Gostaria de convidar os colegas para o III Encontro de Comunicação Contemporânea: Estudos de Cinema e Audiovisual do Programa de Mestrado em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi que se realizará entre os dias 24 a 26 de setembro 2008.
Na mesa de abertura o debate sobre "O Campo do Cinema" com os professores Arthur Autran (UFSCar) Prof. Fernão Ramos (UNICAMP) e Prof. Rubens Machado (USP)
Inscrições gratuitas.
Sheila Schvarzman
Mestrado em Comunicação
Universidade Anhembi Morumbi
3o. ENCONTRO DE COMUNICAÇÃO CONTEMPORÂNEA:
ESTUDOS DE CINEMA E AUDIOVISUAL
MESTRADO EM COMUNICAÇÃO
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI
Campus Vila Olímpia
São Paulo
24 a 26 de setembro de 2008
PROGRAMAÇÃO
Quarta-feira, 24/09
19:00 às 21:00 - ABERTURA
LOCAL: Campus Vila Olímpia.
Rua Casa do Ator, Unidade VII, 275Sala 520-B
ABERTURA SOLENE
Profa. Dra. Marisa Forghieri
Diretora de Pós-Graduação e Pesquisa (ANHEMBI MORUMBI)
Profa. Dra. Bernadette Lyra
Coordenadora do Programa de Mestrado em Comunicação (ANHEMBI MORUMBI)
DEBATE: O CAMPO DO CINEMA
Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto
Coordenador do PPG em Imagem e Som da UFSCar
Prof. Dr. Fernão Vitor Pessoa Ramos
Decine / UNICAMP
Prof. Dr. Rubens Machado Filho
Departamento de Cinema, Rádio e Televisão / USP
Lançamento do projeto da Revista Eletrônica do Mestrado em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi: www.revistadoispontos.org
Coquetel com a presença de convidados e participantes
Quinta-feira, 25/09
9:00 às 10:30
Sala 768
OS SENTIDOS NO CINEMA
Celia Regina Cavalheiro (doutora - USP) - coordenadora
Ema : A ausência de si mesma em "Vale Abraão", de Manoel de Oliveira
Marcelo Carvalho da Silva (mestrando - UFRJ)
A incrível transmutação do Sr. Henri Bergson em cinema - ou a imagem-cristal Bergson-Deleuze
Maria Angélica Souza Ribeiro (mestranda - PUC/SP)
Cinema e sintaxe do oblíquo - a imagem e os sentidos
Eliana Simões Costa (mestranda - ANHEMBI MORUMBI)
Formas de expressão da história no audiovisual e as construções sígnicas
Sala 765A
MÍDIAS INTERATIVAS E AUDIOVISUAL I
Vicente Gosciola (ANHEMBI MORUMBI) - coordenador
Rumos para o cinema interativo
Maurício Cândido Taveira (doutorando - USP)
Interface e fruição no DVD interativo Play Smoking/No Smoking
Erick Santos Cardoso (mestrando - ANHEMBI MORUMBI)
Análise de audiovisual e interatividade nos videogames domésticos
Igor Simões Alonso (mestrando - ANHEMBI MORUMBI)
Estratégias fílmicas nos games contemporâneos
Coffee break - 10:30 às 11:00
11:00 às 12:30
Sala 768
dispositivos de poder no audiovisual contemporâneo
Celina Maria S. C. Paiva (mestranda - ANHEMBI MORUMBI) - coordenadora
A Filosofia do Cinema : A ética da violência no filme "Clube da luta", de David Fincher
Bruno César Simões Costa (mestrando - PUC/MG)
O corpo como última fronteira da mediação. As tatuagens de Senhores do Crime
Alevi Ferreira de Sá Júnior (mestrando - UFRJ)
Dispositivos entre o poder e a arte
Mara Ligia Dinelli Gambôa (mestranda - ANHEMBI MORUMBI)
A permanência e manutenção dos efeitos de sentido da Aids construídos pela mídia nos filmes Carandiru e Cazuza
Sala 765-A
MÍDIAS INTERATIVAS E AUDIOVISUAL II
Reginaldo Tadeu Soeiro de Faria (mestrando - ANHEMBI MORUMBI) - coordenador
Vídeos em celular, fruto da convergência midiática
Márcio Carneiro dos Santos (mestrando - ANHEMBI MORUMBI)
