Papers and further information:
www.donau-uni.ac.at/edem
Contact: noella.edelmann@donau-uni.ac.at

I look forward to hearing from you,
Kind regards
Noella Edelmann



Noella Edelmann BA, MSc, MAS

Academic Staff
Research
Course Director Executive MBA in ICT

Centre for E-Government
Danube University Krems
Dr.-Karl-Dorrek-Strasse 30
3500 Krems
Austria


Tel.: +43 2732 893 2303
E-Mail: noella.edelmann@donau-uni.ac.at
http://www.donau-uni.ac.at/egov
( http://www.donau-uni.ac.at/egov )