sábado, 15 de março de 2008

XII Encontro Internacional da SOCINE

XII Encontro Internacional da SOCINE
15 a 18 de outubro de 2008
UnB, Brasília, DF

Estão abertas as inscrições para o XII Encontro Internacional da Socine, que será realizado na UnB, em Brasília. Esse ano, a SOCINE traz uma nova modalidade de participação. Além das mesas pré-constituídas (com três participantes) e das comunicações individuais, práticas correntes em anos anteriores, há a modalidade Seminários Temáticos.

O recadastramento dos sócios e o pagamento da anuidade referente a 2008 poderá ser feito no próprio site da entidade (www.socine.org.br – clicar em associe-se) de 15 de março a 05 de abril. Após preenchimento da ficha cadastral, o usuário será direcionado para a área do associado a fim de gerar o boleto bancário para pagamento. Lembramos que o valor para profissionais é R$ 100,00, e para estudantes R$ 50,00. O pagamento da anuidade é imprescindível para a realização da inscrição, por isso as duas etapas não poderão ser feitas no mesmo dia (é preciso esperar três dias para a liberação do banco, como explicado abaixo).

As inscrições para o encontro, que se constituem pelo envio do resumo para comunicações individuais, mesas pré-constituídas ou seminários temáticos, serão feitas pelo site da SOCINE, posteriormente, de 24 de março a 15 de abril, sendo obrigatório o prévio recadastramento. A divulgação dos selecionados estará disponível a partir de 17 de maio. Ressaltamos o processo em duas etapas, que nesse primeiro ano de implantação do site terão datas concomitantes: é preciso preencher o cadastro, gerar o boleto bancário e efetuar o pagamento da anuidade com pelo menos três dias de antecedência em relação à inscrição dos resumos. Esse é o tempo necessário para que o pagamento seja cadastrado e o nome do sócio liberado para inscrição, ou seja, não é possível fazer no mesmo dia o cadastramento/pagamento e a inscrição.

Lembramos que o pagamento da anuidade é condição sine qua non para que as propostas de comunicação sejam submetidas aos pareceristas. É este pagamento que dá direitos a que os associados inclusive participem das instâncias decisórias da entidade, conforme estabelecido no estatuto (disponível em www.socine.org.br). Da mesma forma, o pagamento da taxa de inscrição é obrigatório para apresentação de trabalhos nos encontros. Por isso mesmo, 06 de junho é a data limite para pagamento da inscrição daqueles que tiveram seus trabalhos selecionados, disponível no website a partir da divulgação dos selecionados em 24 de maio.

O calendário segue abaixo:
15/3 a 05/4 – recadastramento dos sócios no site e pagamento das anuidades (condição prévia para inscrições)
24/3 a 15/4 – inscrições para o encontro (envio de resumos pelo site para comunicações individuais, mesas pré-constituídas e seminários temáticos)
24/05 – divulgação final dos selecionados
06/06 – última data para pagamento da inscrição daqueles que tiveram seus trabalhos selecionados

Em função da reestruturação do nosso website, o cadastramento e a inscrição para o XII Encontro Internacional da Socine estão sendo efetuados em duas etapas (segundo as datas mencionadas acima), descritas a seguir:

ETAPA 1 – Recadastramento eletrônico de sócios/sócias e o pagamento da anuidade através do website. O pagamento é obrigatório para a segunda etapa (inscrições).

ETAPA 2 – Inscrição eletrônica das propostas e pagamento das inscrições através do website. TODAS as propostas devem se submeter à segunda etapa, pois é esta fase que condiciona as três modalidades de participação, já mencionadas, de modo que o proponente deve indicar a qual categoria deseja ter seu trabalho associado.

Além das mesas pré-constituídas e das propostas individuais, os Seminários Temáticos definidos para o ano de 2008 são (ver resumos ao final da mensagem):
1) CINEMA COMO ARTE, E VICE-VERSA
2) CINEMA E TELEVISÃO, MÚLTIPLAS INTERLOCUÇÕES POSSÍVEIS
3) CINEMA NO BRASIL: PRIMEIRAS DÉCADAS (1896-1942)
4) CINEMA, TRANSCULTURALIDADE, GLOBALIZAÇÃO
5) CORPO E AUDIOVISUAL
6) GÊNEROS CINEMATOGRÁFICOS NA AMÉRICA LATINA
7) INDÚSTRIA E RECEPÇÃO CINEMATOGRÁFICA E AUDIOVISUAL

Para participantes estrangeiros, haverá no site um link específico com as informações em inglês e instruções de pagamento.

Agradecemos a todos a colaboração e paciência nessa fase de transição, desejando desde já que o processo transcorra da melhor forma.

Diretoria da Socine
Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual
socine@gmail.com

--------------------------------------------
SEMINÁRIOS TEMÁTICOS

1) CINEMA E TELEVISÃO, MÚLTIPLAS INTERLOCUÇÕES POSSÍVEIS
Coordenação: Profs. Drs. Esther Hamburger (USP), Renato Pucci (UTP) e Mauro Baptista (UAM)
Esse seminário temático visa pensar múltiplas interlocuções entre cinema e TV, relacionando produções brasileiras e internacionais, experimentais e comerciais, contemporâneas ou históricas, em registro teórico ou crítico. A idéia é questionar pressupostos, explorando as diferenciações entre os meios, as mutações dos meios em si, e a indagações sobre situações atuais, como as relações entre cinemas nacionais e televisão, política audiovisual, política cinematográfica e televisão, os gêneros cinematográficos e os televisivos, estilos clássicos, modernos e pós-modernos e o rompimento dos clássicos limites entre alta e baixa cultura. Os trabalhos devem levantar indagações bem delimitadas a serem discutidas com base em análise empírica de preferência comparativa, por pesquisadores que trabalhem a partir de diferentes perspectivas, com o objetivo de contribuir para o adensamento de uma discussão que toca questões que se situam na linha de frente dos estudos de cinema e televisão.

CINEMA AND TELEVISION, MULTIPLE POSSIBLE DIALOGUES
This thematic seminar aims to think multiple dialogues between cinema and TV, connecting Brazilian to international productions, experimental to commercial, contemporary or historical, in theoretical or critical register. The idea is to question assumptions, exploring the differences between the media, the media changes in themselves, and the enquiries into current situations, as the relationship between national cinema and television, audiovisual policy, cinematographic policy and television, the Cinema and television genres, classical, modern and postmodern styles and the wonted rupture of the limits of high and low culture. The works have to put well-delimited questions to be discussed based on empirical analysis of comparative preference, by researches that work from different perspectives, intending to contribute for the deepening of the discussion that broaches subjects placed in the frontline of cinema and television studies.

2) CORPO E AUDIOVISUAL
Coordenação: Profs. Drs. Luiz Antonio Coelho (PUC-RJ), João Luiz Vieira (UFF) e Wilton Garcia (UBC)
Tomamos o corpo como eixo temático para agrupar reflexões, leituras, críticas e pesquisas que trabalham o audiovisual. É a partir da dinâmica investigativa que co-relaciona o corpo junto a diferentes matizes do audiovisual que propomos este seminário. A vertente na qual o corpo deve ser abordado aqui equaciona expressões audiovisuais (de)marcadas de subjetividades, narrativas, olhares, modos de recepção e, porque não, de tecnologia. Evidencia-se uma abertura de perspectivas teórico-metodológicas que podem, também, ampliar a noção de audiovisual e sua linguagem multifacetada – inclusive quando se destaca o advento da internet. As atualizações e as inovações dispostas no âmbito tecnológico reforçam as investigações que associam o corpo e a paisagem como elementos emblemáticos/simbólicos à pesquisa que circunda o audiovisual. Trata-se de observar e (re)considerar o que emerge daquilo que se julga cena audiovisual.

BODY AND AUDIOVISUAL
We take the body as the thematic main point to gather reflexions, readings, critiques and researches that work with audiovisual products. It is from the investigative dynamic that correlates the body to different nuances of the audiovisual we propose this seminar. The position in which the body must be approached equates audiovisual expressions (de)marked by subjectivities, narratives, viewpoints, reception modes and, why not, technology. It becomes evident an opening of theoretical and methodological perspectives that also can increase the idea of audiovisual and its multifaceted language - also when we stress upon the Internet arrival. The modernization and innovations placed in the technological scope intensify investigations that associate body with the landscape as representative/symbolical elements to the research surrounding the audiovisual. The matter is to observe and re(consider) what emerges from that we suppose to be audiovisual scene.

3) CINEMA NO BRASIL: PRIMEIRAS DÉCADAS (1896-1942)
Coordenação: Profs. Drs. Glênio Nicola Póvoas (PUC-RS), Arthur Autran Franco de Sá Neto (UFSCar) e Eduardo Morettin (USP)
O seminário busca discutir a atividade cinematográfica no Brasil no que tange aos filmes, à produção, à distribuição, à exibição e às formas de recepção (de público e de crítica) no período que vai de 1896 até 1942. Tal recorte tem como delimitação inicial a primeira exibição de que se tem notícia no Brasil, e como data final o momento da polêmica cinema mudo versus sonoro, promovida pelo crítico Vinicius de Moraes. Dentre alguns dos filões de análise que são julgados pertinentes para o seminário, e levando em conta seu recorte temporal, pode-se destacar: a discussão estética em torno dos filmes, a crítica cinematográfica, as representações de raça e gênero, a questão do som, a produção regional, a preservação dos materiais existentes, etc. O seminário tem por objetivos gerais aprofundar os estudos em torno de um período ainda pouco trabalhado, sistematizar as reflexões atualmente empreendidas e gerar diálogo entre os pesquisadores.

CINEMA IN BRAZIL: FIRST DECADES (1896-1942)
The seminar aims to discuss the cinematographic activity in Brazil considering its movies, production, distribution, exhibition and reception forms (public and critical) from 1996 to 1942. This frame has as an initial cut the first exhibition noticed in Brazil, and ends in the controversy moment of silent movie versus sonorous, aroused by Vinicius de Moraes. Among some of the analytical sources that are considered relevant to this seminar, and also considering its time cut-off, it is possible to emphasize: the aesthetic discussion about the movies, cinematographic criticism, ethnic and gender representation, the sound subject, the regional production, the existing material conservation, etc. The seminar has as its general objectives to make a profound study of a period still few explored, to classify reflexions nowadays attempted and to develop dialogue between researchers.

4) CINEMA COMO ARTE, E VICE-VERSA
Coordenação: Profs. Drs. Rubens Machado Jr. (USP), Luiz Cláudio da Costa (UERJ) e Susana Dobal (UnB)
Deseja-se com esse Seminário refletir as fronteiras e as trocas inter-institucionais na produção contemporânea, notando-se o caso especial de deslocamentos e transferências entre as artes e o cinema. É preciso pensar estas questões num quadro amplo de relações históricas, sociais e estéticas, compreendendo-se aí diferentes épocas e contextos culturais. Formas insistentes, como "cinema de artista", buscam inscrever essa produção, a princípio inclassificável institucionalmente, em gêneros artísticos específicos. Tal insistência visa recolocar essa produção heterogênea em uma história da arte estigmatizada pela autonomia de um sistema homogêneo. O objetivo desse seminário é analisar obras e discutir as diversas problemáticas em torno das relações entre arte e cinema, incluindo em especial o cinema de vanguarda, engajado ou experimental, a videoarte, o cinema expandido, o ativismo, o cinema de performance, o cinema de artista, a instalação e os formatos digitais.

CINEMA AS ART AND VICE VERSA
This seminar wants to reflect the bounds and interinstitutional exchanges in contemporary production, noticing the special case of displacements and transferences between arts and cinema. It is necessary to think about these subjects in a wide sight of historical, social and aesthetical relationships, considering the different cultural periods and contexts. Persistent forms, as "authorial cinema", aims to classify this production, institutionally unclassified at first, in specific genres of art. This persistence tends to replace this heterogeneous production in a history of art stigmatized by the autonomy of a homogeneous system. The objective of this seminar is to analyze works and discuss the various questions about the relationship between art and cinema, especially including avant-garde, engaged or experimental cinema, video art, expanded cinema, activism, performance cinema, authorial cinema, installations and digital formats.

5) OS GÊNEROS CINEMATOGRÁFICOS NA AMÉRICA LATINA
Coordenação: Profs. Drs. Gelson Santana (UAM), Zuleika Bueno (UEM) e Alfredo Suppia (CCLA)
Este seminário se estabelece em torno dos cinemas de gêneros produzidos no Brasil e nos demais países da América Latina, sendo tais práticas cinematográficas aqui consideradas em suas dimensões de produção, expressão e circulação, tanto à luz de uma estética afetada pelas chamadas subculturas, quanto sob uma visão que se posiciona, teoricamente, a partir de dois princípios: o entretenimento trivial massivo e as mediações que transitam entre o "popular" e a cultura midiática de agora.

FILM GENRES IN LATIN AMERICA CINEMAS
This seminar addresses film genre issues in the Latin American cinemas, considering the cinematographic practice in its several levels, such as film production, expressive forms and modes of circulation, in relation to both the so-called subcultures and to a particular point of view - which is constituted of two main principles: the massive trivial entertainment and the mediations that pass through the "popular" sphere and the current media culture.

6) Indústria e Recepção Cinematográfica e Audiovisual
Coordenação: Profs. Drs. Fernando Mascarello (Unisinos), Alessandra Meleiro (University of London/Fundap) e André Gatti (UAM/Faap) Caracterizadas, ambas, pelo interesse no extrafílmico ou contextual, as áreas de pesquisa da indústria e da recepção cinematográfica e audiovisual emergiram internacionalmente nos anos 1980, com a ruptura do monopólio textualista nos estudos de cinema, e começaram, nos 1990, a articular um diálogo de grande potencial. Porém, no Brasil, sua consolidação tem sido prejudicada pela ausência de um marco teórico-metodológico localmente sedimentado para orientar e aglutinar os pesquisadores, reflexo da escassez de espaços institucionalizados de ensino e pesquisa em ambas as áreas. Nesse contexto, este seminário temático espera constituir-se em um fórum de debate e intercâmbio para o crescente número de pesquisadores radicados no país com trabalhos no campo da indústria e da recepção. Serão acolhidas propostas de comunicação que possuam como objeto, por um lado, o financiamento, produção, distribuição e exibição cinematográfica e audiovisual, e por outro, a interpretação, uso e experiência do cinema e do audiovisual, tendo como horizonte a idéia de que o consumo de filmes e outros produtos audiovisuais é um fenômeno simultaneamente econômico, estético e sociocultural.

CINEMATOGRAPHIC AND AUDIOVISUAL INDUSTRY AND RECEPTION
The research areas of audiovisual and cinematographic industry and reception, both characterized by extrafilmic or contextual interest, emerged internationally in the 1980's, with the rupture of the textualist monopoly in cinema studies, and started articulating dialogue with great potential. However, in Brazil its stabilization has been prejudiced by the absence of a theoretical and methodological mark locally consolidated to guide and gather the researchers, reflection of the lack of institutionalized teaching and research spaces in both areas. In this context, this thematic seminar expects to constitute itself in a debate and interchange forum for the increasing of the researchers rooted in this country with works on industry and reception area. It is going to be admitted communication proposals that have as an object, on the one hand, cinematographic and audiovisual financing, production, distribution and exhibition , and on the other hand, the interpretation, application and experience of cinema and audiovisual, considering the idea that the consumption of movies and other audiovisual products is a simultaneously economical, aesthetical and sociocultural phenomenon.

7) CINEMA, TRANSCULTURALIDADE, GLOBALIZAÇÃO
Coordenação: Profs. Drs. Andrea França (PUC-RJ), Anelise Courseil (UFSC) e Angela Prysthon (UFPE)
Este seminário pretende discutir de que modo as questões referentes a nomadismo, transnacionalidade, fronteira, hibridismo, aparecem nas imagens do cinema, tv, internet, sob um enfoque teórico, comparativo e/ou analítico; discutir questões como: de que modo os processos de globalização das economias, o progresso e a expansão das tecnologias da comunicação, a intensificação do fenômeno da hibridação cultural, têm afetado os produtos e obras audiovisuais e, ao mesmo tempo, como estes produtos reconfiguram tais processos? Onde aparecem as forças singularizantes capazes de funcionar como resistência num contexto de homogenização?

CINEMA, TRANSCULTURALITY AND GLOBALIZATION
This seminar aims to discuss – through theoretical, analytical and comparative approaches - how subjects like nomadism, transnacionalty, borders and hybridism appear in the images of contemporary cinema, television and internet. Our main concerns are related to questions such as: how the globalization of the national and local economies, the expansion of the communication technologies and the crescent intensification of the cultural hybridization are affecting audiovisual works. Also how these products influence such changes. On the other hand, it is important to know where and when singular forces can be perceived as elements of resistance within a context of general homogenization.

Nenhum comentário: