quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Revista Urbanidades (UnB)


Clique aqui para acessar a revista

http://www.urbanidades.unb.br/

APRESENTAÇÃO

Bárbara Freitag-Rouanet
Brasilmar Ferreira Nunes
Angélica Madeira

Estamos lançando mais um número de nossa revista "Urbanidades". Dessa vez, optamos por uma série de textos abrangendo temas diversos com um único fio condutor entre eles: a cidade como objeto ou como pano de fundo.

Os sete artigos que compõem este número estão tratando de temas atuais que interessam diretamente aos estudiosos da questão urbana, com enfoques variados o que comprova a riqueza do nosso campo de trabalho. São eles:

- Migrantes europeus em Brasília, escrito por Luana Girard, onde se analisa de forma simples e direta a percepção da cidade vista por imigrantes oriundos de países europeus. Trata-se de um tratamento original, e podem lançar pistas para futuros trabalhos com o tema.

- Reforma urbana e o estatuto das cidades escrito por Julio Roberto de Souza Pinto onde o autor procura analisar as implicações jurídicas do estatuto da cidade, documento que representou o ápice de lutas urbanas levadas a cabo no Brasil durante as últimas décadas. A sua atualidade é inquestionável e merece uma atenção permanente.

- Estilo de vida e lazer no atual processo de urbanização de Claudia Regina Bonalume onde a autora problematiza as atividades de lazer nas áreas urbanas mostrando a importância desta prática nos mecanismos coletivos de socialização. O tema é original, complexo e emergente dentro dos estudos urbanos no Brasil.

- Cidades e becos: sociabilidade urbana em Goiás através da poética de Cora Coralina de Clóvis Carvalho Brito onde o autor, a partir da obra de Cora Coralina faz um percurso pela cidade, num olhar flaneur original. A relação estreita entre cidade e literatura fica aqui mais uma vez evidenciada, abrindo também novos canais de percepção do fenômeno urbano.

- Gentrificação e revitalização: perspectivas teóricas e seu s papéis na construção de espaços urbanos de Érica Maria Barroso Bernhardt recuperando o atualíssimo debate sobre áreas urbanas que passam por processos de revitalização como uma das alternativas às políticas intra-urbanas que podem ser levadas a cabo em nossas cidades. O tema é recorrente nos estudos urbanos hoje e sua inserção neste número contribui para um debate em curso.

- Cidade, natureza e consumo de Josi Paz nos traz a partir de uma leitura de cunho social e filosófico aspectos da sociologia do consumo que podem se adequar aos estudos da cidade. A originalidade do tema merece que nos debrucemos na sua leitura.

- O mal-estar da interação de Daniel Luis de Carvalho Mota parte da afirmação goffimaniana segundo a qual "sociedade é interação" e trabalhando o espaço de sociabilidade jovem em uma área do Distrito Federal nos mostra de forma bastante original como se dão os mecanismos de interação entre grupos de jovens, com suas linguagens e gestuais peculiares. Aponta assim para uma peculiar apropriação do espaço da cidade que muitas vezes se camufla dada a dificuldade inclusive operacional de decodificar suas lógicas.

Como podemos notar há material suficiente para uma excelente caminhada pelas possibilidades dos estudos urbanos em ciência sociais. Aproveitem.

Bárbara Freitag-Rouanet
Brasilmar Ferreira Nunes
Angélica Madeira

REVISTA URBANIDADES

Clique aqui para acessar a revista

http://www.urbanidades.unb.br/

Nenhum comentário: