terça-feira, 20 de abril de 2010

Alunas de Jornalismo conquistam 1º lugar em Prêmio do Ministério Público

As alunas do 5º período do curso de Jornalismo da Universidade Tuiuti do Paraná Gisele Bueno da Luz e Layra Diandra Olsen conquistaram o primeiro lugar da Região Sul na 2ª Edição do Prêmio ESMPU de Jornalismo Universitário. Foram premiadas as melhores reportagens sobre a atuação do Ministério Público da União, produzidas por estudantes de jornalismo e veiculadas em jornais-laboratório de universidades públicas e privadas das Regiões Sul, Sudeste, Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O prêmio é promovido pela Escola Superior do Ministério Público da União.
A matéria vencedora “Internet é nova ferramenta política”, que aborda as dificuldades que o Ministério Público tem para acompanhar a movimentação dos candidatos com a popularização da internet, foi publicada no Jornal Laboratório Pauta NQM da UTP.
“Todos sabem que o Ministério Público existe, mas poucos sabem como este órgão atua. Quisemos mostrar, a partir de um tema simples, porém de grande importância, um dos leques de atuação do MP e o seu posicionamento diante deste fato que envolve toda a sociedade”, explica Gisele. 
As alunas abordaram a questão da micro-reforma eleitoral que permite o uso da internet nas campanhas políticas e o posicionamento do Ministério Público a respeito deste assunto. “A reforma dificulta a fiscalização na arrecadação e nos gastos eleitorais e o projeto já vale para as eleições deste ano. O texto aprovado da micro-reforma permite uma inovação no sistema de arrecadação das campanhas, em que o eleitor poderá fazer doações aos candidatos ou aos partidos por meio de cartão de crédito e internet. Na matéria as alunas também contaram um pouco sobre a história do Ministério Público e os diversos ramos de atuação do órgão.
Para Layra, a maior dificuldade foi o pouco domínio no assunto. “No princípio ficamos apreensivas em escrever para um concurso nacional e sobre um tema que, até então, não dominávamos. Foi difícil pensar em um tema atual e que chamasse a atenção das pessoas. Esta matéria exigiu muita pesquisa, também tivemos dificuldade em encontrar entrevistados e diagramar o jornal antes que as aulas terminassem, mas todo este esforço valeu à pena!”
Segundo as alunas, a participação delas foi incentivada pela coordenadora do Jornal Laboratório Pauta NQM, Joseane Martins. “Desde o começo acreditei no potencial delas, por isso as indiquei. Fico muito feliz pelo trabalho em conjunto e acredito que este prêmio será um incentivo profissional, pois fará com que elas acreditem no trabalho que produzem e, futuramente, se inscrevam em outras premiações”, comenta Joseane.
Prêmio - O objetivo do Prêmio ESMPU de Jornalismo Universitário é estimular a produção de matérias sobre qualquer um dos ramos do MPU para, com isso, levar ao público informações precisas e relevantes sobre a instituição. A ideia é esclarecer a sociedade sobre as atribuições e competências do órgão e aproximá-lo do cidadão.
Confira a matéria completahttp://www.esmpu.gov.br/premiojornalismo/materias/2009/Internet_e_nova_ferramenta_politica/Jornal_A4.pdf

Nenhum comentário: