sábado, 8 de março de 2008

Márcio Fernandes, aluno do MCL 2008, fala sobre o Intercom Sul 2008 no Jornal da Intercom

Márcio Fernandes, aluno MCL 2008 e coordenador do Intercom Sul 2008 foi entrevistado pelo jornal da Intercom essa semana:

De 29 a 31 de maio de 2008, a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) irá sediar o 9º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. Para que tudo esteja pronto quando os participantes chegarem a Guarapuava (PR), o coordenador do evento, prof. Márcio Fernandes, está finalizando a programação, que já tem a confirmação de participantes de renome dentro do cenário da comunicação.

Em entrevista concedida ao Jornal Intercom, o professor Fernandes adiantou alguns detalhes do congresso, que reunirá pesquisadores dos três estados do Sul – Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul –, além de congressistas de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Brasília, Portugal e Argentina.

Jornal Intercom – A programação do Intercom Sul já está fechada?
Márcio Fernandes – A programação está parcialmente fechada. Estamos realizando vários contatos com pessoas de distintas partes do País e de formações diferenciadas, para que tenhamos uma grade de atividades capaz de atender a todos que venham para Guarapuava, ou seja, jornalistas, publicitários, relações públicas, turismólogos, educadores, historiadores etc. Estamos centrando a programação em diversos aspectos do tema principal “Mídia, Ecologia e Sociedade”. Um dos fóruns confirmados, por exemplo, abordará as relações de poder entre os meios de comunicação, o poder público e a iniciativa privada, no que se refere a tópicos da conservação da natureza. Cada participante terá 10 oficinas à disposição para escolher. Também estamos agendando uma mostra independente de produção audiovisual, além de programação cultural e de uma feira, dentre outras propostas que estão sendo estudadas pelo comitê organizador local, em parceria com o congresso nacional. Há de se citar também que estamos em conversações com entidades como Instituto Itaú Cultural e Greeanpeace Brasil, dentre outras.

JI – No site oficial, há a informação de que o evento deve reunir participantes de áreas afins, como Pedagogia e Letras. Que benefícios o senhor vê nesse diálogo?
MF – A comunicação tem vínculos fortes e antigos com as Ciências Humanas e as Ciências Sociais Aplicadas. Por isso, é natural que possamos abrir as portas do Intercom Sul para segmentos como Letras e Pedagogia. Nas últimas semanas, diversas pessoas dessas áreas têm nos procurado querendo saber como participar ativamente do evento. Temos recebido contatos de Brasília, do Mato Grosso do Sul e mesmo de fora do Brasil, como Portugal. Estudantes e profissionais de Economia, Turismo, Filosofia e Sociologia também têm feito contato. Todos, por certo, ficarão extremamente satisfeitos em interagir com pesquisadores da área da comunicação.

JI – Como será a atuação dos alunos e professores dos cursos de graduação da Unicentro durante o evento?
MF – Temos 20 alunos selecionados como monitores, atuando desde agora em ações como reserva de alojamentos, mobilização de outros acadêmicos para que inscrevam trabalhos, definição dos espaços físicos e assim por diante. Durante o Intercom Sul, todos estarão atuando como monitores e ouvintes/apresentadores/concorrentes do Expocom ao mesmo tempo. É uma tradição no Departamento de Comunicação Social (Decs) da Unicentro o amplo envolvimento do alunado. Isso aconteceu no 1° Festival Internacional da Cultura Midiática, em 2006, e no 3° Encontro de Professores de Jornalismo do Paraná, de 2007, só para citar dois exemplos. Não por acaso tivemos um enorme número de alunos inscritos para monitoria no Intercom. Tivemos de selecionar 20. Os demais estão em fila de espera. Quanto aos professores, o envolvimento e a empolgação são irrestritos. Nossos docentes, por afinidade de área, estão participando das várias unidades que criamos: divulgação, relações institucionais, produção gráfica e assim por diante. Temos reuniões semanais sobre o Intercom, para decisões conjuntas e avaliação do quadro atual. Outros setores da Unicentro estão sendo fundamentais nessa fase preparatória, como a Gráfica Universitária, a Coordenadoria de Comunicação Social, o curso de Secretariado Executivo e o Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, dentre outros. Cabe dizer também que a Reitoria, através do professor Vitor Hugo Zanette, nosso reitor; do professor Aldo Nelson Bona, vice-reitor, e da professora Sonia Kurchaidt, assessora especial da Reitoria, encampou desde o princípio o Intercom Sul. Em 2007, quando estivemos em Passo Fundo (RS), apresentando nossa candidatura, o reitor enviou mensagem, gravada em vídeo e exibida para todos os congressistas. Meses depois, quando o professor José Marques de Melo esteve na Unicentro, ele foi recebido pelo reitor, em mais um ato que indicava e indica o comprometimento institucional da Unicentro para com o Intercom Sul.

JI – Já estão confirmadas participação de congressistas de destaque na área acadêmica e no mercado?
MF – O presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Vitor Hugo Burko, já confirmou presença, assim como Rafael Greca, presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar). São dois nomes respeitados nacionalmente. A conferência de abertura será ministrada por algum membro do Jornalismo da Rede Globo, igualmente sobre assuntos ambientais. Há, claro, uma enorme grade de atividades paralelas em outros segmentos. Marcos Hermes, fotógrafo da revista Rolling Stone e um dos mais importantes profissionais da imagem publicitária na indústria musical brasileira, ministrará uma oficina.

JI – O que a Unicentro espera desse evento em parceria com a Intercom?
MF – O Intercom Sul 2008 é parte essencial de um projeto de cinco anos do Decs, iniciado em 2006, que pretende colocar de vez o Departamento no mapa da Comunicação no Brasil. É uma proposta que inclui a realização de diversos eventos – e já estamos negociando um de porte internacional para 2009 –, a publicação de livros, o incremento nas atividades extensionistas, o fortalecimento no ensino de graduação, a titulação de nossos professores e assim por diante. Todas essas ações têm o apoio da chefia do Departamento, que também está bastante entrelaçada com o Intercom Sul 2008, e dos demais órgãos da Administração Superior da Unicentro. Nesse cenário, a Intercom é uma parceira de respeito e queremos que a convivência extrapole evento regional deste ano. Desde os primeiros contatos, pessoas como José Marques de Melo, Adolpho Queiroz e Marialva Barbosa acreditaram em nossas propostas. Somos gratos a isso e temos feito de tudo para justificar a confiança desses dirigentes e de toda a equipe da Intercom.

Nenhum comentário: