domingo, 14 de março de 2010

Seminário Temático Televisão – formas audiovisuais de ficção e documentário_Socine 2010

Caros colegas,

O seminário temático Televisão – Formas audiovisuais de ficção e documentário foi aprovado pelo Conselho da Socine, para o encontro de Recife, na UFPE, entre  05 e 09 de outubro de 2010.
As inscrições podem ser feitas até 31 de março no site da Socine (http://www.socine.org.br), com envio de resumo.
Abaixo seguem o resumo da ementa e a justificativa do seminário.
Gabriela Borges
Renato Luiz Pucci Jr.
Flávia Seligman
Televisão – Formas audiovisuais de ficção e documentário

Resumo da ementa: Este seminário pretende discutir a televisão nas formas de discurso que mais têm sido compartilhadas com o cinema, ou seja, a ficção e o documentário. Trata-se de examinar e debater questões relativas à multiplicidade de gêneros e formatos televisivos e as suas articulações narrativas e estilísticas, assim como a qualidade e a composição audiovisual. O foco está na análise audiovisual, com a possibilidade de relacioná-la aos contextos histórico, social e cultural e às práticas de realização.
Problemática: O eixo da proposta está no exame de produções ficcionais e documentárias da televisão, em vista do debate e do avanço do conhecimento de produtos específicos ou de grupos de produtos, assim como, por meio de proposições de caráter teórico, de chegar a perspectivas que abarquem o sentido da produção televisiva, em suas respectivas conjunturas histórica, social e cultural. Trata-se de enfocar aspectos estilísticos, narrativos e de composição audiovisual, de modo a debater ocorrências específicas do meio ou que possuam denominadores comuns com outras artes e mídias, em especial o cinema. O seminário se volta para a ficção seriada em seus múltiplos tipos (série, minissérie, telenovela, sitcom, seriado etc.), telefilmes e produtos de caráter documentário ou afim. A imensa produção nesse campo tem suscitado questões como as relativas à qualidade, à herança narrativa do cinema e da literatura, às consequências de determinadas opções de produção sobre o produto final, à incidência da tecnologia digital, à conquista de novos recursos narrativos, à predominância de programas fundados na narrativa clássica ou no documentário clássico, aos possíveis desvios do paradigma narrativo hegemônico em recentes produções televisuais, inclusive no Brasil. Entende-se que os problemas de pesquisa suscitados exijam a adoção de metodologias bem definidas, como a do estudo de caso, além do uso de ferramentas como a análise audiovisual.
Justificativa: Em vista da excepcional relevância cultural da televisão desde o início da segunda metade do século passado, torna-se imprescindível aprofundar o conhecimento do meio a fim de enriquecer o estado da arte e avançar na discussão de problemas de pesquisa ainda muito prementes. Um fator a produzir um quadro mais complexo é a atual interação entre prática televisiva e a cinematográfica, com o intercâmbio de profissionais e propostas, e a realização de produtos flexíveis que constroem uma carreira nas duas áreas, e que partem de projetos que já na sua essência conceitual visualizem produtos múltiplos. Apesar de a pesquisa sobre a televisão se mostrar bastante desenvolvida em relação a aspectos como a recepção e a produção, a análise audiovisual ainda é o grande desafio a ser superado. Em Storytelling in Film and Television (2003), Kristin Thompson apontou o notável atraso da pesquisa com análise de produtos televisivos e sugere que este decorre da visão dominante, até há poucas décadas, de que a programação da TV seria constituída por um fluxo homogeneizador e hipnotizante (Raymond Williams), concepção que não abriria espaço para o exame detalhado de produtos específicos. Indica ainda as razões por que o paradigma do fluxo televisivo deve ser afastado, de modo que a pesquisa no campo possa se valer do know-how da análise fílmica. Em A televisão levada a sério (2000), Arlindo Machado também levanta o mesmo ponto ao sugerir a importância do estudo e da análise dos programas televisivos, muito mais do que do fluxo da programação.

Objetivos: O seminário deve reunir pesquisadores que trabalhem a partir de diferentes perspectivas teóricas, para que o debate propicie o aprofundamento do estado da arte dos estudos televisivos e a sistematização das principais questões teóricas e empíricas que mobilizam pesquisas em curso. Os trabalhos apresentados devem levantar indagações bem delimitadas, com base em análise empírica de preferência comparativa.

Nenhum comentário: