sábado, 3 de janeiro de 2009

Livro Compós 2009 - Prorrogação do prazo

Associação Nacional de Programas de Pós-graduação em Comunicação
CHAMADA DE ARTIGOS – LIVRO COMPÓS 2009

Televisão digital: desafios para a Comunicação
(título provisório)


Prorrogação do prazo para envio de artigos

O livro da COMPÓS (Associação Nacional de Programas de Pós-graduação em Comunicação), publicado anualmente, terá como tema, em sua edição de 2009, a televisão digital. Por meio deste comunicado, reiteramos o convite de participação aos pesquisadores e informamos que o prazo para recebimento de artigos, observando as disposições abaixo, foi prorrogado para 30 de janeiro de 2009.


Balizando o assunto

O livro anual da Compós de 2009 (a ser lançado em junho de 2009) – denominado, provisoriamente, Televisão digital: desafios para a Comunicação – propõe agendar a discussão sobre as transformações na produção e recepção de conteúdos neste popularíssimo meio de comunicação, a partir de seu processo de digitalização. A tecnologia implantada em dezembro de 2007 traz indagações novas, como por exemplo: como as potencialidades técnicas dos meios digitais poderão provocar o surgimento ou a reformulação dos formatos televisuais até aqui consolidados? Quais mudanças ocorrerão nas estratégias de programação? O que se pode esperar em termos de produção de conteúdos para a TV Digital, a partir da difusão não apenas aos receptores fixos, mas também móveis e portáteis? Qual será a configuração da interatividade na TV enquanto processo comunicativo possibilitado por dispositivos tecnológicos bidirecionais e/ou multidirecionais? Como a digitalização do meio impactará a nossa experiência sensorial com a televisão (modos de fruição)? Estas são alguns dos recortes temáticos que entendemos devem ser abordados nos artigos reunidos no livro da COMPÒS.

Essa definição de parâmetros nos parece fundamental, pois, no âmbito da Comunicação, os autores têm privilegiado, até agora, as questões tecnológicas com suas implicações políticas e econômicas, sobretudo. Entendemos que cabe, também, aos pesquisadores de Comunicação abrir espaço para reflexões que abordem outros pontos importantes no processo, tais como a produção de conteúdos e estratégias de programação, lugares por excelência dos problemas de linguagem que os novos meios propõem. Avançar nisso é, também, um modo de discutir como a digitalização midiática pode contribuir para criar uma televisão de qualidade, mais diversificada, inclusive no que diz respeito aos seus mecanismos de produção (produção independente, produção regional etc.).

Nesse contexto, os organizadores do livro da COMPÓS entendem que é importante estimular debates interdisciplinares nos quais ética, técnica e estética sejam articulados com vistas a intervenções propositivas e sinalizadoras de um modelo de referência sobre o qual a TV digital se desenvolverá como sistema expressivo e como esfera de interação social com novas propriedades e especificidades.

Proposições Temáticas

· Contextualização da convergência digital no Brasil. Avaliação da implantação da TV digital (audiência, aceitação, prognósticos etc.). Modelos de negócios. Mudanças no mercado (novas formas de publicidade, novas ferramentas para medir audiência etc.).

· Discussão sobre as novas possibilidades da TV digital para a produção de conteúdo audiovisual. Mudanças nos processos de produção com as exigências estéticas da alta definição. Produção e distribuição de programas de TV digital para mobilidade e portabilidade (TV+Internet+celular). Produção independente, multiprogramação. TV digital aberta vs.TV digital por cabos

Roteirização para novas mídias. Transformações narrativas, interatividade, dialogias com o público. A TV digital por demanda. A cultura comunicacional da nova mídia, os modos de fruição, os impactos na recepção, as dificuldades/facilidades para a adesão popular.

· Características das mídias digitais e sua apropriação no âmbito da TV digital: usabilidade, portabilidade, mobilidade, interatividade e pervarsividade.

· Análise e comparação sobre as experiências com TV Digital de Alta Definição realizadas no exterior.

· Descrição/análise de experiências com produção e aplicações; processos e produtos orientados pela convergência de mídias. Experiências sinalizadoras e/ou precursoras, capazes de servir como referência para produção de conteúdo para TV digital.


PRAZO PARA ENVIO DE ARTIGOS (PRORROGADO)

30 de janeiro de 2009

NORMAS

Será adotado o mesmo modelo de submissão de textos do encontro anual da Compós, com exceção do tamanho, ampliado para até 50 mil caracteres com espaço, incluindo notas e referências bibliográficas* (cf. abaixo ou em www.compos.org.br).

*Casos especiais submetidos ao crivo da Comissão Editorial.

ENVIO DOS TRABALHOS

Os textos devem ser enviados para os emails yvanafechine@uol.com.br e ssquirra@uol.com.br



Comissão Editorial
Sebastião Squirra, Yvana Fechine

Diretoria da COMPÓS
Erick Felinto, Ana Silvia Médola, Denize Araújo


MODELO DE FORMATAÇÃO

Insira aqui o título
Insira aqui o sub-título (se houver)

Nome do autor
Nome do segundo autor (se houver)


Resumo: Escreva aqui o resumo em itálico e entre 500 e 1.000 caracteres. Utilize espaço 1 entre as linhas, fonte Times New Roman, tamanho 10. Escreva aqui o resumo em itálico e entre 500 e 1.000 caracteres. Utilize espaço 1 entre as linhas, fonte Times New Roman, tamanho 10. Escreva aqui o resumo em itálico e entre 500 e 1.000 caracteres. Utilize espaço 1 entre as linhas, fonte Times New Roman, tamanho 10. Escreva aqui o resumo em itálico e entre 500 e 1.000 caracteres. Utilize espaço 1 entre as linhas, fonte Times New Roman, tamanho 10.

Palavras-Chave: Palavra-chave 1. Palavra-chave 2. Palavra-chave3.





1. Título de seção
O corpo do texto deve ter no máximo 50 mil caracteres, incluindo espaços. Deve ser digitado em fonte Times New Roman, corpo 12, em espaço 1,5. Para quantificar-se o número de caracteres do trabalho, pode-se utilizar o menu “Ferramentas>Contar palavras” no Microsoft Word.
As citações diretas de até três linhas devem ser inseridas no texto com o uso de aspas duplas, sem necessidade de itálico. Aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior de outra citação. Prefira o sistema “autor-data”[1] conforme os exemplos a seguir. “Exemplo de citação direta curta” (Fulano, 1998, p. 56). Segundo Fulano (1998, p. 56), “Exemplo de citação direta curta”.
Citações diretas longas devem apresentar recuo de 4 cm e ser digitadas sem itálico, em corpo 10 e sem aspas. Citações diretas longas devem apresentar recuo de 4 cm e ser digitadas sem itálico, em corpo 10 e sem aspas. Citações diretas longas devem apresentar recuo de 4 cm e ser digitadas sem itálico, em corpo 10 e sem aspas. Citações diretas longas devem apresentar recuo de 4 cm e ser digitadas sem itálico, em corpo 10 e sem aspas (Fulano, 2005, p. 1).
Havendo a necessidade de listagem de itens, deve-se utilizar o seguinte formato:
a) liste aqui o primeiro item;
b) liste aqui o segundo item;
c) liste aqui o terceiro item.
2. Figuras e tabelas
As imagens devem ser formatadas conforme o modelo abaixo. É preciso que haja referência às figuras no corpo do texto (FIG. 1).

FIGURA 5 – Modelo de Shannon e Weaver
FONTE – Shannon e Weaver, 1962, p. 32.

As imagens devem ser leves para que o arquivo final não fique pesado e possa ser enviado com facilidade pela internet. Para isso, depois de inserir todas as imagens no trabalho você deve executar o comando “compactar imagens”[2] do Word.
As tabelas devem seguir o modelo abaixo (TAB. 1).
TABELA 1
Tipos de interação

Características interativasInteração face a faceInteração mediadaInteração quase mediada
Espaço-tempoContexto de co-presença; sistema referencial espaço-temporal comumSeparação dos contextos; disponibilidade estendida no tempo e no espaçoSeparação dos contextos; disponibilidade estendida no tempo e no espaço
Possibilidade de deixas simbólicasMultiplicidade de deixas simbólicasLimitação das possibilidades de deixas simbólicasLimitação das possibilidades de deixas simbólicas
Orientação da atividadeOrientada para outros específicosOrientada para outros específicosOrientada para um número indefinido de receptores potenciais
Dialógica/monológicaDialógicaDialógicaMonológica


FONTE – Thompson, 1998, p. 80.

Referências

SHANNON, C; WEAVER, W. The mathematical theory of communication. Urbana: University of Illinois Press, 1962.
THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Petrópolis: Vozes, 1998.


Mini-currículo do autor: entre 500 e 1.000: Utilize espaço 1 entre as linhas, fonte Times New Roman, tamanho 10. E-mail do autor:






[1] Utilize notas de rodapé para explicações, comentários e traduções.
[2] Para compactar imagens no Word 97 ou no Word 2003, clique com o botão direito do mouse sobre uma das imagens e selecione a opção “Formatar Imagem”. Na caixa seguinte clique em “Compactar”. Em seguida marque as opções “Todas as imagens do documento”, “Web/Tela”, “Compactar Imagens” e “Excluir áreas cortadas das imagens”. Em seguida, clique em “OK” e aguarde o processo de compactação. Com esse comando o seu trabalho ficará o mais leve possível para ser enviado pela internet.
Para compactar imagens no Word 2007, clique com o botão esquerdo do mouse sobre uma das imagens para selecioná-la. Em seguida clique na aba “Formatar”, que fica na barra de menus. Com a aba aberta, clique em “Compactar Imagens”. Na caixa a seguir, clique em “Opções”. Nas configurações de compactação, marque os itens “Executar compactação básica”, “Excluir áreas cortadas” e “Tela (150 dpi)”. Com esse comando o seu trabalho ficará o mais leve possível para ser enviado pela internet. Lembre-se que o seu trabalho criado no Word 2007 (.docx) deve ser convertido para o Word 2003 (.doc), pelo processo “salvar como”.

Um comentário:

Anônimo disse...

Hey, I am checking this blog using the phone and this appears to be kind of odd. Thought you'd wish to know. This is a great write-up nevertheless, did not mess that up.

- David