O paradigma não narrativo - do cinema de atrações à realidade virtual
Roberto Ferreira da Silva (mestrando - ANHEMBI MORUMBI)
O simulacro da auto-percepção - do texto oral ao texto digital
Suely Trevizam Araujo (mestrando - ANHEMBI MORUMBI)
Comunidades virtuais: interfaces do contexto cultural no Orkut e suas comunicações
Amábile de Lourdes Ciampa Miranda (mestrando - ANHEMBI MORUMBI)
Conlangs - línguas construídas
Almoço - 12:30 às 14:00
14:00 às 15:30
Sala 768
14:00 às 14:50
O sagrado no cinema
Luiz Vadico (ANHEMBI MORUMBI) - coordenador
Contemplatio Dei: o Filme como Iconostase
Wilson Roberto Vieira Ferreira (mestrando - ANHEMBI MORUMBI)
Cinegnose: discussões sobre um novo gênero e a experiência do sagrado no cinema
14:50 às 15:30
Horror, Ficção Científica e o Fantástico no Audiovisual I
Rogério Ferraraz (ANHEMBI MORUMBI) - coordenador
O fantástico (no) cinema d'Os trapalhões
Laura Loguercio Cánepa (UNISINOS)
Observações sobre o horror gótico no cinema brasileiro
Sala 765-A
Comunicação e Consumo I
Maria Aparecida Baccega (ESPM) - coordenadora O Campo da Comunicação e suas inter-relações com Consumo/Consumidor: caminhos possíveis
Renato Vercesi Mader (mestrando - ESPM)
Viviane Riegel (mestranda - ESPM)
A distopia no enredo de filmes publicitários da marca o boticário: o argumento central de uma narrativa de consumo
Talvani Lange (UFPR)
O feitiço da técnica na publicidade contemporânea
Bianca Colepicolo Socci (mestranda - ANHEMBI MORUMBI)
A comunicação e a contracomunicação como estratégias de promoção de saúde
Coffee break - 15:30 às 16:00
16:00 às 17:30
Sala 768
Horror, Ficção Científica e o Fantástico no Audiovisual II
Alfredo Luiz Paes de Oliveira Suppia (ANHEMBI MORUMBI) - coordenador
Hemos venido en paz: ciencia-ficción no cinema mexicano
Lúcio De Franciscis dos Reis Piedade (doutor - UNICAMP)
Banquete de Sádicos: Herschell Gordon Lewis, precursor do sangue-e-tripas
Diana Gualberto de Macedo (mestranda - ESPM)
Realidade e ficção na telenovela: do fantástico ao "real": Os Mutantes e Duas Caras
Sala 765-A
Comunicação e Consumo II
Gisela Castro (ESPM) - coordenadora
Igor Bento (mestrando - ESPM)
João Matta (doutorando - PUC/SP)
Videoclipe e consumo na cultura audiovisual contemporânea
Maria Cristina Alves (mestranda - ESPM)
Publicidade imobiliária e as identidades que habitam seus comerciais de TV
Haenz Gutierrez Quintana (UFSC)
Design de comunicação no marketing de cinema
Vulmeron Borges Marçal Neto (mestrando - ANHEMBI MORUMBI)
A presença do produto pela ausência do produto no sítio xenical.com.br
Sexta-feira, 26/09
9:00 às 10:30
Sala 768
Música, dança e guerra no cinema
Paulo Roberto Ferreira da Cunha (mestrando - ANHEMBI MORUMBI) - coordenador
Um olhar e uma análise sobre filmes musicais norte-americanos ao longo do século XX
Marcos Aleksander Brandão (mestrando - ANHEMBI MORUMBI)
Aspectos da pós-modernidade no filme "Moulin Rouge - Amor em Vermelho" - Uma análise da cena de "Sparkling Diamonds"
Katia Peixoto dos Santos (doutoranda - PUC/SP)
Luz, Câmera, Corpo: a confluência entre cinema e dança
Rodrigo Ignácio Pires Lima (mestrando - ANHEMBI MORUMBI)
O gênero de guerra: A interação entre Hollywood e conflitos, a partir de década de 70
Sala 765-A
Rádio e Televisão: novos formatos e políticas
Gisele Sayeg Nunes Ferreira (ANHEMBI MORUMBI) - coordenadora
RadCom em tempo de convergência: análise de uma emissora comunitária na web
Letícia Capanema (mestranda - PUC/SP)
Televisão expandida: das especificidades às hibridizações televisivas
Luciana Menna Barreto (mestranda - ANHEMBI MORUMBI)
IPTV: O nascimento de uma mídia
Coffee break - 10:30 às 11:00
11:00 às 12:30
Sala 768
Criações, recriações e adaptações no cinema
Gelson Santana (ANHEMBI MORUMBI) - coordenador
O faroeste como neo-gênero no cinema brasileiro
Zuleika de Paula Bueno (UEM)
Aventureiros nas fronteiras do cinema
Pedro Peixoto Curi (mestrando - UFF)
Fan films: cinema amador feito por quem entende
Marcel Vieira Barreto Silva (doutorando - UFF)
A presença de Shakespeare no cinema brasileiro
Sala 765-a
Design e Mundos Paralelos no Cinema
Mauro Baptista (ANHEMBI MORUMBI) - coordenador
Da Direção de Arte ao Design de Produção: a função do production designer
André Luís Pires de Carvalho (mestre - ANHEMBI MORUMBI)
Design e Cinema: possíveis conexões
Geraldo de Lima (mestrando - ANHEMBI MORUMBI)
Mundos paralelos no cinema: Encontro do imaginário e seus reflexos
Almoço - 12:30 às 14:00
14:00 às 15:30
Sala 768
Aspectos Narrativos do Cinema Brasileiro
Josette Monzani (UFSCar) - coordenadora
Propósitos da narrativa cinematográfica brasileira - hoje
José Eduardo Bozicanin (mestrando - UFSCar)
Tempo e memória na narrativa cinematográfica ficcional
Mauro Luciano Souza de Araújo (mestrando - UFSCar)
O caráter realista da personagem no Cinema Novo
Luiza Lusvarghi (bolsista PRODOC - UFPE)
A reinvenção do Nordeste - Cinema Regional e Pós-modernidade no cinema nacional
Sala 765-a
Perspectivas e análises sobre o documentário I
Mario Ricardo Vitulli Casettari (mestrando - ANHEMBI MORUMBI) - coordenador
A performance midiatizada
Maria Silvia Galante (mestranda - ANHEMBI MORUMBI)
Estamira, um convite à reflexão
Ananda Carvalho (mestranda - PUC/SP)
Novas perspectivas para o documentário
Ricardo Tsutomu Matsuzawa (mestrando - ANHEMBI MORUMBI)
Um filme para Nick: Wenders à margem de Hollywood
Coffee break - 15:30 às 16:00
16:00 às 17:30
Sala 768
Cinema Brasileiro: crítica, exibição e memória
Maria Ignês Carlos Magno (ANHEMBI MORUMBI) - coordenadora
Glauber Rocha: um estudo sobre a crítica declarada ou a não submissão aos métodos
Francisco Aristides de Oliveira Santos Filho (bolsista PBIC/CNPq - UFPI)
"Quem não for Mephisto, que atire a primeira pedra, no Reino!" O audiovisual jomardiano e a contestação cultural do Recife armorial
André Piero Gatti (ANHEMBI MORUMBI)
Cultura, identidade e diversidade cinematográficas: o caso São Paulo, o cinema japonês e as suas salas de exibição
Alessandra Souza Melett Brum (doutoranda - UNICAMP)
Hiroshima, mon amour visto por Paulo Emílio Salles
Sala 765-A
Perspectivas e análises sobre o documentário II
Maurício Jacques Barbosa da Silva (mestrando - ANHEMBI MORUMBI) - coordenador
O vídeo institucional amador
Marcos Corrêa (doutorando - UNICAMP)
Política e intervenção. Os documentários Acidentes de Trabalho e Operários
da VW como instrumentos de ação no processo de abertura política brasileira
Liene Nunes Saddi (mestranda - UNICAMP)
Verena Carla Pereira (mestranda - UNICAMP)
Políticas públicas de incentivo ao audiovisual no Brasil como espaço de cidadania e inclusão social: o caso da produção documentária estatal no DOCTV
Heitor Lopes (mestrando - ANHEMBI MORUMBI)
"Falando de Cultura Popular" (vídeo-documentário)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário