Acaba de ser lançada a edição comemorativa do livro O papel do jornal e a profissão de jornalista, de Alberto Dines pela Summus Editoral. 
A obra - revista, ampliada e atualizada - reúne informações sobre as três revoluções na comunicação, a TV e o renascimento do jornal diário, os compromissos da imprensa como empresa privada, o jornalista como centro do processo da empresa jornalística, os componentes objetivos e subjetivos da profissão, a responsabilidade e os códigos de ética. O autor aborda também fatos que marcaram o desenvolvimento da imprensa no Brasil, incluindo a censura, a crise do papel e a função do jornal. 
O livro traz vários textos originalmente publicados no site "Observatório da Imprensa" - projeto desenvolvido por Dines. Além de captar dados fundamentais do momento histórico, o autor interpreta sistematicamente as variáveis da conjuntura e articula-as com as tendências observadas no movimento da imprensa brasileira. Dessa forma, identifica traços capazes de explicar sua trajetória recente e as projeções perceptíveis. Realiza, assim, um trabalho de cientista do jornalismo. Singular pela sua proposta crítica, a obra é indispensável para as novas gerações de jornalistas. 
A edição comemorativa presta uma homenagem ao patrono do jornalismo brasileiro, Hipólito da Costa, fundador do Correio Braziliense, primeiro periódico a circular no Brasil, em junho de 1808. 
Alberto Dines é um dos mais respeitados jornalistas brasileiros e discute há décadas o papel da imprensa no desenvolvimento do país – em jornais, livros, na internet e em seu programa “ Observatório da Imprensa”. 
 A obra já está à venda nas livrarias. 
Para mais informações sobre o livro, acesse o endereço:
http://www.gruposummus.com.br/detalhes_livro.php?produto_id=1196
http://www.gruposummus.com.br/detalhes_livro.php?produto_id=1196
Para ler as primeiras páginas do livro, acesse o endereço: http://www.gruposummus.com.br/indice/10653.pdf. 
Maiores informações pelo telefone (11) 3865-9890 

Nenhum comentário:
Postar um comentário