domingo, 9 de março de 2008

VI Congresso Nacional de História da Mídia recebe RESUMOS até 30 de março

Marialva Barbosa

A presença de mais de 500 pesquisadores inscritos é a expectativa da organização do VI Congresso Nacional de História da Mídia para o evento que será realizado de 13 a 16 de maio de 2006, na Universidade Federal Fluminense (Niterói- RJ). Até o momento, mais de dois meses antes do início do evento, já há 70 inscritos, sendo que destes mais da metade de outros estados. Com isso, o VI Congresso Nacional de História da Mídia deverá ser o maior já realizado pela REDEALCAR. Também no que diz respeito à participação dos pesquisadores com apresentação de trabalhos nos GT’s a procura tem sido intensa. Até agora 30 pesquisadores já inscreveram seus trabalhos nos Grupos. Os grupos mais concorridos são os de Midiologia, Mídia Impressa e Rádio. Os coordenadores recebem os resumos para a seleção até o dia 30 de março.

Durante o Congresso de Niterói, que marcará os 200 anos de implantação da imprensa no Brasil, será constituída oficialmente a Rede Nacional de Pesquisadores de História da Mídia, como uma entidade científica cujo objetivo principal é promover ações no sentido de desenvolver as pesquisas em torno dos processos históricos da comunicação no país. No primeiro dia do congresso serão realizadas, além da conferência de abertura, a cargo do Professor Jean-Yves Mollier, duas mesas, com pesquisadores ibero-americanos, que discutirão os cenários teóricos e metodológicos e as tendências futuras das pesquisas em história da mídia.

Na mesa Historiografia Ibero-Americana: cenários teóricos-metodológicos participarão Juan Garguverich (Peru), Célia del Palácio (México) e Mirta Varela (Argentina). A mesa Mídia e História: Tendências Futuras ficará a cargo de pesquisadores brasileiros que se dedicam ao tema da historiografia da mídia há alguns anos. São eles: Ana Paula Goulart Ribeiro (UFRJ), Ana Mauad (História-UFF), Sonia Virginia Moreira (UERJ) e Lucia Maria Alves Ferreira (UNIRIO).

No segundo dia, mais duas mesas discutirão a questão historiográfica dos meios de comunicação. Na mesa Historiografia Brasileira: influências e confluências, os palestrantes serão Jorge Pedro Sousa (Fernando Pessoa – Portugal), Luis Humberto Marcos (Museu de Imprensa – Portugal) e Humberto Machado Fernandes (História-UFF). A segunda mesa do dia 14 de maio focaliza os estudos precursores em história da mídia. São palestrantes: Esther Bertoletti (Projeto Resgate – MINC), José Marques de Melo (UMESP/Cátedra Unesco/Intercom) e Alzira Abreu (CPDOC/FGV). Para o segundo dia do Congresso está prevista também a solenidade de constituição oficial e legal da Rede Nacional de Pesquisadores de História da Mídia – REDEALCAR, como sociedade científica autônoma e sem fins lucrativos. Haverá ainda uma noite de lançamento de livros dos pesquisadores presentes ao evento.

No terceiro dia, além da mesa Cinema: entre a Ficção e a História, haverá dois Colóquios lembrando os 100 anos de Adolfo Bloch e a importância dos estudos de Nelson Werneck Sodré para a questão historiográfica dos meios de comunicação. O Colóquio Nelson Werneck Sodré e os Estudos Históricos será coordenado pela Professora Luitgarde Barros (Antropologia-UERJ) e contará com a presença de José Marques de Melo (UMESP), Marly Almeida (UNIVERSO) e terá a mediação de Esther Bertoletti. O segundo Adolfo Bloch: cem anos será coordenado por Ana Bentes Bloch.A apresentação dos Grupos de Trabalho ocorrerá na tarde do dia 15 de maio e durante todo o dia 16 de maio, quando haverá ainda a plenária de encerramento do Congresso.

O Congresso tem o apoio da Globo Universidade, da CAPES e do CNPq, além da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Federal Fluminense.Grupos de TrabalhosAlém das palestras, o Congresso reúne também as pesquisas que vêm sendo realizadas pelos pesquisadores e que serão apresentadas nas reuniões dos Grupos de Trabalho. São 10 os Grupos de Trabalho de História da Mídia: Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Mídia Impressa, Mídia Sonora, Mídia Visual, Mídia Audiovisual, Mídia Digital, Mídia Alternativa e Mídiologia. Os pesquisadores que quiserem submeter seu texto devem encaminhar um resumo de sua apresentação diretamente ao Coordenador do GT, com cópia para mcb1@terra.com.br, até o dia 30 de março. Os textos completos, caso o resumo seja selecionado pelo GT, devem ser encaminhados até 15 de abril.

São os seguintes os endereços eletrônicos para os quais os pesquisadores deverão encaminhar seus resumos até o dia 30 de março:
Jornalismo – apgoulart@terra.com.br e marcoroxo@urbi.com.br
Publicidade e Propaganda – mberem@cpovo.net
Relações Públicas – cpmoura@pucrs.br
Mídia Impressa – editor@alba.gov.br
Mídia Sonora – anabaumw@yahoo.com.br
Mídia Visual – robsonbs@terra.com.br
Audiovisual – viannar@terra.com.br
Mídia Digital – digital@walterlima.jor.br
Mídia Alternativa – karinajw@hotmail.com
Midiologia - rosanava@terra.com.br

Nenhum comentário: