A primeira, O Poder de Organizar sem Organização será ministrada por Clay Shirky, palestrante internacional com grande projeção no momento. Shirky (Nova York) é escritor (seu último livro, ainda inédito no Brasil, tem como subtítulo o tema da palestra), professor de Efeitos Econômicos e Sociais das Tecnologias da Internet e de New Media na New York University.
A segunda, Redes sociais e emergência, será proferida por Steven Johnson (também de Nova York), outro palestrante de renome internacional, autor de 6 best-sellers sobre intersecção entre ciências, tecnologia e experiências pessoais. Seus livros têm influenciado desde a forma de campanhas políticas utilizarem a internet até as idéias mais inovadoras de planejamento urbano, passando pela batalha contra o terrorismo do século 21.
A terceira palestra, O futuro da investigação sobre redes sociais, será ministrada por Pierre Lévy (Ontário), filósofo, escritor e professor do Departamento de Comunicação na Universidade de Ottawa, Canadá e da Universidade Paris VIII. Lévy estuda o conceito de inteligência coletiva e sociedades baseadas no conhecimento. É um pensador mundialmente reconhecido no campo da cibercultura.
Haverá ainda uma discussão, desafiadora e polêmica, sobre a nova educação na sociedade em rede, intitulada Sistemas Sócio-Educativos: Comunidades de Aprendizagem em Rede (Arranjos Educativos Locais). Nessa atividade deverão ser questionados pela raiz não apenas os métodos de ensino ainda utilizados, mas o próprio conceito de educação como ensino, a instituição chamada escola e o papel (anacrônico) do professor. A grande estrela aqui será José Pacheco (Portugal), educador, escritor, mestre em Ciência da Educação. Ele foi o idealizador e coordenador da famosa Escola da Ponte, projeto educativo baseado na autonomia dos estudantes.
O evento também abrigará dois minicursos. O primeiro, Netweaving (Articulação e Animação de Redes), será ministrado por Augusto de Franco (São Paulo), netweaver da Escola-de-Redes e autor de mais de vinte livros sobre desenvolvimento local, capital social, redes sociais e democracia. O segundo minicurso, Introdução à Análise de Redes Sociais, será ministrado por Clara Pelaez Alvarez, analista de sistemas pela PUC de São Paulo, CEO da Neuroredes, empresa brasileira de consultoria em gerenciamento e especialista em Neurometria: mapeamento, desenho e análise de redes de conhecimento.
Para os promotores da Conferência o mais importante, porém, é o Simpósio da Escola de Redes, que ocorrerá nos dois primeiros dias do encontro: uma espécie de Open Space (ou “Desconferência”) onde os membros conectados à Escola-de-Redes vão, eles mesmos, definir a pauta e as atividades que serão desenvolvidas. Mais uma vez aqui a CIRS inova, seguindo a orientação – que tudo indica será predominante nos tempos que chegam – de organizar sem organização.
Uma característica inovadora da CIRS é o seu processo de realização: o evento está sendo divulgado e organizado de modo distribuído. Ou seja, cada pessoa que quiser colaborar pode divulgar o evento como se fosse seu: pode inventar uma marca, fazer e distribuir um folheto ou um cartaz, criar um banner para publicar no seu site, blog ou plataforma de rede na Internet – tudo isso sem a necessidade de pedir autorização, receber orientação e sem precisar entrar em contato com alguém. Patrocinadores ou apoiadores podem colocar a sua marca comercial nas peças publicitárias que veicularem, também sem qualquer necessidade de entendimento prévio. Em suma, como diz o tema da palestra de Clay Shirky, uma das mega-estrelas do evento, a CIRS está testando o poder de organizar sem organização.
Para quem já investiga, estuda ou trabalha com o assunto ou para quem quiser ficar atualizado com o tema, a Conferência Internacional sobre Redes Sociais é uma oportunidade imperdível.
Serviço
Inscrições e mais informações na plataforma interativa da Escola-de-Redes: http://escoladeredes.ning.com
A CIRS – Conferência Internacional sobre Redes Sociais será realizada de 11-13 de março de 2010, no CIETEP (no Centro de Convenções da FIEP - Federação das Indústrias do Estado do Paraná): Avenida Comendador Franco 1341, Jardim Botânico, Curitiba, Paraná, Brasil.
A CIRS, embora organizada autonomamente, compõe a constelação de atividades aninhadas na Conferência Internacional de Cidades Inovadoras (CI-CI 2010): CIETEP, Curitiba 10-13 de março de 2010. Para mais informações sobre a CI-CI 2010 clique no link: www.cici2010.org.br
PROGRAMAÇÃO
CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE REDES SOCIAIS
Primeiro dia 11/03/10
08-11 | Minicurso 1: Introdução ao Netweaving
Augusto de Franco
Auditório I Unindus (60 pessoas)
13-15 | The power of organizing without organization
Clay Shirky
Auditório Principal (1.000 pessoas)
15-17 | Sistemas Sócio-Educativos: Comunidades de Aprendizagem em Rede (Arranjos Educativos Locais)
Augusto de Franco, José Pacheco, Projeto AEL SESI-SENAI, Instituto VIVO
Auditório Caio Amaral (252 pessoas)
17-19 | Simpósio da Escola-de-Redes (Primeira Parte)
Salão do Conselho (130 pessoas)
Segundo dia 12/03/10
08-11 | Minicurso 2 | Introdução à Análise de Redes Sociais
Clara Pelaez Alvarez
Auditório I Unindus (60 pessoas)
13-15 | Redes sociais e emergência
Steven Johnson
Auditório Principal (1.000 pessoas)
17-19 | Simpósio da Escola-de-Redes (Segunda Parte)
Salão do Conselho (130 pessoas)
Terceiro dia 13/03/10
13-15 | O futuro da investigação sobre redes sociais
Pierre Levy
Auditório Principal (1.000 pessoas)
PARA FAZER SUA PRÉ-INSCRIÇÃO NA CIRS CLIQUE AQUI
UM BRIEFING DA CIRS (EM WORD)
ATENÇÃO
Um critério para acomodar pessoas em atividades que ocorrerão em espaços limitados na #CIRS será a ordem de inscrição!
PARA NÃO HAVER CONFUSÃO
1) A #CICI2010 é a Conferência Internacional de Cidades Inovadoras, que ocorrerá no CIETEP em Curitiba 10-13/03/10
2) Para participar da #CICI2010 é necessário fazer inscrição no site www.cici2010.org.br e pagar a taxa de inscrição
3) A #CIRS Conferência Internacional de Redes Sociais faz parte da constelação de eventos abrigados pela #CICI2010
4) Para participar da #CIRS é necessário fazer inscrição na Escola-de-Redes http://escoladeredes.ning.com
5) Quem se conectou à Escola-de-Redes antes de 12/11/09 pode participar da #CIRS gratuitamente, mas não da #CICI2010
6) Quem se conectou à Escola-de-Redes depois de 12/11/09 tem que fazer sua inscrição na #CICI2010 para poder participar da #CIRS
7) Quem se inscreveu só na #CIRS não está inscrito na #CICI2010. Quem se inscreveu só na #CICI2010 não está inscrito na #CIRS
POR QUE A CIRS NÃO É GRATUITA PARA TODO MUNDO
A CIRS - enquanto promoção de pessoas que estavam conectadas à Escola-de-Redes até então (12/11/09) - não tem mesmo qualquer taxa de inscrição.
E poderia continuar não tendo taxa de inscrição para qualquer pessoa, desde que essas pessoas arrumassem, de modo distribuído, o local, a infra-estrutura, a tradução simultânea, a logística e também pagassem as passagens, hospedagem e remuneração dos palestrantes internacionais (Clay Shirky, Steven Johnson e Pierre Lévy). Já fizemos na Escola-de-Redes uns 3 ou 4 eventos assim, onde tudo foi gratuito, mas se resumiu a um simpósio (na base da desconferência) e os recursos foram reunidos colaborativamente.
Este evento (a CIRS), no entanto, se inseriu numa constelação abrigada pela CI-CI 2010 que foi obrigada a fazer muitas despesas para reunir as condições das quais ora nos aproveitamos. E é justo que também possamos dar a nossa contribuição.
Um comentário:
Amiable fill someone in on and this enter helped me alot in my college assignement. Thanks you on your information.
Postar um comentário