domingo, 25 de janeiro de 2009

Televisão digital: desafios para a Comunicação

(título provisório)

Prorrogação de Prazo

O livro da COMPÓS (Associação Nacional de Programas de Pós-graduação em Comunicação), publicado anualmente, terá como tema, em sua edição de 2009, a televisão digital. Por meio deste comunicado, reiteramos o convite de participação aos pesquisadores e informamos que o prazo para recebimento de artigos, observando as disposições abaixo, foi prorrogado para 30 de janeiro de 2009.

Balizando o assunto

O livro anual da Compós de 2009 (a ser lançado em junho de 2009) – denominado, provisoriamente, Televisão digital: desafios para a Comunicação – propõe agendar a discussão sobre as transformações na produção e recepção de conteúdos neste popularíssimo meio de comunicação, a partir de seu processo de digitalização. A tecnologia implantada em dezembro de 2007 traz indagações novas, como por exemplo: como as potencialidades técnicas dos meios digitais poderão provocar o surgimento ou a reformulação dos formatos televisuais até aqui consolidados? Quais mudanças ocorrerão nas estratégias de programação? O que se pode esperar em termos de produção de conteúdos para a TV Digital, a partir da difusão não apenas aos receptores fixos, mas também móveis e portáteis? Qual será a configuração da interatividade na TV enquanto processo comunicativo possibilitado por dispositivos tecnológicos bidirecionais e/ou multidirecionais? Como a digitalização do meio impactará a nossa experiência sensorial com a televisão (modos de fruição)? Estas são alguns dos recortes temáticos que entendemos devem ser abordados nos artigos reunidos no livro da COMPÓS.

Essa definição de parâmetros nos parece fundamental, pois, no âmbito da Comunicação, os autores têm privilegiado, até agora, as questões tecnológicas com suas implicações políticas e econômicas, sobretudo. Entendemos que cabe, também, aos pesquisadores de Comunicação abrir espaço para reflexões que abordem outros pontos importantes no processo, tais como a produção de conteúdos e estratégias de programação, lugares por excelência dos problemas de linguagem que os novos meios propõem. Avançar nisso é, também, um modo de discutir como a digitalização midiática pode contribuir para criar uma televisão de qualidade, mais diversificada, inclusive no que diz respeito aos seus mecanismos de produção (produção independente, produção regional etc.).

Nesse contexto, os organizadores do livro da COMPÓS entendem que é importante estimular debates interdisciplinares nos quais ética, técnica e estética sejam articulados com vistas a intervenções propositivas e sinalizadoras de um modelo de referência sobre o qual a TV digital se desenvolverá como sistema expressivo e como esfera de interação social com novas propriedades e especificidades.

Proposições Temáticas


  • Contextualização da convergência digital no Brasil. Avaliação da implantação
    da TV digital (audiência, aceitação, prognósticos etc.). Modelos de negócios.
    Mudanças no mercado (novas formas de publicidade, novas ferramentas para medir
    audiência etc.).

  • Discussão sobre as novas possibilidades da TV digital para a produção de
    conteúdo audiovisual. Mudanças nos processos de produção com as exigências
    estéticas da alta definição. Produção e distribuição de programas de TV digital
    para mobilidade e portabilidade (TV+Internet+celular). Produção independente,
    multiprogramação. TV digital aberta vs.TV digital por cabos

  • Roteirização para novas mídias. Transformações narrativas, interatividade,
    dialogias com o público. A TV digital por demanda. A cultura comunicacional
    da nova mídia, os modos de fruição, os impactos na recepção, as dificuldades/facilidades
    para a adesão popular.

  • Características das mídias digitais e sua apropriação no âmbito da TV digital:
    usabilidade, portabilidade, mobilidade, interatividade e pervarsividade.

  • Análise e comparação sobre as experiências com TV Digital de Alta Definição
    realizadas no exterior.

  • Descrição/análise de experiências com produção e aplicações; processos e
    produtos orientados pela convergência de mídias. Experiências sinalizadoras
    e/ou precursoras, capazes de servir como referência para produção de conteúdo
    para TV digital.




PRAZO FINAL PARA ENVIO DE ARTIGOS

30 de dezembro de 2008

NORMAS

Será adotado o mesmo modelo de submissão de textos do encontro anual da Compós, com exceção do tamanho, ampliado para até 50 mil caracteres com espaço, incluindo notas e referências bibliográficas* (clique aqui para baixar o modelo de formatação).

*Casos especiais submetidos ao crivo da Comissão Editorial.

ENVIO DOS TRABALHOS

Os textos devem ser enviados para os emails
yvanafechine@uol.com.br e ssquirra@uol.com.br

Comissão Editorial
Sebastião Squirra, Yvana Fechine

Diretoria da COMPÓS
Erick Felinto, Ana Silvia Médola, Denize Araújo

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